• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Charles Manson

Pandatur

Usuário
A idéia de abrir este tópico veio após eu assistir o filme "Helter Skelter". Todo mundo deve saber que é ou ao menos ter ouvido falar em Charles Manson. Manson criou a "Família Manson", uma espécie de culto/comunidade, formado por jovens, no fim da década de 60, que viviam em um rancho, em São Francisco, EUA.

Manson era uma espécie de Cristo para sua comunidade (na verdade ele se dizia ser Cristo), e, com base na Bíblia e no White Album dos Beatles, ele dizia que em breve aconteceria o Helter Skelter, que seria a maior de todas as guerras, onde os negros exterminariam os brancos. A "Família Manson", então se esconderia, e após a guerra, Manson controlaria os negros.

Foi então que começou uma série de assassinatos cometidos por discípulos de Manson, por sua ordem. A idéia era de que os assassinatos paracecem ter sido cometidos por negros, e isso iniciaria a guerra, o Helter Skelter. O caso mais famoso foi o brutal assassinato da atriz Sharon Tate (esposa do diretor Roman Polanski), que estava grávida de 8 meses e meio e mais 4 pessoas em sua casa.

Após denúncia de uma garota arrependida, que fazia parte da Família, Manson e alguns de seus discípulos foram condenados à morte, mas com a mudança da lei na Califórnia, a pena mudou para prisão perpétua. De lá pra cá, várias vezes eles vêm tentando liberdade condicional, sempre recusada. Dia 23 de Maio de 2007 Manson tentará mais uma vez conseguir uma condicional.

Louco? Psicopata? Gênio? Profeta? Filósofo? Quem diabos é e foi Charles Manson pra vocês? Depois de pesquisar um pouco na internet, encontrei muita coisa... vi comunidades do Orkut que idolatram Charles Manson, vi sites na internet, etc. Resolvi então abrir este espaço para que cada um dê sua opinião sobre Manson, sobre seus atos, suas idéias.

Abaixo, alguns links para pesquisa:

http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Manson
http://www.mansonfamilytoday.info/manson.htm
http://www.orkut.com/UniversalSearch.aspx?q=charles+manson&pno=1&searchFor=A
http://www.charliemanson.com/
http://www.susanatkins.org/
http://www.aboundinglove.org/

http://www.susanatkins.org/
 
O que mais chama minha atenção em casos como esses do Manson não é nem a pessoa, o "líder" em si, mas as pessoas que o seguem. Sabe, é tipo o Inri Cristo: tem uma pá de gente que sabe que ele é um pilantrão de marca maior, mas algumas pessoas acreditam nele.

Eu acho isso bizarro, tão bizarro quanto os que acreditaram no que o Manson disse e fizeram o que ele pedia. Carisma deve ser altíssimo, no mínimo. :think:
 
Em todos os casos como esses as pessoas que seguiam era aquelas perdidas, sem sentido na vida, sem muita certeza do que queriam. Acham um cara que fala que ao segui-lo seus problemas se resolverão e acreditam. Entregam toda a sua vida a alguém porque não se sentem capazes de cuidar de si proprios. Acho que vai além de carisma (jogador de rpg já calculando quanto de carisma ele tinha ;) ), tem que encontrar o publico certo, os fracos de espirito e vontade...

O triste é que no caso do Mason pessoas pagaram com a vida, como a Sharon Tate (tadinho do meu amado Polanski).
 
O que mais chama minha atenção em casos como esses do Manson não é nem a pessoa, o "líder" em si, mas as pessoas que o seguem. Sabe, é tipo o Inri Cristo: tem uma pá de gente que sabe que ele é um pilantrão de marca maior, mas algumas pessoas acreditam nele.

Eu acho isso bizarro, tão bizarro quanto os que acreditaram no que o Manson disse e fizeram o que ele pedia. Carisma deve ser altíssimo, no mínimo. :think:
o mesmo é valido para os mujahideen suicidas.
é um trabalho de doutrina em jovens para que eles realmente acreditem que, botando uma bomba no peito e matando pessoas inocentes (ou infiéis para eles) eles vão para o céu como mártires da Jihad islâmica e lá serão abençoados com uma cacetada de virgens.
É um absurdo imaginar algo do tipo (e existem muçulmanos que também acham isso um absurdo), mas há quem doutrine isso, e à quem acredite.

O cara tem que ser muito bom de bico para convencer quem ele quer e um grande carisma para as pessoas não desconfiarem dele.
 
Vou quotar aqui alguns posts do tópico "Em Busca de um Mundo Melhor", da comunidade Charles Manson, no Orkut.

Leandro Pandolpho disse:
Muitas coisas importantes para o conhecimento de quem foi realmente o Charles Manson e para entender melhor qual era sua visão foram excluídas do filme!! E grande parte do que foi colocado no filme era o depoimento de uma das participantes da família, totalmente sua visão elaborada dos fatos, para assim fazer o Charlie ser preso e ela seria solta (ela manipulou seu depoimento em favor de si e contra ele, era um acordão pró Romam Polanski)! As letras de suas músicas pregavam paz e amor (por incrível que possa parecer) e a sua defesa perante o tribunal foi brilhante e muito importante para compreender-se o mundo que ele vivia!! O filme foi tendencioso, assim como a mídia da época, que deu ainda mais valor ao caso pela morte da Sharon Tate ex-exposa do cineasta conhecido e renomado Roman Polanski!! Ele não foi um assassino, pelo menos não no sentido prático, afinal ele não matou ninguém!! Porém através de seus ensinamentos e poder de persuasão deu a sua "família" motivação para fazer os crimes!! Ele teve uma visão simplista e um tanto egoísta para um mundo melhor! Não fazia nada por fazer, para roubar ou para se divertir! Tinha um propósito! A maioria de nós não o compreende e ele não compreende a nós pois temos nossa forma de fazer uma leitura bem diferente a dele! Nossa cultura e os interesses poderes maiores nos molda desde pequenos! Os valores nos são colocados de forma muito forte para que possamos viver de forma igualitária e harmoniosa, sempre pensando uns nos outros! Isso não dá o resultado esperado, não conseguimos viver assim!! Ele transcedeu esses nossos limites, de uma forma um tanto egoísta e radical, para conseguir esse mundo melhor de sua própria forma! As pessoas fazem mal às outras sem propósitos o tempo todo, às vezes se tem punições, nem sempre justas, mesmo aos olhos da lei, isso tudo, essencialmente, para buscar um mundo igual e "justo" porém sequer se respeita uma visão de mundo diferente de alguém que da sua maneira,talvez desesperada, tenta fazer o que a humanidade a tanto tempo se propõe!

Rafael Luís Spengler disse:
Concordo, em boa parte
Embora eu ainda considere um assassino, ele realmente não o foi em termos práticos, como bem disse o Leandro. Ele pode ser considerado um assassino por ter induzido pessoas a matarem por uma causa.
Nisso, entrariam para a História milhões e milhões de assassinos, pois toda guerra é por alguma causa. Na verdade, os Governos seriam muito mais assassinos que qualquer pessoa no mundo. Mas isso é outra discussão.

Concordo que nossa sociedade não estava/está preparada para ele, que é praticamente amoral. Não sei se ele tem a visão que se têm sobre o que seria o "bem" e o "mal". Ao que me parece, ele quis o bem para si e para a humanidade "escolhida" - o que nada tem de ruim.

O maior "erro" de Manson foi ter planejado o assassinato da Sharon Tate (embora ele sequer soubesse quem ela era), o que revoltou e causou pânico numa população inteira. Tivesse ele matado negros nos EUA, talvez nem soubessemos hoje que ele existiu (embora o tal Helter Skelter fosse audacioso), pois certamente não haveria maiores alardes.

Manson foi um gênio, retratado como louco. Nada mais normal. Hitler (de novo essa comparação, desculpem) também foi um gênio, mas em vez de se estudar sua fabulosa retórica e a forma como convenceu milhões a pensar como ele, insistem em dar uma aparência de insano. Insanidade, mais um conceito ocidental para privar certas pessoas de credibilidade - para mim, é o que acontece com Manson, pois nada se pode falar sobre a obra, poesia, música, dele sem que se pré-julguem-o como "doido-varrido". É isso que acho.

Gostei dessa discussão. Pena, mesmo, que tenha poucas desse tipo nesta comunidade. Muitos preferem usá-lo para suas próprias explosões de raiva contra um "sistema".

Sawyer Mazala disse:
O que eh um assassino, afinal?
O Manson que nunca matou ninguem eh considerado um assassino. Generais que matam centenas ganham medalhas... A morte deveria ser uma soh. Principalmente porque em muitos casos falamos de civis. Oque eu nao entendo eh porque as pessoas conseguem ver o homem por traz de che guevara sem considerar seus assassinatos e nao o fazem com o manson. Quantos herois no mundo mataram por motivos menos nobres? Stalin, Hitler (como antes citado), Zapata... Fora tantos outros... Acho que nao existe nobreza na morte e nao admiro ninguem por matar. Nao eh pelos assassinatos que admiro o Manson, porem, nao os deixei me cegar quanto a sua genialidade. Esse eh meu discurso e essa eh a minha luta. Helter Skelter eh um filme parcial. Tem uma funcao clara de manipular a mente de quem o ve. Quem soh conhece o Manson por aquele filme nao pode admira-lo. Vcs jah se perguntaram porque no filme inteiro o ator carrega um violao mas nao mostra musica nenhuma? Nem suas filosofias sao ditas. Seus argumentos na corte foram magnificas e sinceramente mudaram a minha vida. Mas notem que o filme acaba quando ele começaria a falar. Enfim... Oque eu volto a recomendar e cautela. O Manson eh maravilhoso e vale a pena estuda-lo.
 
Uma coisa é fato, existem pessoas loucas! E quando digo isso, não quero me referir aos lideres em sí, mas as pessoas que os seguem.

Como uma pessoa sã, que tenha um minimo de senso crítico poderia aderir algo do gênero ?! Fazendo alusão ao mito da caverna de Platão, essas pessoas são como aquelas que ficaram dentro da caverna... que só vêem o que lhes é mostrado. São como animais adestrados e etc.

Dá raiva de ver coisas do tipo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo