• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arien, uma quase Balrog?

Lenwë ¥

Usuário
É interessante observar como são as coisas, ou seja, como se deu o destino.

No Silmarillion é dito que Arien era e sempre foi um dos ainur com espírito de fogo e que Melkor tentou de todas as custas corrompê-la para seu lado.

Só que não deu certo e ao inves dela virar uma balrog, acabou se tornando a controladora do maior fogo de Arda, o Sol, coisa que Melkor destestava.

E então, o que vocês tem a dizer? :D
 
É interessante observar como são as coisas, ou seja, como se deu o destino.

No Silmarillion é dito que Arien era e sempre foi um dos ainur com espírito de fogo e que Melkor tentou de todas as custas corrompê-la para seu lado.

Só que não deu certo e ao inves dela virar uma balrog, acabou se tornando a controladora do maior fogo de Arda, o Sol, coisa que Melkor destestava.

E então, o que vocês tem a dizer? :D

Que Morgoth catou :hihihi:
 
Acho interessante essa característica do elemento fogo: "ilumina e queima".
Na obra é usada tanto para o bem ou para o mal.

O próprio Aragorn diz que, apesar de Sauron utilizar muito do fogo, seus servos da escuridão temem o elemento.
 
Acho interessante essa característica do elemento fogo: "ilumina e queima".
Na obra é usada tanto para o bem ou para o mal.

O próprio Aragorn diz que, apesar de Sauron utilizar muito do fogo, seus servos da escuridão temem o elemento.

Aragorn diz apenas que os Nazgûl não amam o fogo e temem quem o usa. Em nenhum momento ele diz que as outras criaturas de Sauron tem medo de fogo. Embora sem dúvida isso possa ser verdade para mais alguém.
 
Cara, estou adorando este forum, cada dia aprendo mais e mais coisas.:D
Então o que impediu Arien de se tornar um Balrog foi sua força de vontade?
Caso os outros ainur tivessem a mesma força de vontade e resistido ao poder de Melkor, será que eles não teriam se tornado Balrogs?
 
Caso os outros ainur tivessem a mesma força de vontade e resistido ao poder de Melkor, será que eles não teriam se tornado Balrogs?

Eu acho que houve vários maiar de fogo que não se tornaram Balrogs. Acredito que eram poucos Balrogs a serviço de Melkor em comparação com os que não se corromperam.
 
Cara, estou adorando este forum, cada dia aprendo mais e mais coisas.:D
Então o que impediu Arien de se tornar um Balrog foi sua força de vontade?
Caso os outros ainur tivessem a mesma força de vontade e resistido ao poder de Melkor, será que eles não teriam se tornado Balrogs?


Nem me fale! Aqui é o meu refúgio predileto! Gente que sabe muito, que quer ensinar e um assunto delicioso e fascinante. Ainda não terminei o Silmarillion mas sempre tem posts explicativos sobre ele.
 
Eu acho que houve vários maiar de fogo que não se tornaram Balrogs. Acredito que eram poucos Balrogs a serviço de Melkor em comparação com os que não se corromperam.


Realmente, muitos dos espiritos de fogo eram servos de Melkor no inicio de ARDA, muitos sim foram corrompidos e possuidos pelo poder de seu Mestre, acho que Arien não se deixou seduzir pelo poder de Melkor, acho que esse é um dos fatos dela não se tornar um Balrog. Sendo fiel a causa dos Valar.
 
muitos sim foram corrompidos e possuidos pelo poder de seu Mestre.


Mas sera mesmo que foram possuidos? Acredito que seja mais por afinidade ou desejo proprio deles, e nao por serem forçados. Isso mostraria que Aren simplesmente nao queria, entao nao se tornou serva de Melkor.
 
Melkor seduziu os balrogs com promessas e mentiras de poder, mas estes Maiar de fogo eram espiritos menores e mais facilmente enganados por ele, enquanto os mais sábios permaneceram fiéis ao seus mestres. Dessa forma Arien era um desses seres mais sábios ou evoluídos que os demais e percebeu a armadilha de Morgoth evitando-a.
 
Melkor seduziu os balrogs com promessas e mentiras de poder, mas estes Maiar de fogo eram espiritos menores e mais facilmente enganados por ele, enquanto os mais sábios permaneceram fiéis ao seus mestres. Dessa forma Arien era um desses seres mais sábios ou evoluídos que os demais e percebeu a armadilha de Morgoth evitando-a.


Concordo com esta afirmação, as armas de Melkor sempre foram sua lingua e sua "capacidade de seduzir", de modo que, tais individuos acabavam acreditando que seus desejos e ambições eram os mesmos dele, as vezes ate, sem saber que estavam sob sua influência. Poucos percebiam as reais intenções dele, inclusive os Maiar e arisco dizer que ate alguns Valar. Pois sua sedução não consistia em depreciar as obras dos inimigos ou de seus mestres, mas sim fazer com que eles sentissem rebaixados, esquecidos, humilhados e por ai vai... por tais parentes, amigos ou mestres, tomando assim decisões presumidamente próprias, sem perceber a influencia do senhor do escuro.
 
Última edição:
Então Arien devia ter sido muito poderosa por que Morgoth e seu servo Sauron acabaram corrompendo tantas coisas na história da Terra Média, sem dizer que ela se transformou em algo que os servos de Morgoth temiam.
 
Não muio poderosa, mas acima da média concerteza. Morgoth corrompeu os seres fracos e frágeis (que sempre acabam por ser a maioria) e por isso que conquistou tantos poderes. Mas Morgoth não corrompia apenas seres, ele corrompia a terra, os elementos da natureza, objetos, enfim tudo (talvez com excessão da água) possui uma centelha da corrupção de Melkor.

Esse poder ele usava para manipular essas coisas e usá-las para seus fins malignos, habilidade que Sauron herdou, bem como a maioria de seus servos. Arien era uma Maiar de fogo poderosa, acima da média (tanto que se tornou o Sol) mas resistir Melkor não necessitava de muito poder, e sim sabedoria e bondade inerentes ao ser.

Sauron concerteza era um Maiar poderoso mas diferente de Arien, ele se deixou corromper por Melkor e seu poder não o livrou disso, isso foi causado pela ambição materialista inerente a ele.
 
Morgoth só conseguiu corromper aqueles que tinham afinidade com os ideais dele, os que pensavam como ele.

Arien não foi convencida por ele porque não tinha afinidade com os planos ambiciosos de Melkor.
 
É interessante observar como são as coisas, ou seja, como se deu o destino.

No Silmarillion é dito que Arien era e sempre foi um dos ainur com espírito de fogo e que Melkor tentou de todas as custas corrompê-la para seu lado.

Só que não deu certo e ao inves dela virar uma balrog, acabou se tornando a controladora do maior fogo de Arda, o Sol, coisa que Melkor destestava.

E então, o que vocês tem a dizer? :D

Que Melkor se queimou com essa :lol:

Realmente interessante, lendo o Silmarillion talvez podemos entender que Arien quase se converteu ao mal. Melkor deveria jogar muita lábia na mente de muitos Ainur, só que ela resistiu e no final virou um inimigo constante de Melkor.
 
Existiam Ainur que desde da música se juntaram ao coro de Melkor e penso que parte desses se juntaram a causa de Melkor quando entraram em Arda. Os Maia eram servos dos Valar conforme suas aptidões/interesses não? Por exemplo Osse e Uinen eram voltados a água e serviam Ulmo. Se através da interferencia de Melkor surgiu o calor/frio eu imagino então que a maior parte dos espíritos de fogo eram naturalmente voltados a Melkor. No caso, Arien foi uma excessão.
 
Essa história de Morgoth só corromper os mais fracos é balela.

Sauron era tão poderoso que só os Valar eram mais poderosos que ele em Arda e mesmo assim ele foi pro lado de Morgoth.

Arien não se corrompeu por não ter grandes pretensões e preferir ser fiel aos Valar.

Os balrogs, pelo menos depois da prisão de Morgoth, ficaram em sete pelo que me lembro (Tolkien mudava a história a cada minuto e posso estar errado, mas enfim).
Mesmo sendo tão poderoso, Morgoth não corromperia um ser mais fraco que não lhe desse ouvidos.

Uma comparação (apesar de não se encaixar muito bem na questão): Morgoth corrompeu os noldor, que eram mais sábios, habilidosos (a não ser no que se refere a atividades aquáticas) e poderosos que os teleri, mas não conseguiu corromper esses porque os teleri não lhe davam ouvidos.

Lembro que em uma das versões da história de Arien Morgoth tentava estuprá-la e saia todo chamuscado e por isso acabou com a pele enegrecida.
 
Uma comparação (apesar de não se encaixar muito bem na questão): Morgoth corrompeu os noldor, que eram mais sábios, habilidosos (a não ser no que se refere a atividades aquáticas) e poderosos que os teleri, mas não conseguiu corromper esses porque os teleri não lhe davam ouvidos.
Só um adendo sobre essa afirmação: Os Teleri nao eram alvo da atençao de Morgoth porque o mesmo os desprezava. Morgoth dirigiu suas mentiras aos Noldor porque eram mais suscetíveis do que os Vanyar e muito mais poderosos nas artes que Morgoth valorizava. Enquanto os Teleri de Aman amavam o mar e eram mestres nas produções de barcos, e Morgoth nunca criou uma frota naval e nem pretendia fazer, portanto nao haveria necessidade dele se aproximar dos Teleri.
 
Que Melkor se queimou com essa :lol:

Realmente interessante, lendo o Silmarillion talvez podemos entender que Arien quase se converteu ao mal. Melkor deveria jogar muita lábia na mente de muitos Ainur, só que ela resistiu e no final virou um inimigo constante de Melkor.


Arien quase se converteu ao mal? No meu entendimento ela foi uma das que nunca hesitou para o lado de Melkor.
 
.

Na versão em que ela é violentada por Melkor, Arien "morre" e abandona o mundo. Trecho do verbete sobre ela da Wikipedia gringa:

"In other writings, Morgoth wanted to claim Arien as a wife, and ravished her, upon which she abandoned her body and 'died', leaving the Sun to travel through the skies uncontrollably and burning parts of Arda the world. It is also stated in other abandoned writings that she is a Maia of Varda. It is not clear if it was Tolkien's intent to keep these elements in The Silmarillion, had he lived long enough to publish it."

Tal versão é contraditória com a noção da "dádiva dos homens", afinal, segundo esta, somente nós (humanos) somos autorizados a deixar os "Círculos do Mundo". Luthien, até onde eu sei, foi a única exceção.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Arien

.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo