• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi o exército mais forte da Terra-média?

Citação:

Eles iam esmagar os Vanyar, pode ter certeza, eles seriam provavelmente os mais vuneraveis na luta (tirando os teleri, mas num acho que eles se envolveriam).



Bom, acho complicado julgar a capacidade dos filhos de Inwë, até porque eles só participaram da Guerra da Ira... na qual, diga-se de passagem, mandaram foi muito bem. Mas tenho a impressão de que, não sei porque, Pharazon ia se dar é mal e de qualquer jeito...

Bem, os numenorianos tambem não são fracos não. O exercito de Sauron fugiu só de olhar para o esplendor do exercito de numenor (e olha que numenor nem estava em seu auge na epoca). A unica coisa que talvez virasse a balança pru lado dos Elfos de valinor seria os Maiars, mas se eles pudessem realmente ser "mortos" de algum jeito, creio que a vitoria seria Numenoriana.
 
Os Vanyar participaram da Guerra da Ira, mas os Vanyar eram os elfos de menor número. E aquele inútil do Ingwë nem se dignou a comandar o próprio povo, mandou o filho ao invés de ir. :disgusti:
Aliás, rodeado de Maiar até eu mando bem numa guerra. :P

A espinha dorsal do Exército de Valinor eram os Noldor comandados por Finarfin, mais numerosos e mais poderosos que os Vanyar.
 
Os Vanyar participaram da Guerra da Ira, mas os Vanyar eram os elfos de menor número. E aquele inútil do Ingwë nem se dignou a comandar o próprio povo, mandou o filho ao invés de ir.
Aliás, rodeado de Maiar até eu mando bem numa guerra.

A espinha dorsal do Exército de Valinor eram os Noldor comandados por Finarfin, mais numerosos e mais poderosos que os Vanyar.

Podis cre, esse Ingwë deve ser um inutil mesmo :lol:
 
Se tirarem os Valar e os Maiar (que não contam, pois são quase deuses) é claro que Númenor em seu auge foi o maior exército que já houve em Arda. Naquela época poderiam ter se apoderado de toda a Terra-Média, e se Aman não fosse uma terra abençoada por Eru, também teria sucumbido com Ar-Pharazon (será que escrevi certo???). Afinal, só a turma do Elendil já praticamente destruiu Sauron, com a ajuda dos elfos do Gil-Galad e outros, claro, mas mesmo assim...

A Guerra da Ira foi só pra dar um fim no Melkor, o que não era muito difícil, já que ele estava enfraquecido.
 
Peço desculpas por estar desenterrado um tópico tão antigo, mas acabei de reler o Silmarillion e gostei muito desse tópico. Pelo que li no Silmarillion a "hierarquia" de força dos exércitos da Arda/Terra-Média seria:
1 - Exército de Valinor (Obviamente)
2 - Última Aliança de Elfos e Homens
3 - Exército de Morgoth/Angband
4 - Armada de Ar-Pharazôn.

Muitos acham que a Armada de Ar-Pharazôn é mais forte que a Última Aliança ou até mesmo o Exército de Valinor, mas há uma passagem no Silmarillion, no capítulo DOS ANÉIS DE PODER E DA TERCEIRA ERA, ao meu ver nega essa teoria.

Criaram portanto aquela liga que é chamada de Última Aliança, e marcharam para o leste, para o interior da Terra-média, reunindo um imenso exército de elfos e homens. E pararam algum tempo em Imladris. Diz-se que as hostes ali reunidas eram mais belas e esplêndidas em armas do que qualquer outra que tenha sido vista desde então na Terra-média; e nenhum contingente mais numeroso foi formado desde que o exército dos Valar atacou as Thangorodrim.

Esse trecho deixa explicito que a Última Aliança tinha em suas hostes armas superiores as criadas pelos Númenorianos, e tinha um exército mais numeroso que a Armada de Ar-Pharazôn, perdendo somente para o Exército de Valinor que destruiu Angband. E continuo achando que o Exército de Angband também seria superior ao de Ar-Pharazôn, pois "resistiram" as forças de Valinor por mais de 40 anos.

Esse trecho que dizem que o Tolkien escreveu contando que o Exército Númenoriano era o maior já visto na TM existe mesmo? Eu nunca cheguei a ler algo assim, ou não lembro.

:D
 
Última edição:
Ai , vem uma questão , o numero "normal" , de homens , em marcha em meio as batalhas em arda ! ... Bem , na antiguidade clássica , e na alta idade media , um exercito em marcha , era composto por dezenas , de milhares ! , 20 mil , 30 mil etc! Porem , arda , arda , bem o numero , deveria ser maior , para dar mais , efeito "extraordinário" , ou seja , deveria ser um numero muito grande , talvez , o exercito de morgoth na guerra da ira , fosse composto por milhões de orcs , wargs , trolls ,etc ! Porem , ate que eu me lembre , havia uma passagem no "os filhos de hurin" , que cita hurin , partindo com 50 homens para a quinta batalha ! Mas , eu creio que mais tarde esse grupo se juntaria a vários outros ... Formando uma grande hoste , e isso era somente o numero de homens "da casa" de Hador , imagine todos os "estandartes" juntos !! , Porem , em questão de poder , acho que seria o exercito de angbang , em meio a guerra da ira! Pois , conseguiram , resistir ao ataque de valinor , por muito tempo!
 
Sempre pensei na armada de Ar Pharazôn, não só porque intimidou as hostes de Sauron mas porque era composta somente de Edain - e tocou o terror mesmo assim.

As hostes de Morgorh, de Valinor, Última Aliança, tinham seres mais resistentes do que Edain (Eldar, trolls, orcs, etc - sim, creio que orcs são mais resistentes, ao menos fisicamente, embora mais rudes), já Númenor só tinha Edain.

"Mas eles tinham ascendência elda e ainu, se pensarmos na Melian".

Sim, tinham. Mas era algo já distante, e não deixavam de ser mortais.
 
Peço desculpas por estar desenterrando um tópico tão antigo, mas acabei de reler o Silmarillion e gostei muito desse tópico. Pelo que li no Silmarillion a "hierarquia" de força dos exércitos da Arda/Terra-Média seria:
1 - Exército de Valinor (Obviamente)
2 - Última Aliança de Elfos e Homens
3 - Exército de Morgoth/Angband
4 - Armada de Ar-Pharazôn.

Muitos acham que a Armada de Ar-Pharazôn é mais forte que a Última Aliança ou até mesmo o Exército de Valinor, mas há uma passagem no Silmarillion, no capítulo DOS ANÉIS DE PODER E DA TERCEIRA ERA, ao meu ver nega essa teoria.



Esse trecho deixa explicito que a Última Aliança tinha em suas hostes armas superiores as criadas pelos Númenorianos, e tinha um exército mais numeroso que a Armada de Ar-Pharazôn, perdendo somente para o Exército de Valinor que destruiu Angband. E continuo achando que o Exército de Angband também seria superior ao de Ar-Pharazôn, pois "resistiram" as forças de Valinor por mais de 40 anos.

Esse trecho que dizem que o Tolkien escreveu contando que o Exército Númenoriano era o maior já visto na TM existe mesmo? Eu nunca cheguei a ler algo assim, ou não lembro.

:D

Acho que fazer esse ranking dá um resultado que não é 100%. Muitos trechos não possuem os números e efetivos. Na verdade só na minoria dos casos Tolkien dá números reais dos exércitos.


Mas acho que dá pra afirmar que o melhor e maior é o exército de Valinor, comporto por eldar e liderado por maiar que varreu as hostes de Angband. E em segundo, o exército de Morgoth, que além de centenas de milhares de orcs, possuía lobisomens, trolls, e sua tropa de elite eram Balrogs e dragões com Ancalagon na frente.


Em terceiro lugar, Ar-Pharazôn suplantaria os demais. Pois não estamos falando aqui apenas de efetivo militar (o exército da Última Aliança era maior, de acordo com as obras). Númenor possuía armaduras e armas excelentes, como os Arcos de Aço, e não achei a fonte aqui, mas muito é dito sobre eles já possuírem a pólvora, o que pesa a favor dos edain.


Mas um não citado, é o exército dos noldor e edain da Quinta Batalha. Noldor ainda com o brilho de Valinor em suas faces, que desafiavam Balrogs. Os pais dos Edain, onde só Húrin sozinho matou 70 trolls, são nomes incríveis que precisamos levar em conta. Não existe um número exato daquele efeitvo, mas é dito que o exército de Turgon (20mil lanças de Gondolin) quase dobraram os efetivos dos Eldar, podemos imaginar no mínimo 40 mil noldor fora os edain.


Se eu fosse apostar, colocaria a aliança de Maedhros acima dos exércitos de Sauron da segunda Era, e mesmo acima da Última Aliança.


Enfim, os três primeiros são “fáceis”. Pra completar o TOP Five, uso mais achismo.


1-Exército de Valinor da Batalha da Ira

2-Forças de Angband

3-Hostes de Ar-Pharazôn

4-Aliança de Maedhros

5-A Última Aliança de Elendil e Gil-Galad

6-Forças de Sauron no final da segunda Era.

7-Exército dos Hobbits de Beiragua. :mrgreen:
 
Acho que fazer esse ranking dá um resultado que não é 100%. Muitos trechos não possuem os números e efetivos. Na verdade só na minoria dos casos Tolkien dá números reais dos exércitos.


Mas acho que dá pra afirmar que o melhor e maior é o exército de Valinor, comporto por eldar e liderado por maiar que varreu as hostes de Angband. E em segundo, o exército de Morgoth, que além de centenas de milhares de orcs, possuía lobisomens, trolls, e sua tropa de elite eram Balrogs e dragões com Ancalagon na frente.


Em terceiro lugar, Ar-Pharazôn suplantaria os demais. Pois não estamos falando aqui apenas de efetivo militar (o exército da Última Aliança era maior, de acordo com as obras). Númenor possuía armaduras e armas excelentes, como os Arcos de Aço, e não achei a fonte aqui, mas muito é dito sobre eles já possuírem a pólvora, o que pesa a favor dos edain.


Mas um não citado, é o exército dos noldor e edain da Quinta Batalha. Noldor ainda com o brilho de Valinor em suas faces, que desafiavam Balrogs. Os pais dos Edain, onde só Húrin sozinho matou 70 trolls, são nomes incríveis que precisamos levar em conta. Não existe um número exato daquele efeitvo, mas é dito que o exército de Turgon (20mil lanças de Gondolin) quase dobraram os efetivos dos Eldar, podemos imaginar no mínimo 40 mil noldor fora os edain.


Se eu fosse apostar, colocaria a aliança de Maedhros acima dos exércitos de Sauron da segunda Era, e mesmo acima da Última Aliança.


Enfim, os três primeiros são “fáceis”. Pra completar o TOP Five, uso mais achismo.


1-Exército de Valinor da Batalha da Ira

2-Forças de Angband

3-Hostes de Ar-Pharazôn

4-Aliança de Maedhros

5-A Última Aliança de Elendil e Gil-Galad

6-Forças de Sauron no final da segunda Era.

7-Exército dos Hobbits de Beiragua. :mrgreen:

Pensando bem concordo que o exército de Angband deve ocupar o 2º lugar, afinal eles resistiram relativamente bastante e os dragões alados fizeram com que as forças de Valinor recuassem, acho que isso já é uma baita coisa :lol:. Ainda não tive oportunidade de ler muito sobre o exército de Númenor, só botei abaixo da Última Aliança por causa da citação que diz que a mesma tinha números superiores (de hostes) e então achei que isso já bastaria, mas como você disse que eles tinham um poderoso arsenal de armas, então pode ser que eles estejam na frente.
Me esqueci completamente da Nirnaeth Arnoediad e a Aliança de Maedhros, se não me engano é dito que Morgoth praticamente esvaziou Angband para conter o exército inimigo e se não fosse pelas traições que ocorreram acho que Angband teria sido "derrotada"...
Diante disso acho que devo rever meu top 5:

1 - Exército de Valinor (ou exército dos Hobbits)
2 - Exército de Angband
3 - Aliança de Maedhros
4 - Exército de Ar-Pharazôn
5 - Última Aliança
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo