• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bispo da Universal ensina a arrecadar durante a crise

Thatá Rose disse:
Não é somente a igreja universal, são todas assim

São todas assim em que aspecto? Arrecadar dinheiro para a igreja (contas, mutirões, evangelização) ou enriquecer, adquirindo isso e aquilo outro (terrenos, construções faraônicas)? Para a primeira parte da pergunta, seguem a ideia de que a bíblia diz para darem dízimos para o "sustento da casa do Senhor" (ou algo do tipo). Para a segunda parte, muitas igrejas, não todas, como você disse, se este é o sentido, usam um preceito bíblico para enriquecerem e até "pilantrarem", entre outras coisas.

Pode parecer não haver diferença entre ambas, mas há.
 
São todas assim em que aspecto? Arrecadar dinheiro para a igreja (contas, mutirões, evangelização) ou enriquecer, adquirindo isso e aquilo outro (terrenos, construções faraônicas)? Para a primeira parte da pergunta, seguem a ideia de que a bíblia diz para darem dízimos para o "sustento da casa do Senhor" (ou algo do tipo). Para a segunda parte, muitas igrejas, não todas, como você disse, se este é o sentido, usam um preceito bíblico para enriquecerem e até "pilantrarem", entre outras coisas.

Pode parecer não haver diferença entre ambas, mas há.


Até onde sei, Deus nunca pediu que fossem construídos templos, igrejas, imagens etc para que os religiosos o idolatrassem. "Sustento" significa dinheiro para comprar mais objetos de ouro e prata, reformas caras nas igrejas ou construções de novas?!
Deus não está em toda parte? Se os religiosos acreditam nisso, porque "templos" tão nobres são necessários? Rezar em sua própria casa não é ter fé? Somente quem frequenta igreja é considerado um homem de fé, crença e digno de ser chamado "filho de Deus"?
Eles usam a fé do povo para exigir dinheiro, como se fosse uma obrigação, esse é o erro. A igreja precisa de dinheiro para alguma obra, ou pra pagar suas contas, então porque não fazer algum baile beneficente ou algo do gênero? Existem tantas formas de "pedir ajuda" dos fiéis sem "pilantragem".
 
Se fosse só pedir dinheiro para construir igrejas ou obras assistenciais ainda seria aceitável até, mas o problema é que estamos tendo até casos de remessas ilegais de dinheiro para o exterior ultimamente. Se eu não me engano a última notícia seria de 400 milhões que teriam saído irregularmente do país
 
Se fosse só pedir dinheiro para construir igrejas ou obras assistenciais ainda seria aceitável até, mas o problema é que estamos tendo até casos de remessas ilegais de dinheiro para o exterior ultimamente. Se eu não me engano a última notícia seria de 400 milhões que teriam saído irregularmente do país

De fato, ainda tem esse "pequeno" detalhe. Virou praticamente uma máfia.
 
Até onde sei, Deus nunca pediu que fossem construídos templos, igrejas, imagens etc para que os religiosos o idolatrassem.

Até onde sei, concordo com você. Mas é compreensível que as reuniões existam até por um contexto histórico: as pessoas se reuníam para adorar seus deuses. A reunião se tornou prática comum.

E se não me engano, em algum lugar da bíblia Deus diz que é bom que se reúnam. Eu diria que construção de templos para isso seria mera analogia. Enfim.

"Sustento" significa dinheiro para comprar mais objetos de ouro e prata, reformas caras nas igrejas ou construções de novas?!

Ou você generalizou novamente nesta pergunta ou então estou muito equivocado, como se dissesse que usassem só para riquezas. Mas respondendo, não, isso não é "sustento". Mas infelizmente algumas igrejas usam essa concepção.

Eu não concordo com muita coisa que a Universal diz. Naqueles programas dela, sempre tratam de melhora financeira, como se usassem Deus para isso. O que acontece é que muitas pessoas vão para a igreja para não ter dificuldades financeiras, e não para seguirem Deus, se essa é a religião.

Somente quem frequenta igreja é considerado um homem de fé, crença e digno de ser chamado "filho de Deus"?

Segundo algumas concepções que julgo um tanto estranhas, sim.

Eles usam a fé do povo para exigir dinheiro, como se fosse uma obrigação, esse é o erro.

Não é obrigação dar o dinheiro. Se alguma igreja exige, ela própria não está seguindo a bíblia. Afinal, se trata de segui-la.

A igreja precisa de dinheiro para alguma obra, ou pra pagar suas contas, então porque não fazer algum baile beneficente ou algo do gênero? Existem tantas formas de "pedir ajuda" dos fiéis sem "pilantragem".

Ué, mas o culto é o "baile beneficente". Depois dá o dinheiro quem quer. É bem por aí, basicamente.
 
Não é questão de generalizar, mas a realidade de quem já frequentou muitas igrejas e estudou diversas religiões.

Se reunir é bom, essencial, afinal somos parte de uma comunidade, mas não há necessidade de "templos" e igrejas tão enriquecidos pelo dinheiro do povo. Só que até ai, realmente, cabe a cada um decidir o que fazer com seu dinheiro, caso permitam se iludir então que assim seja, se fazem por acreditar e não por obrigação, também cada cabeça uma sentença.


Tuor disse:
Thata Rose disse:
"Sustento" significa dinheiro para comprar mais objetos de ouro e prata, reformas caras nas igrejas ou construções de novas?!
Segundo algumas concepções que julgo um tanto estranhas, sim.

É por essas e muitas outras que não sou religiosa. :roll:
 
Se me recordo bem, a Universal é a única grande igreja a exigir dinheiro, os infames 10%.

Eu não dou dízimo já faz anos e ninguém me chama de herege. Também nem vou na missa e não me olham torto. Nesse ponto já generalizam demais.

Bem, agora é esperar a conclusão desse tópico, que passou de um "Malhe a Universal" pra uma "Batalha das Igrejas"...
 
Existem diferenças entre templos de uma mesma igreja e entre cidades. Naqueles em que os líderes são mais confusos a cobrança monetária acaba prevalecendo como forma de dízimo, o que não deveria acontecer.

Os americanos costumam dizer que "tempo é dinheiro". Se a pessoa contribui com a igreja com seu tempo, diante de Deus o dízimo já estaria pago, pois tempo é algo ainda mais precioso que dinheiro. Porém muitos fiéis e líderes vêm acreditando que dinheiro é o único dízimo, o que certamente é uma ilusão.
 
Q doida esse debate, eim....to achando mto manero. Esse lance de igreja eh um assunto q geralmente acaba de uma forma naum mto boa...mtas vezes porcausa da mente fechada de mtos religiosos...

Vou falar minha opniao sobre o dízimo. Pow, a citação q os evangélicos se baseiam para a cobrança de 10% do salário eh uma citação do velho testamento, do livro de Malaquias. Pois bem, se vc analizar o texto e o contexto da época, vai entender q o q eles falam sobre dízimo, eh totalmente diferente do q esses bispos falam hj.
Naquela época, haviam umas pessoas, os sacerdotes, q eram sustentadas com os MANTIMENTOS do dízimo. Eles trabalhavam direto no templo e, assim, naum recebiam "salário". Sua forma de sustento vinham de mantimentos, dados pelo povo através do dízimo. Nunca foi falado sobre dinheiro.
Outra parada....sobre os templos. Se vc der uma olhada no novo testamento, vai perceber q Jesus naum ficava indo em templos para pregar, somente. Nem ficava falando q precisava arrecadar dinheiro para contruir um. Ele ia de cidade em cidade, pregando para quem quiser ouvir. Esse lance de ter q contruir templo vem de uma tradição pagã. Naum tem nada haver com o q tah na bíblia...
Naum acho q ficar se baseiando apenas na bíblia seja algo bom, ateh pq ela eh apenas um livro. Mas para argumentar com esse povo q acha a bíblia sagrada, vc tem q conhecer um pouco dela.

Acho q a reuniao de pessoas da mesma fé seja algo mto importante. A comunhao eh algo necessario para se fortalecerem. Mas ficar usando esse pretexto para arrecadar dinheiro q construir templos faraônicos, eh sacanagem po....ateh pq, se entender um pouco do contexto da época de Jesus em q a galera se econtrava, vai perceber q os caras eram mó underground...eles eram rebeldes, os desplugados, tipo Exterminador do Futuro e Matrix. Ateh parece q eles iam construir um templo pra depois chegar a "policia" e rapar geral.

De todas as religioes, acho a crista a pior q tem....sem sacanagem
 
Última edição:
Essa dos templos serem tradições pagãs é interessante, não sabia disso. Na verdade, uma boa parte da tradição cristã tem preceitos pagões, até mesmo o Natal.

Também concordo com o fato de usarem o dízimo para construir templos imensos, daqueles que custam milhões. A Universal se gaba de ter um templo que acomoda milhares de pessoas, com ar condicionado, etc.

Ah, tinha me esquecido: Uma parte da verba arrecada pelos dízimos vai pra Record. Então, aquela novela "Bela, a Feia" pode estar sendo feita com dinheiro de fiéis. Vai entender...
 
Q doida esse debate, eim....to achando mto manero. Esse lance de igreja eh um assunto q geralmente acaba de uma forma naum mto boa...mtas vezes porcausa da mente fechada de mtos religiosos...

Vou falar minha opniao sobre o dízimo. Pow, a citação q os evangélicos se baseiam para a cobrança de 10% do salário eh uma citação do velho testamento, do livro de Malaquias. Pois bem, se vc analizar o texto e o contexto da época, vai entender q o q eles falam sobre dízimo, eh totalmente diferente do q esses bispos falam hj.
Naquela época, haviam umas pessoas, os sacerdotes, q eram sustentadas com os MANTIMENTOS do dízimo. Eles trabalhavam direto no templo e, assim, naum recebiam "salário". Sua forma de sustento vinham de mantimentos, dados pelo povo através do dízimo. Nunca foi falado sobre dinheiro.
Outra parada....sobre os templos. Se vc der uma olhada no novo testamento, vai perceber q Jesus naum ficava indo em templos para pregar, somente. Nem ficava falando q precisava arrecadar dinheiro para contruir um. Ele ia de cidade em cidade, pregando para quem quiser ouvir. Esse lance de ter q contruir templo vem de uma tradição pagã. Naum tem nada haver com o q tah na bíblia...
Naum acho q ficar se baseiando apenas na bíblia seja algo bom, ateh pq ela eh apenas um livro. Mas para argumentar com esse povo q acha a bíblia sagrada, vc tem q conhecer um pouco dela.

Acho q a reuniao de pessoas da mesma fé seja algo mto importante. A comunhao eh algo necessario para se fortalecerem. Mas ficar usando esse pretexto para arrecadar dinheiro q construir templos faraônicos, eh sacanagem po....ateh pq, se entender um pouco do contexto da época de Jesus em q a galera se econtrava, vai perceber q os caras eram mó underground...eles eram rebeldes, os desplugados, tipo Exterminador do Futuro e Matrix. Ateh parece q eles iam construir um templo pra depois chegar a "policia" e rapar geral.

De todas as religioes, acho a crista a pior q tem....sem sacanagem

Isso de construir tempo é pagã, dependendo do povo, os celtas cultuavam seus deuses à céu aberto, mas a maioria (dos que eu conheço) é assim mesmo, e muitas festas do catolicismo são pagãs (as mais legais) afinal, todos nós viemos da Europa (pelo menos um ancestral nosso é europeu) e os cultos pagãos fazem parte da nossa herança, embora eu não seja cristão sou ateu.
 
Essa dos templos serem tradições pagãs é interessante, não sabia disso. Na verdade, uma boa parte da tradição cristã tem preceitos pagões, até mesmo o Natal.

Também concordo com o fato de usarem o dízimo para construir templos imensos, daqueles que custam milhões. A Universal se gaba de ter um templo que acomoda milhares de pessoas, com ar condicionado, etc.

Ah, tinha me esquecido: Uma parte da verba arrecada pelos dízimos vai pra Record. Então, aquela novela "Bela, a Feia" pode estar sendo feita com dinheiro de fiéis. Vai entender...

Pode crê... o Natal eh mesmo uma festa pagã...e das sinistras, hehehehe. Tenho ateh medo 8-O

Mtos escritores apontam a religiao como forma de alienação. E naum eh por menos...usar o nome de Deus para justificar barbáries eh uma coisa mto antiga.
Sinistro eh q Jesus falou q essa parada ia acontecer....
 
Mtos escritores apontam a religiao como forma de alienação. E naum eh por menos...usar o nome de Deus para justificar barbáries eh uma coisa mto antiga.
Sinistro eh q Jesus falou q essa parada ia acontecer....

Tudo bem, tudo bem, mas não generalize. Enquanto uma Universal devsia dinheiro para benefício dos pastores, há outras que realizam obras de caridade, não pressionam os fiéis a fazer doações, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo