• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Para Tolkien, seriam os homens mais importantes que os elfos?

Lord Khamûl

Usuário
Qual a sua opinião a respeito dos papeis dos homens e dos elfos em Arda?

Tantos os eventos relatados no Silmarillions, no O Hobbit e no SDA mostram a grande relevâcia e/ou importância imprescindíveis para o decorrer da existência dos povos da Terra Média. :yep:

Sempre percebi que os homens tinham um valor especial em relação aos outros povos, principalmente com relação aos elfos, claro que não estou dizendo que os valores históricos, políticos, sociais e de fraternidade dos elfos fossem menores, não é isso! :roll:

Mas sim num sentido onde Tolkien como homem colocou ações importantes nas mãos dos homens para o Destino do Mundo.

Portanto, qual a opinião de vocês?

Para Tolkien, seriam os homens mais importantes que os elfos?

Será que eu filosofei muito? :think:
 
Última edição:
não creio que seja questão de importância, maior ou menor, afinal ambos são filhos de Ilúvatar.

creio que a maior ênfase que tolkien dá a determinada raça tem a ver com a era contada: no silmarillion ele fala da criação de arda, dos valar, dos maiar, dos istari, da chegada dos primogênitos... ou seja: o foco é maior para o desenrolar da história dos elfos, se bem que ele fala não somente dos primogênitos (elfos) mas dos outros filhos (que são os homens)... mas os primogênitos aparecem mais por serem justamente os primeiros a passarem por situações...

o sda já fala do domínio dos homens, depois da guerra do anel... com o acréscimo dos hobbits.

agora, pessoalmente... eu acho que o tio tolkien tinha fascínio pelos elfos, apesar de se sentir um hobbit...
 
Tolkien jamais colocaria um povo "acima" do outro. Embora possa parecer que os feitos realizados pelos homens sejam mais relevantes, uma mera lembrança das histórias do Silmarillion apaga essa idéia da nossa mente. Inúmeras vezes os inimigos do mundo foram derrotados em batalha pelos elfos, muito mais vezes do que os homens poderiam clamar para seu lado. Temos essa impressão apenas porque as histórias dos homens são contadas com mais detalhes, ocupando um espaço maior nos livros. A Batalha de Fingolfin, por exemplo, é algo muito mais aterrador do que a maioria das aventuras dos humanos, mas é relatada em breves linhas, por isso não aparece tanto como as aventuras de Turin.

Abraços.
 
Creio que não existiam povos mais ou menos importantes, todos colaboraram para o desenvolvimento de Arda, tanto para o lado bom como para o lado ruim!!
A ação de cada um leva a ação do outro e assim por diante. Tanto Elfos como os Homens tiveram seu momento de vitória e de derrota, e cada povo teve seu tempo e sua Era.
Há diferenças, como por exemplo, os anões não ligavam para os acontecimentos que não se relacionassem a seu povo, portanto não existem grandes relatos sobre eles, enquanto homens e elfos fizeram os maiores feitos de Arda. Mas isso não quer dizer que determinada raça seja mais importante que outra!!
 
Não acredito que Tolkien dê maior relevância a um povo do que a outro na história da TM. O que ocorre é, de repente, uma preferência natural do autor com certo povo e não uma importância maior, ou uma soberania dos elfos ou homens. Pelo menos eu não vejo como sendo assim.
Na minha percepção, tudo depende do momento e da história contada. No Silmarillion eu vejo os elfos como um povo grande, aparentemente os maiores. Mas em O senhor dos Anéis, a impressão é que a importância maior é dada aos hobbits. No final, no entanto, os homens se sobressaem. Portanto, vejo que é muito sazonal isso, depende do tempo que a história se passa.
 
Não acredito que Tolkien tenha dado mais importância pra alguma raça. Cada raça tinha características únicas e não dá pra dizer qual foi mais importante. Cada um teve seu momento de maiores feitos e glória.
 
Indo um pouco na contramão, eu tenho certeza que Tolkien dava mais importância a certos povos que a outros. Os anões não tem o mesmo grau de relevância que os Filhos "legítimos", originais. Os Filhos tem uma importância cosmogônica fundamental, eles são o catalisador da cura de Arda, de várias maneiras. É a disputa pelo destino dos Filhos que estabiliza o conflito entre os Poderes e Morgoth, e que vai conduzindo o mal à esfera circunscrita da moral. Mas, antes de tudo, é a introdução do livre-arbítrio em Eä, assim sendo o "mecanismo" de superação do mal, pela capacidade destes seres de produzirem beleza a partir da ferida que o mal ocasiona. Até aí elfos e homens participam da mesma forma. Mas são os homens que abrem caminho à cura completa de Arda, por não estarem presos à Arda Desfigurada. Os homens de alguma forma tem sim mais importância cosmogônica que os elfos.
 
Eu acredito que Tolkien tratava sim os povos de forma diferente. Não é para mais também, já que cada povo tem suas particularidades: alguns participam mais da história geral do mundo, outros são mais restritos, por isso alguns acabam aparecendo mais do que outros em sua obra. Alguns, mesmo restrito, acabam aparecendo mais por força do destino, como é o caso dos Hobbits.

Já quanto aos elfos e quanto aos homens, eu não acredito que, no geral, uns tenham mais importância do que outros. Cada um teve um grande papel, seja para o bem, seja para o mal, e, sem querer soar piegas, mas alguns mals vem para o bem. Além disso, ambos os povos tiveram uma enorme participação na história de Arda, portanto acho que Tolkien não deu importância maior para nenhum dos dois.
 
Qual a sua opinião a respeito dos papeis dos homens e dos elfos em Arda?
Os primogênitos desempenharam um papel importantíssimo na mitologia, porém passageiro, muito foi contado deste povo. Já o povo dos homens será o que permanescerá, apesar de pouquíssima coisa ter sido escrita sobre o que ocorreu após a destruição do Um.
Para Tolkien, seriam os homens mais importantes que os elfos?
Pensando no dom da morte, certamente sim, os homens foram privilegiados na mitologia e podem certamente ser encarados como o foco. Eldar e Edain desempenharam papéis igualmente imprescindíveis, mas ainda assim o mundo foi feito para os homens.
 
Não é que Tolkien desse importância mais a uma raça da Terra-Média do que a outra, a questão é que em cada Era, houve uma raça que apresentou uma atuação de maior relevância. Na Terceira Era, os Homens eram a maioria e estavam adquirindo maior força de atuação. O momento era dos Homens - a quantidade faz a diferença, porque representa maior poder de decisão política e social.
Os elfos têm uma posição de destaque na primeira Era - os homens, neste momento, são vistos como criaturas de pobreza espiritual e poucos momentos de relevância para o contexto histórico, são poucos aqueles que ganham destaque.
Acho que Tolkien consegue fazer uma brilhante evolução da humanidade da Terra-Média e fazem um diálogo relacional com as outras raças extremamente convincente com as relações humanas de diferentes etnias, por exemplo.
 
Acredito que o a raça mais importante para ele sejam os homens.

Apesar de os elfos serem mais poderosos que os homens, a grande dádiva foi reservado por Eru aos mortais. Os elfos apesar de imortais, tinham sua eternidade definida.

Talvez Tolkien não tenha vivido o suficiente para falar mais dos sucessores.
 
Eu acho que a importância dada aos homens era muito grande. Enquanto os elfos estavam na Terra Média de passagem, aos homens ela foi entregue como herança, conforme descrito no conto de Adanel. Ou seja, o papel dos elfos era preparar a terra para que os homens pudessem recebe-la e governá-la. E enquanto aos elfos era destinada uma vida ligada a existência de Arda aos homens era concedido o eterno descanso, livre das lembranças e do sofrimento. E se posteriormente os homens fizeram dessa benção uma maldição foi por suas próprias escolhas erradas.
 
Depende.

Se você questionasse de que raça Tolkien gostava mais eu diria que seria dos Hobbits, é a impressão que eu tenho, mas completaria dizendo que seria impossível sabermos, a não ser que ele tenha respondido essa questão.

Mas como a pergunta refere-se a importância vejo um problema de contextualização. Pois importância para Tolkien em que sentido? Não vejo como generalizar essa importância, todos eram criação dele. Importância na Terra Média? Em cada parte da sua história os povos tiveram uma importância, maior ou menor, mas essencial. Não consigo discutir isso, julgar qual seria mais importante para Tolkien, quando me lembro que uma mensagem que o SdA transmite é justamente que até a mais "insignificante" das criaturas pode ser essencial... assim vejo os povos criados por Tolkien. Todos são essenciais para a sua história e isso anula qualquer grau de importância ao meu ver. É quase como perguntar a Tolkien qual de seus filhos é mais importante... poder ter o que ele mais simpatize e goste...mas mais importante? será pertinente essa questão?
 
Não. Acho que Tolkien não queria que os filhos de Ilúvatar fossem comparados quanto à sua importância e poder, pois homens e elfos tinham modos de viver e ver a vida diferentes, assim como seu destino depois dela...O que ocorre é que Arda, no fim das contas, foi mais destinada aos homens...O que acham?
 
Depende.

Se você questionasse de que raça Tolkien gostava mais eu diria que seria dos Hobbits, é a impressão que eu tenho, mas completaria dizendo que seria impossível sabermos, a não ser que ele tenha respondido essa questão.

Sim, Tolkien tinha um carinho especial pelos hobbits.

É quase como perguntar a Tolkien qual de seus filhos é mais importante... poder ter o que ele mais simpatize e goste...mas mais importante? será pertinente essa questão?

Na verdade todas as raças e seres que habitavam arda tinham um valor substancial, mas de certo modo eu compreendo que Tolkien dava um valor especial aos homens até mesmo por ele ter sido o que nós somos, homens...

:DSim, para mim é pertinente, pois eu achei interessante levantar esse questionamento senão eu não teria criado o tópico :think:
 
Tolkien via nos elfos aquilo que ele próprio desejaria ser: imortal e belo.
Mas como simples mortal, talvez gostasse de ter sido um hobbit, bonacheirão e de vida tranquila.
Só que, infelizmente como todos nós, ele era humano, cheio de defeitos e diferentes estados de humor, e com destino traçado.

Duma coisa eu tenho a certeza: Tolkien vivia mais na Terra Média do que no mundo real.
E é disso que sinto inveja: a sua mente levava-o a viajar e a viver em dois mundos.
Quem me dera! :yep:
 
Última edição:
Como algumas pessoas ja disseram, eu não acho que Tolkien tenha classificado os Homens ou os Elfos, como mais importantes ou menos. Acho que Tolkien tratou as duas raças igualmente, como se ele fosse contando de pouco a pouco sobre cada povo durante suas obras e que algumas vezes deu mais ênfase aos Homens.
 
Cada raça teve seu papel em determinada época. E por terem nascido primeiro e vivido por duas longas Eras, os elfos tiveram uma maior participação nos eventos de Arda. Já os Atani ainda estão descobrindo qual é sua parte na Canção Magnífica. Diferente dos elfos, os homens nunca conseguiram manter uma civilização coesa por muito tempo. Sempre esteve em guerras contra outros homens e o lado vencedor sempre está reconstruindo tudo o que foi destruído. Ô sina triste a nossa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo