• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos avari em Valinor

Bekasobiskie

Usuário
Os elfos avari também foram para Valinor ou não?

Se foram, como é que eles conseguiram confeccionar barcos para tal? Pois eu nunca li que eles tinham desenvolvido a arte de construir barcos e nem portos....
 
Você fala no fim da Terceira Era? Eu não li nada a respeito, mas acredito que foram. É bom lembrar que para Tolkien, Arda era o passado da Terra. A ida dos elfos para Valinor é o motivo que Tolkien deu para nós não vermos elfos saltitando por aí. Então, o fato de não existirem elfos hoje, deixa subentendido para mim que Tolkien predendia que todos sim tenham ido para Valinor.

Eles podem ter aprendido a técnica de construção de barcos com os Eldar, ou até mesmo sozinhos. Afinal, o fato de não existirem registros sobre os Avari construindo barcos não significa que eles não sabia fazê-lo. Significa apenas que isso não foi registrado.
 
Pelo que percebi também, todos os elfos acabaram por partir, mais tarde ou mais cedo!

Quanto à viagem, creio que Círdan se manteve nos portos até partir o último barco, correcto? Ele sendo o construtor de barcos, portanto, os elfos sempre teriam como viajar para Valinor!
 
Vale ressaltar também que Círdan não foi o último elfo a deixar a TM no último barco. Depois dele vários elfos continuaram por lá. Não há registros de outros barcos feitos pelos elfos depois de Círdan, o que não significa que nunca mais os elfos construíram barcos. A casa de Elrond continuou habitada por um tempo na Quarta Era assim como outros elfos continuaram em Mithlond.

Ressalta-se também a instalação de elfos em Ithilien na Quarta Era e que possivelmente foram para Aman via Anduin e sul do oceano.
 
Khamul, onde é dito que Círdan não foi o último a ir embora? Pelo que me lembro é referido que ele estaria "destinado" a ficar até ao último barco e não me lembro de nenhuma referência à sua partida!
 
Tem tempo que não leio o SDA, mas Círdan ficou destinado a sair de lá no último barco?

Muitos elfos ainda ficaram na Terra media em vários lugares. O que dizer por exemplo de Elladan, Elrohir e Celeborn (possivelmente ficaram ainda vários servos elficos em Valfenda)? Círdan não esperou por eles né?

Tem o caso dos elfos de Mirkwood que muitos foram para Ithilien também.
 
Não é certo afirmar que os avari não sabiam construir barcos, vide o caso de Amroth e Nimrodel. O elfo a levaria através do Anduin para o Oeste, só não sei se eles se encontraram em Tol Eressëa novamente. E também havia outro método menos ortodoxo de abandonar a T-m; os elfos podem abandonar seus hröar caso sentissem o fardo do tempo e simplesmente deitarem-se na relva e saírem silenciosamente deste mundo.
 
Bem, não é uma confirmação, mas todos os sites que encontrei dizem, como eu, que parece que fica implícito que ele partiu com o último barco! Eu acredito que assim tenha sido, nem que isso tenha demorado muito tempo!
 
Realmente, em SDA se diz que durante o reinado de Aragorn elfos foram habitar em Gondor e também não se sabe o que houve com Thranduil.

E é uma possibilidade a de ter ocorrido a quase completa perda de hroa dos elfos que ficaram com a passagem do tempo. O mundo foi ficando insuportável e cinzento demais para os elfos e a tristeza era capaz de matar um elfo de desgosto fazendo com que seu fea fosse para Valinor mesmo que ele não pudesse navegar.

Eu precisaria confirmar mas não tenho certeza do que li, de que os barcos de Círdan ou dos Teleri serem os únicos a poderem levar as pessoas pela rota plana. Na época de Elwing se diz que o barco entrou em Aman por causa do poder da jóia mas naquela época havia uma interdição devido aos exilados. Mais adiante se diz que a fronteira deixou de funcionar não apenas por causa da interdição, mas também pelas alterações feitas nas fronteiras do mundo na queda de Númenor. Quer dizer, fazer um barco e navegar para o oeste teve status diferente a depender da época considerada.

Se assim for então os elfos continuaram por aqui, mas habitando praticamente um outro plano de existência voltando para lá apenas através do abandono de corpo XD
 
Última edição:
Eu precisaria confirmar mas não tenho certeza do que li, de que os barcos de Círdan ou dos Teleri serem os únicos a poderem levar as pessoas pela rota plana.
Se Tolkien realmente escreveu isso deve ter mudado de ideia. Afinal, Legolas deixou a Terra-média num barco que ele mesmo construiu.
 
Só relembrando novamente tem o caso de Elladan, Elrohir e Celeborn que permaneceram na Terra media. Não se diz que eles partiram com Círdan. Não é isso mesmo?
 
Se Tolkien realmente escreveu isso deve ter mudado de ideia. Afinal, Legolas deixou a Terra-média num barco que ele mesmo construiu.

É possível mesmo. Algumas idéias nos textos do Silma são mais antigas que a versão final de Sda e quando terminamos o Silma e lemos os relatos do personagem Círdan saímos com impressão de que ele tinha alguns privilégios em relação aos outros elfos (principalmente depois de ler a história de ele ter recebido dons de profecia como uma tarefa e um serviço aos que ficassem). De todo modo penso que ele não foi um personagem completamente resolvido igual a história dos avari que ficaram nas terras mortais. Já sobre Légolas consideremos que apesar de a palavra de SdA informar de forma mais atualizada o assunto do destino dos que ficaram temos que ver que ele não era mais um elfo comum por ter sido um dos 9 caminhantes e se Frodo pôde embarcar e encontrar a rota plana então estou seguro de que ele seria aceito por Aman quando desejasse partir. No final eu penso que os elfos que ficaram arrumaram um jeito de voltar com ou sem Círdan e SdA indica que era essa a vontade de Tolkien, que no final o destino do povo élfico fosse a palavra final na hora de encontrar o oeste.
 
Eu acho que nenhum elfo avari foi para Valinor, com exceção do Legolas. Mas acho que era permitido para eles irem, já que eram elfos de qualquer jeito.
 
Legolas não era avar. Avari eram apenas os elfos que recusaram desde o princípio o convite dos Valar. Todos os elfos que iniciaram a Grande Marcha eram Eldar, mesmo que a tenham abandonado mais tarde.
 
Se não me falha a memória, todos os elfos estavam destinados a deixar a Terra-média, independente da "etnia" élfica.

Os Valar os chamaram por meio de uma "maldição" que no início era dirigida aos seguidores de Fëanor e depois passou a todos os elfos para que Arda fosse dominada pelos Homens.
Foi um erro dos Valar, mesquinharia em querer ficar com os elfos em Valinor, mas eles perceberam o erro quando era tarde e deixaram de interferir na vida dos Filhos de Ilúvatar e quando Valinor foi invadida pelos númenoreanos eles pediram que Eru fizesse algo porque já tinham se arrependido de mexerem com os elfos.

EDIT.: Como já disseram, não era necessário um barco pra ir até Valinor. Os elfos podiam simplesmente deixar seus corpos físicos.
Melkor usou espíritos de elfos menos "evoluídos" (nisso suponho que tenham sido espíritos de avari) pra fazer algumas das macumbas dele porque esses espíritos se recusavam a sair da Terra-média e ir pra Valinor.
 
Última edição:
Tem um trecho do Silmarillion onde o próprio Círdan afirma:


[para Gandalf sobre o anel de Fogo] ‘Take now this Ring,’ he said; 'for thy labours and thy cares will be heavy, but in all it will support thee and defend thee from weariness. For this is the Ring of Fire, and herewith, maybe, thou shalt rekindle hearts to the valour of old in a world that grows chill. But as for me, my heart is with the Sea, and I will dwell by the grey shores, guarding the Havens until the last ship sails. Then I shall await thee.’​


E um trecho do HoME, onde nada é dito explicitamente sobre isso, mas ele recebe um presságio provindo dos próprios valar, indicando uma espécie de papel divino que Círdan tinha a desempenhar:


"And the voice warned him not to attempt this peril; for his strength and skill would not be able to build any ship able to dare the winds and waves of the Great Sea for many long years yet. "Abide now that time, for when it comes then will your work be of utmost worth, and it will be remembered in song for many ages after." "I obey," Círdan answered, and then it seemed to him that he saw (in a vision maybe) a shape like a white boat, shining above him, that sailed west through the air, and as it dwindled in the distance it looked like a star of so great a brilliance that it cast a shadow of Círdan upon the strand where he stood." [The History of Middle-earth, vol. XII, The Peoples of Middle-earth: "Last Writings - Círdan," p. 386]​


O que é uma evidência indireta, afinal se Círdan fosse embora mais cedo que outros elfos, seu papel perde um pouco a importância. Mas tem a questão do Legolas a ser resolvida, nesse caso. Como pouco sabe-se sobre isso, pode ser que sua ida seja uma possível lenda ou ao menos uma semi-verdade, de forma semelhante que há com Sam, ainda mais porque tem aquele boato sobre o Gimli ter ido com ele. Ou, talvez, ele simplesmente tenha sido uma exceção, agido sob orientação e autorização divina. Especialmente se a ida de Gimli for verdadeira, afinal de contas não vejo os dois, por qualquer pretexto (amor ao Mar, "desejo de rever a beleza de Galadriel", etc), indo para Valinor juntos simplesmente porque quiseram, sabendo que era um local para imortais, o que constituiria uma certa afronta a autoridade dos valar, parece-me.
 
Você está se referindo à questão da partida dos avari ou à discussão sobre se outros barcos além dos de Círdan poderiam chegar a Valinor?
 
De certa forma, às duas. Penso que todos avari tem que passar pelos Portos Cinzentos e partir com o auxílio e a supervisão de Círdan.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo