• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Que pensam a respeito

Arwen_Tinuviel disse:
Eleandïr, não quero te ofeder mas concordo com seus professores, Pasquale é um pretencioso sim. Conhecer gramática tradicional ou normativa não é conhecer a língua portuguesa. Infelizente ele propaga um tipo de pensamento que nos ultimos anos tentamos erradicar, o do preconceito linguisitco, e de que o Brasilero não sabe português.

Desculpe se sou dura. Más a GT defendida nas gramáticas normativas e por pasquale é do século XIX, e difere muito do chamado PB portugues brasilero, lingua em uso hoje, que difere tanto do que diz a GT(gramatica tradicional)brasileira quanto a GT portuguesa que orienta o português europeu.

Para comporovar o que estou dizendo vasta olhar a gramática de usos do Becharara, ou da Maria Helena Moura Neves. O no seu dia a dia. Ninguem diz ou esgreve as particuas"SE" como está na gramática em enclise mas em sim em proclise. As difereças antes bem marcadas do este e do esse estão se apagando...as linguas faladas são organismos vivos, e estão em constante transformação e não há nada que barre isso, embora seja um processo lento e as vezes demore séculos para se fazer notar. Tolken como filologo sabia disso e descreveu esse moviento ao logo do Senhor dos aneis ao relatar a mudança na lingua falada em Numenor nos primeiros tempos, a lingua geral, e mesmo a mudança de Lothorien para Lorien na pronuncia dos elfos...todo o romance tem inferencias as teorias linguisticas....um os grandes pontos do romance.

Desculpe se falo demais. Bjs a todos

Arwen, em nenhum momento citei o Pasqualle acho que a sua resposta era pro Fharallwad, não era?

:ahn?:
 
É realmente triste isso. Mas os ventos da mudança já vem soprando do oeste, empurrando as sombras do ostracismo para longe. Aqui na minha cidade já tiveram duas palestras na Unesp para o curso de letras tendo como tema algo da obra de Tolkien.
Um dado importante de se lembrar, é que o Mestre não inspirou-se apenas na cultura Celta, mas também na Mitologia Nórdica (em vários aspectos)
 
Eleandïr desculpe vc tem razão...é que digitei um pouco apressada....


Hynn está certo...Tolken é tão rico que é tolice dizer que se baseou apenas na cultura celta...valeu por lembra...bjs a todos
 
Última edição:
o que importa é que todos nos concordamos que tolkien é demais e blah, blah, blah.voces sabem o que tolkiem é, se achassem que o tolkiem é uma paraliteratura nao estariam no valinor.
é só o que eu acho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo