• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os poderes dos VALAR!!!

Os poderosos Valar podem exercer poder sobre a matéria, Mandos pode exercer poder de julgo, então será que somente ele (Mandos) tem poder sobre os fëa (espíritos) que vivem na Terra média, seria ele o único capaz de exercer esse poder ou os outros tbm poderiam??? (como reencarnar algum elfo ou amaldiçoar e até mesmo prender seu espírito):soevil::fantasma:
 
Acho que só ele, mas ele não pode fazer isso sem falar com o Manwe, não é?
Receio que sim, Manwën é o Rei dos Reis de Arda. Mas Namo não pode fazer isso sem o consentimento do próprio Eru.
"[...] e conhece todas as coisas que estão por vir, à exceção daquelas que ainda se encontram no arbítrio de Ilúvatar. Ele é o Oráculo dos Valar; mas pronuncia seus presságios se suas sentenças apenas em obediência a Manwë.[...]"
Assim também como a Valië Vairë sua esposa, a tecelã, tece o destino do mundo e suas histórias, ela não pode tecer em suas telas nada além dos pensamentos de Iluvatar.
 
Não. Mandos NÃO pode segurar ninguem. Tanto é que ele diz isso sobre Beren. Nenhum valar poderia segurar os espiritos dos homens, e dos elfos, não era eles, e sim Eru que os fazia.
 
Acho que só ele, mas ele não pode fazer isso sem falar com o Manwe, não é?

Não tenho certeza, mas com relação ao julgamento dos espíritos creio que só cabe a Mandos decidir, pois de que vale um juíz que tem que pedir conselhos e autorização toda vez que precisa julgar algo, mas alguém deve saber esclarecer essa dúvida, e as minhas tbm, por enquanto ficamos com essa hipótese!!!:D
 
Não. Mandos NÃO pode segurar ninguem. Tanto é que ele diz isso sobre Beren. Nenhum valar poderia segurar os espiritos dos homens, e dos elfos, não era eles, e sim Eru que os fazia.

Manwë falou a Eru, dizendo: “Veja! um mal apareceu em Arda o qual não estávamos esperando: os Filhos Primogênitos, a quem Vós fizestes imortais, sofrem agora separação de espírito e corpo. Muitos dos fear dos Elfos na Terra-média estão agora desabrigados; e mesmo em Aman há um. Os desabrigados convocamos a Aman, para protegê-los da Escuridão, e todos que ouviram nossa voz residem aqui em espera. O que deve ser feito em seguida? Não há meios pelos quais suas vidas podem ser renovadas, para seguirem os cursos que Vós designastes? E o que fazer com os desapossados que lamentam aqueles que se foram?“

Eru respondeu: “Que os desabrigados sejam re-abrigados!”

Manwë perguntou: “Como isto deverá ser feito?”

Eru respondeu: “Que o corpo que foi destruído seja refeito. Ou permita-se ao fea nu renascer como uma criança”.

Manwë disse: “É Vossa vontade que tentemos tais coisas? For tememos interferir com Vossos Filhos”.

Eru respondeu: “Não dei aos Valar o governo de Arda, e o poder sobre todas as substâncias desta, para modelá-la por suas vontades sob Minha vontade? Não sejam relutantes nestas coisas. Com relação aos meus Primogênitos, não removeste grandes números deles para Aman da Terra-média onde eu os coloquei?”

Manwë respondeu: “Isto nós fizemos, por medo de Melcor, e com boa intenção, e não sem apreensão, Mas usar nosso poder sobre a carne que Vós designastes, para abrigar ps espíritos de Vossos Filhos, parece um assunto além de nossa autoridade, mesmo não sendo além de nossas habilidades”.

Eru disse: “Eu dou a vocês a autoridade. As habilidades vocês já possuem, se forem prestarem atenção. Olhem e verão que cada espírito dos Meus Filhos retém em si mesmo a completa impressão e memória de sua antiga moradia; e em sua nudez é aberto a vocês, de forma que podem perceber claramente tudo que está nele. Com base nesta impressão podem criar para ele novamente uma tal casa em todos os particulares como era antes do mal ter caído sobre ele. Então podem mandá-lo de volta às terras dos Viventes”.

Então Manwë perguntou mais: “Ó Iluvatar, não falastes vós também de renascimento? Isto está também dentro de nossos poderes e autoridades?”

Eru respondeu: “Estará sob suas autoridades, mas não sob seus poderes. Aqueles que considerarem aptos a renascer, se eles o desejarem e o compreenderem claramente em que incorrem, mandarão para Mim; e Eu os considerarei”.


E então,:yep: creio que os Valar é que mandam nisso!!!!
 
Leiam!!! o post número 06 e verão que os Valar tem Sim autoridade para esse tipo de poder!!!!!
(É um trecho da conversa de Manwë com Iluvatar publicado aqui na Valinor, bem recente!!)
 
Não sei se só Mandos tinha essa autoridade. (Precisando ler O Silmarillion novamente).
Mas talvez só cabesse a ele o papel de cuidar dos espíritos dos elfos quando se separassem do corpo. É quase como dizer pra Yavanna cuidar dos mares, sendo que o que ela sabe fazer são árvores e similares, o dom de Námo era guardar os espíritos.

E nesse texto ainda diz que eles precisavam da autorização de Eru pra 'renascer' quem estivesse apto. Ou seja, acho que se fosse um mal elfo não podia ganhar um corpo denovo e por mais que eles pudessem refazer a carne, eles não podiam reencarnar todo mundo sem a permissão de Eru.

E se Manwë foi conversar com Eru sobre os elfos que estavam sem corpo, é porque ele mesmo não sabia o que fazer com os elfos. (Você sabe de que ano é essa texto?)

Quanto ao corpo ficar lá na morada de Mandos, é porque a diferença entre os humanos dos elfos era justamente morrer, se libertar do Mundo e ir pra um lugar que nem os Valar sabiam, então eles não podiam de modo nenhum segurar o espírito de algum homem.
Mas os elfos não tinham esse direito, porque eles tinham que permanecer vivos eternamente. (O lado bom e o ruim).

Os poderosos Valar podem exercer poder sobre a matéria, Mandos pode exercer poder de julgo, então será que somente ele (Mandos) tem poder sobre os fëa (espíritos) que vivem na Terra média, seria ele o único capaz de exercer esse poder ou os outros tbm poderiam??? (como reencarnar algum elfo ou amaldiçoar e até mesmo prender seu espírito):soevil::fantasma:

No próprio Silma diz algo como todos os Aratar serem semelhantes (E Námo fazia parte destes, também) em majestade, mesmo Manwë sendo o Rei, abaixo das ordens de Eru.
Diz ainda que Mandos só pronunciava seus presságios e sentenças em obediência a Manwë. O que quer dizer que, embora ele tivesse essa autoridade sobre os espíritos dos elfos, ele só se manifestava com permissão de Manwë, e o mesmo só agia de acordo com a vontade de Eru, então o que acontecia com os elfos dependia da vontade de Eru e não de nenhum Vala, por mais que eles soubessem como mexer na 'matéria'.
 
Última edição:
Bom agora aquele conceito que eu tinha sobre os Valar está mudando, eles são bem atarefados, no quisito administrar Arda, pois minha imagem de Manwë era de uma entidade que ficava sentada no trono da sem fazer nada, esperando Eru dizer algo, agora pecebi que não é bem assim!!! (Obrigado Camila por esclarecer tais assuntos)
 
Essa conversa de Manwë com Ilúvatar eu não me recordo de ter visto no Silmarillion nem em lugar nenhum, onde ela existe? É alguma carta?
 
Os Valar eram de fato os Regentes de Arda, e estavam incumbidos de funções divinas, mediar entre Eru e seus filhos, com toda certeza cabe a eles as questões levantadas por Erion.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo