• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Considerada rara, Harpia é flagrada alimentando filhote em Mato Grosso

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Estudante fotografou a águia Harpia em uma reserva ambiental.
Segundo biólogo, a ave é muito rara e está em extinção no Brasil.[/h]

harpia_620x465.jpg

Harpia é flagrada com filhote em árvore de reserva ambiental (Foto: Alex Franck Forte / Arquivo Pessoal)​

Uma ave ameaçada de extinção foi fotografada alimentando o seu filhote em uma reserva florestal que fica próxima ao município de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. A águia da espécie Harpia estava em uma árvore a 200 metros de altura e foi fotografada pelo estudante de biologia Alex Franck Forte, que durante a observação precisou manter distância para não assustar a ave.

Conforme o estudante, quando a Harpia foi flagrada ela estava alimentando o filhote. Ele detalhou ainda que em quatros anos exercendo a atividade de pesquisador e fotógrafo da natureza, esta foi a única vez que conseguiu flagrar uma Harpia.
“É uma ave raríssima. Estive em uma aldeia dos índios da etinia Cinta-larga e eles me mostraram uma flecha que significa Harpia, que é feita com as penas da águia, representando poder de caça. Desde então, fiquei curioso para conhecer esta ave de perto”,
explicou.

harpia_300x225.jpg

Águia da espécie Harpia é rara e está em extinção (Foto: Alex Franck Forte / Arquivo Pessoal)​

Alex Franck conta que subiu em uma árvore distante do ninho para poder fazer as fotos.
“Mesmo distante, ainda consegui boas imagens. Porém, senti que a águia estava ficando muito incomodada e agitada. Percebi que já estava na hora de ir embora. Foram apenas três minutos de fotos e logo resolvi descer da árvore e voltar para não irritar a mamãe Harpia e o seu filhote”,
pontuou.

O biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Dalci Oliveira revelou que a águia da espécie Harpia é muito rara no Brasil.
“A Harpia está ameaçada de extinção no país e sob proteção dos órgãos ambientais.”
Segundo o professor, essa ave demora dois anos para se reproduzir, e somente um filhote nasce durante esse período.
“A Harpia pode ser vista em florestas e também no cerrado, porém, ela não é fácil de ser encontrada”,
garantiu.

A ave possui uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. Como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que pode focar ondas sonoras para melhorar as suas capacidades auditivas.

Fonte
 
Surpreendente. Sequer fazia ideia de que Harpia fosse um animal de verdade, pois só conhecia o mesmo dos jogos de MMORPG e fantasia o_o'
 
Se não me engano, além de rara é uma das maiores águias do mundo. São capazes de matar e carregar pequenos macacos.

As harpias de MMORPG se basearam nas harpias mitológicas, que inspiraram o nome dessa águia ae.
 
É maravilhoso saber que temos essa rara ave por aqui e ao mesmo tempo triste saber que seu habitat vai se tornando cada vez mais reduzido. Só resta rezar pra não acabar de vez.
 
Se não me engano, além de rara é uma das maiores águias do mundo. São capazes de matar e carregar pequenos macacos.

Acho que ela é a maior mesmo.

Harpias são fantásticas. Pena estarem em extinção. É cada vez mais complicada a sobrevivência desses animais que exigem grande quantidade de território para manter seu habitat. Já li em algum lugar que cada harpia precisa de algumas dezenas de km² para poder sobreviver.
 
Eu também achava que era um animal mitológico. :lol: Aqui uma imagem melhor:

livro_harpia+bx_65483523135.jpg
 

Anexos

  • livro_harpia+bx_65483523135.jpg
    livro_harpia+bx_65483523135.jpg
    37,4 KB · Visualizações: 2
Águia não é de todo errado. É uma designação genérica das aves da família Accipitridae, da qual o gavião faz parte.

Créditos ao Google, obviamente.

Sei não, nobre Fëanor. Dessa maneira, o cavalheiro calvo aqui embaixo, também poderia ser chamado de águia


10cpuaa.jpg
 
Sei não, nobre Fëanor. Dessa maneira, o cavalheiro calvo aqui embaixo, também poderia ser chamado de águia

É um abutre?

De qualquer maneira, retiro meu argumento daqui:

The term hawk can be used in several ways:

In strict usage in Australia and Africa, to mean any of the species in the subfamily Accipitrinae, which comprises the genera Accipiter, Micronisus, Melierax, Urotriorchis and Megatriorchis. The large and widespread Accipiter genus includes goshawks, sparrowhawks, the Sharp-shinned Hawk and others. These are mainly woodland birds with long tails and high visual acuity, hunting by sudden dashes from a concealed perch.

More generally (especially in North America) to mean falcons or small to medium-sized members of the Accipitridae—the family which includes the "true hawks" as well as eagles, kites, harriers and buzzards.

Se vc for ver, "águias" são membros da família Accipitridae, enquanto que "gaviões" são espécies da Accipitrinae, que é uma subfamília da Accipitridae.

E no artigo da wiki sobre águias, vc pode encontrar várias espécies cujo nome é "gavião-alguma-coisa"

Mas enfim, eu não manjo praticamente nada dessas coisas, não sou ornitólogo, então posso estar bem enganado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo