lembro que quando li é assim que você a perde do junot díaz fiquei um tanto irritada porque achei o narrador-personagem da maior parte dos contos machista bagarai. nojento mesmo. copiando e colando o que eu disse no hellfire: "É um truque arriscado o que Díaz usa. Porque via de regra, seu narrador é um
machista. Por isso incomoda. Entretanto, como posso ter gostado do livro mesmo me sentindo incomodada? Porque há uma razão de ser no fato de o discurso de Yunior ser assim. Assim: lembro que achava irritante quando na faculdade algum professor de literatura falava “narrador não é o autor”, pensava “Aloooou, óbvio, né?”, mas quando entramos em um campo espinhoso como esse, é fácil acabar esquecendo dessa separação. Eu poderia dizer que me irritei com
É assim que você a perde porque é um livro machista, mas eu estaria sendo injusta. Machista é o Yunior.".
"anica, machismo não passa perto dos tabus citados no início do tópico". eu sei. o que quero dizer, usando essa história para ilustrar e respondendo a pergunta do grimnir, é que pode rolar uma obra com um narrador-personagem pedófilo/estuprador/whatever e aí a crítica à pedofilia/estupro/whatever seria construída justamente a partir da visão absurda do cara que pratica o ato e acha isso absolutamente normal. "ah, mas nem todo mundo vai sacar que é uma crítica". bom, aí se vamos entrar no que as pessoas vão sacar, a coisa fica meio complicada, porque o leitor pode tirar o significado que quiser de uma obra - vide o
mark david chapman que carregava o apanhador no campo de centeio quando a polícia o prendeu e wtf, é só um YA de antes de o meio editorial começar a usar esse termo.
PS: também não relacionado aos tabus citados, mas vale a questão: como fas com protagonistas como mr. white de breaking bad e frank underwood de house of cards? uso o termo protagonista para não entrar em termos mocinho x vilão, mas o fato é: pessoas morrem por causa desses dois, e nós seguimos episódio após episódio de certa forma torcendo para que eles se deem bem.
PPS: uma vez eu li uma fanfic de
um polvo gigante transava com o castelo de hogwarts. foi o troço mais bizarro que já li na minha vida. só estou comentando porque a descrição do conto que originou o assunto do tópico meio que fez com que eu lembrasse dessa fanfic, sei lá pq.