• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cirith Ungol

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<p align="justify">
Nas Montanhas da Sombra que, da parede oeste e fronteira de Mordor, existia uma pouco usada e estreita passagem chamada Cirith Ungol, a &ldquo;passagem da aranha&rdquo;. Essa passagem secreta foi usada pelo Bruxo-rei dos Nazg&ucirc;l no ano 2000 da Terceira Era quando suas for&ccedil;as sa&iacute;ram de Mordor e sitiaram Minas Ithil. Em 2002, Minas Ithil caiu e foi renomeada Minas Morgul, a &ldquo;torre dos espectros&rdquo;. Pelos pr&oacute;ximos mil anos a passagem estava fechada, pois era l&aacute; que a Aranha gigante chamada Shelob fez seu covil e qualquer um que se arriscasse a passar por ali era devorado por esse monstro. Sauron pensava que ningu&eacute;m mais entraria em seu reino atrav&eacute;s dessa passagem, mas em 3019 os Hobbits Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee, acompanhados por Sm&eacute;agol Gollum, derrotaram Shelob.
</p>
<p align="justify">
&nbsp;
</p>
</ br> Leia Mais...
 
Laracna fez o covil dela em cirith ungol no ano 3000 foi?, e antes onde ela estava?, como foi parar lá? eu não lembro de relatos acerca disso.
 
O que sabemos de Laracna? Não muito.

Sabemos que ela ocupava Cirith Ungol pelo menos desde 1000 da Segunda Era, por causa de uma citação do SdA II, que que ela lá estava 'before the first stone of Barad-dûr'.

Sabemos que, como cria de Ungoliant, ela deve ter ocupado Ered Gorgoroth na Primeira Era e se ocultado em algum canto até ter se fixado em Cirith Ungol.
 
Eu fiz umas pesquisas sobre ela na internet e não achei nada de concreto sobre a sua origem e nem quando ou como é que ela foi parar em Cirith Ungol, várias fontes falam praticamente a mesma coisa, mas de formas diferentes. Eu separei um trecho da Wikipedia que complementa o que o Deriel disse:

"Mesmo assim lá estava ela, que já estava lá antes de Sauron, e antes da primeira pedra de Barad-dûr, e ela não servia a ninguém além de si mesma, bebendo do sangue de Elfos e Homens crescendo cada vez mais ao se banquetear com suas presas (até mesmo com suas crias), tecendo teias de sombra; pois todas as criaturas vivas eram sua refeição e seu vômito escuridão."

Ela ocupou Torech Ungol abaixo de Cirith Ungol ("Passagem da Aranha") e provavelmente viveu em Beleriand. Também chamadas de "Aranhas das Trevas", as crias de Laracna e descendentes incluem as Grandes Aranhas que capturaram os Anões da Companhia de Thorin na Floresta das Trevas.
 
Nossa 8-O, isso quer dizer que as aranhas d'O Hobbit e Shelob são descendentes de Ungoliant? Então será possível que todas as aranhas da Terra-Média eram descendentes dela?
Que eu me lembre ela tornou-se tão poderosa que até o própio Melkor tinha medo, tanto que deu as pedras de Noldor. Acho que toda essa força seja oriunda das Três árvores de Valimar e dos Poços de Varda. Mas afinal, qual poderia ser a origem dela? Seria um Ainur? Quanto ao fim dela, ou ela se devorou, ou Eärendil a matou...

Tolkien fala dela na famosa carta 144
Shelob (em inglês representando da Linguagem Comum 'she-lob ' = aranha fêmea) é uma tradução de Élfico Ungol 'aranha'. Ela é representada no vol. II pág. 332 como descendente das aranhas gigantes dos vales de Nandungorthin que entram nas lendas da Primeira Era especialmente a principal delas, o conto de Beren e Lúthien. Esta é constantemente referida, uma vez que como Sam aponta (vol. II pág. 321) esta história é de certo modo somente uma continuação adicional desta lenda. Ambos Elrond (e a sua filha Arwen Undómiel, que se assemelha proximamente a Lúthien em aparência e destino) são descendentes de Beren e Lúthien; e assim muito mais afastado é Aragorn. As aranhas gigantes eram só a descendência de Ungoliant a mais antiga devoradora de luz que em forma de aranha que ajudou o Senhor do Escuro, mas em última instância disputou com ele. Não há assim nenhuma aliança entre Shelob e Sauron, o representante do Senhor do Escuro; só um ódio comum.
Então quer dizer que Morgoth a encontrou lá pelas bandas Angband, e fez sair de lá por causa das Gemas. Realmente como Deriel falou, pouco se sabe...


Será que no Lost Tales tem alguma coisa sobre Shelob e Ungoliant?
 
Esta passagem de Cirith Ungol era muito sinistra e perigosa.
Muito bem vigiada e Sauron estava tranquilo pela presença de Shelob na região.
 
UUUUUUh demonhera! que Cirith Ungol é terrivel de se imaginar e fascinante de se ler.

ALF bom artigo, pena que nao consegui ampliar a imagem do mapa que esta no lado do artigo.
 
A pouca informação aceca disso é muito chato, agente fica curiosos para saber mais e não tem como, a não ser que fossemos para um centro espirita e tentasse se comunicar com tolkien para ele falar mais a respeito.
 
Parece que os gondorianos sempre gostaram de se arriscar. Construir uma torre próximo do local onde já se sabia que algo que trazia temores vivia, em Cirith Ungol, é bem louco. Será que passavam pelos túneis escuros do covil de Laracna? O caso de Minas Morgul, nos pés de Mordor, é bem parecido também: gostavam de se arriscar. É claro que ambas serviam para vigiar Mordor, mas mesmo assim, Sauron deve ter pensado: "é muita ousadia por parte deles fuçarem às minhas portas."
 
Fico imaginando quando o Rei-Bruxo e seu exército usaram a passagem para atacar Minas Ithil. Passar com um exército por ali não deve ter sido fácil.

Tb fico imaginando como seria Minas Ithil antes de cair. Uma cidade às sombras de Mordor. Morar ali era coisa de louco.
 
Fico imaginando quando o Rei-Bruxo e seu exército usaram a passagem para atacar Minas Ithil. Passar com um exército por ali não deve ter sido fácil.
Tb fico imaginando como seria Minas Ithil antes de cair. Uma cidade às sombras de Mordor. Morar ali era coisa de louco.

Até Sauron tinha medo de Shelob! Assim como Morgoth tinha de Ungoliant...
O bom desses mistérios na narração é que você fica curioso e acaba procurando por mais informações sobre o assunto... pode parecer chato, mas entretém um pouco.:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo