• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem era mais poderoso, Gandalf ou Rei Bruxo??

Eles confiavam sim, afinal não mandaram também Saruman?
Só que Gandalf tinha uma qualidade necessária para a missão sabedoria. Sabedoria essa que o fazia temer sauron.
 
Proview disse:
Eles confiavam sim, afinal não mandaram também Saruman?
Só que Gandalf tinha uma qualidade necessária para a missão sabedoria. Sabedoria essa que o fazia temer sauron.
É claro, mas a questão de ele o temer não quer dizer que ele não o enfrentaria, afinal todos da sociedade o temiam, mas todos estavam dispostos a tudo pra acabar com o inimigo! :)
 
Na realidade, o medo inobrecia Gandalf, poruqe do medo ele tiraria força para pernacer correto e se opor a Sauron com toda a sua vontade.
 
O Bruxo rei parou sua investida sobre minas tirith (na hora que os portões são escancarados e ele entra) por causa de Mithrandir. E se nao fosse a "pira de Denethor", como Mithrandir disse, ele teria evitado a morte de Theoden. Acho que por essas eu fico com Gandalf, comensal de Manwë
 
Claro, pois o Rei Bruxo não era burro de encarar toda a ira de Mithrandir.
Se ele ousase lutar, eu acho que tanto ele como Sauron iriam se apavorar de ver o Poder do Lider dos Magos, o Mais poderoso ser da Terra Media, pareo para Sauron,
 
Na verdade Gandal temia Sauron, Dyeison.

Contos Inacabados, Parte 4, capíulo II, "Os Istari":

"But Olórin declared that he was too weak for such a task, and that he feared Sauron."
 
Falou não. Você diz claramente o nome de Sauron. :aham:
Dyeison disse:
Se ele ousase lutar, eu acho que tanto ele como Sauron iriam se apavorar de ver o Poder do Lider dos Magos, o Mais poderoso ser da Terra Media, pareo para Sauron,
 
Mais poderoso? :think: Acho que o Poderoso Chefão, tá no nome. :obiggraz:

Olha, esses debates de poderes são complicados porque o próprio Tolkien nunca deu uma palavra absoluta sobre seu conceito de poder. Ele é relativo e apresenta milhões de problemáticas. O caminho que usa-se para atingir o poder pesa muito na repercussão deste mais tarde, dado que ele limita como você poderia usar esse poder.

Agora, num mano a mano mesmo, Sauron ganharia. :mrgreen:
 
Eu não sei, mas acho que a luta terminaria na vitoria de Sauron se fosse contra gandalf, o cinzento. Mas se fosse contra Gandalf, o branco o rresultado poderia ser imprevisisvel...
 
Tb acho Kalring, tanto é que em uma das cartas, Tolkien diz que se o anel não tivesse sido destruído, Gandalf seria provavelmente aquele que conseguiria equilibrar as forças entre o bem e o mal, ele não conseguiria destruir Sauron, mas o manteria sobre "controle"(se é que isso é possível).
 
Será que você pode postar esse trecho dessa carta aqui para nós, Shantideva? :mrgreen:
 
Cara, faz um tempão que li isso...foi uma carta q tá aqui na Valinor...que nem sei o número...vou ver se acho...

Edit
Eu achei a tal carta...mas o que afirmei não estava correto, a memória falhou e me confundi...mas pra esclarecer: a carta fala de uma confrontação entre Sauron e outros personagens da história, e diz que ninguém conseguiria confrontar Sauron pela posse do anel, talvez só Gandalf; e que se este estivesse de posse do anel, haveria um equilíbrio delicado de poder entre os Maiar, e uma remota, mas possível vitória de Gandalf sobre Sauron.


Carta 246, parte 5(trechos)

Em todo caso uma confrontação de Frodo e Sauron teria acontecido logo, se o Anel estivesse intato. Seu resultado era inevitável. Frodo teria sido totalmente subjulgado: transformado em poeira, ou preservado em tormento como um escravo. Sauron não teria temido o Anel! Era seu e estava sob sua vontade. Até mesmo de longe ele tinha poder sobre ele, para fazê-lo trabalhar em seu benefício. Em sua presença ninguém mas muito poucos de igual poder teriam esperança de tomá-lo. Dos “mortais” ninguém, nem mesmo Aragorn.(...) Dos outros poderia-se esperar que só Gandalf fosse capaz de enfrentá-lo - sendo emissário dos Poderes e uma criatura da mesma ordem, um espírito imortal que tem uma forma física visível. No “Espelho de Galadriel”, 1381, parece que Galadriel pensava-se capaz de controlar o Anel e suplantar o Senhor do Escuro. Se fosse, então também eram os outros guardiães dos Três, especialmente Elrond. Mas esta é outra questão. Era parte do artifício essencial do Anel encher as mentes com imaginações de poder supremo. (...) A rejeição de Galadriel da tentação foi fundada em pensamento e resolução prévios. Em todo caso Elrond ou Galadriel teriam procedido na política agora adotada por Sauron: eles teriam construído um império com grandes e absolutamente servis generais e exércitos e máquinas de guerra, até que eles pudessem desafiar Sauron e destruí-lo à força. Confrontação com Sauron sozinho, sem ajuda, cara a cara não era considerada. Pode-se imaginar a cena em que Gandalf, digamos, fosse colocado em tal posição. Seria um equilíbrio delicado. Em um lado a verdadeira submissão do Anel à Sauron; no outro força superior porque Sauron não estava de fato de posse, e talvez também porque ele estivesse mais fraco pela longa corrupção e despêndio de vontade dominando inferiores.Se Gandalf fosse o vencedor, o resultado teria sido para Sauron igual à destruição do Anel; este teria sido destruído para ele, levado para sempre dele. Mas o Anel e todos seus trabalhos teriam resistido. Este teria sido o mestre no final.
Gandalf como o Senhor do Anel teria sido muito pior que Sauron. Ele teria permanecido “correto”, mas correto em seu ponto de vista. Ele teria continuado a governar e ordenar coisas para o “bem”, e o benefício de seus assuntos de acordo com sua sabedoria (que era e teria permanecido grande).
 
Ihu, valeu, Shantideva. :mrgreen: Muito interessante esse trecho, me esclareceu algumas coisas em que eu já tinha dúvida.

Poderia ser até interessante que essa história fosse contada, mas com certeza fugiria do contexto da trama. Gandalf mesmo diz que ele seria um senhor terrível caso tivesse o Anel para si. Além de poderoso, seria sábio; com certeza bem pior que Sauron.

Foda. :devil:
 
Gandalf

Gandalf era um Istari e que apesar de grandes poderes não era autorizado a usar seu poder máximo.
Já o Rei Bruxo é um Homem que tem poderes graças ao Um Anel.
 
co certeza gandalf, q mesmo quando tendo seu poder um pouco reduzido quando foi pra terra media, ainda sim eh mais forte, ele se garante...
 
Whata?

Fabianderson disse:
(...)q mesmo quando tendo seu poder um pouco reduzido quando foi pra terra media,(...)
Poder reduzido? Eu acho que não, ele ficou mais poderoso, voltando como Gandalf, o Branco. :cerva:
 
Re: Whata?

Mith disse:
Poder reduzido? Eu acho que não, ele ficou mais poderoso, voltando como Gandalf, o Branco. :cerva:

Gandalf teve seu poder reduzido sim, limitado por seu fána(corpo mortal). Qdo voltou como o branco, ele portava seu fëa(corpo divino) e então seus poderes eram os originais, sem limitações corpóreas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo