• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homossexualismo

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Homossexualidade

A pouco lendo uma crítica do filme "O segredo de Brokeback Mountain", veio uma questão à mente. Será que existia(ou seria possível que existisse) homossexualismo dentro da sociedade élfica? E como vcs acham que eles encarariam isso? Não só dentro da própria sociedade, mas também junto aos povos humanos
Gostaria de opiniões. :D
 
Última edição:
Considerando que Tolkien era cristão e seguia os preceitos do cristianismo, provavelmente não teria essa possibilidade.

Mas se formos comparar com o mundo como ele realmente é, creio que não só na sociedade élfica, mas seria capaz de aparecerem casos em outros povos da Terra-média.
 
Tava pensando agora nos povos:
- Humanos? Tá, beleza.
- Anões? Bem, existem comentários que as Anãs tinham barba também, então não deve fazer muita diferença. xD
- Elfos? Eles tem traços mais delicados, então também não seria tão estranho.

Daí pensei numa raça: Orc. Sim, isso sim seria bizarro! xD
 
Considerando que Tolkien era cristão e seguia os preceitos do cristianismo, provavelmente não teria essa possibilidade.

Mas se formos comparar com o mundo como ele realmente é, creio que não só na sociedade élfica, mas seria capaz de aparecerem casos em outros povos da Terra-média.

Concordo completamente Idril....
Acho que o único povo que seria difícil não ter homossexualismo, era os orcs, mas eu acho isso possível, apesar de pensar que Tolkien não colocou esse aspecto na obra.

Agora fico pensando dos pobres hobbits, ja penso se um humano se encanta por um deles? Digamos que ia ser um relacionamento bem peludo :lol: :obiggraz:
 
Idr¡l disse:
Considerando que Tolkien era cristão e seguia os preceitos do cristianismo, provavelmente não teria essa possibilidade.
Sei que Tolkien era cristão, e com certeza da parte dele essa possibilidade não existia. Mas se considerarmos a terra-média com um passado alternativo o nosso mundo...

Idr¡l disse:
Mas se formos comparar com o mundo como ele realmente é, creio que não só na sociedade élfica, mas seria capaz de aparecerem casos em outros povos da Terra-média.
Eu tb acredito que existiriam casos, mas fico me perguntando como eles regiriam á isso. Se preconceituosamente ou não, até que ponto(ou em que aspectos) o preconceito é algo apenas humano.
 
Última edição:
Alguns casos são sim engraçados (ou bizarros) de se imaignar. Mas vamos pro lado sério da coisa. =]

Shantideva disse:
Eu tb acredito que existiriam casos, mas fico me perguntando como eles regiriam á isso. Se preconceituosamente ou não, até que ponto(ou em que aspectos) o preconceito é algo apenas humano.

É difícil pensar como uma elfa, sendo que sou humana. Mas vamos tentar, como sempre fiz. :)

Se existe uma ética sexual e amorosa a ser seguida na Terra-média, assim por dizer, provavelmente tanto elfos quanto qualquer outra espécie encarariam isso como algo absurdo e estranho. Se incutirmos também o pensamento medieval, e não o da história antiga onde o homossexualismo era até incentivado em exércitos, posso afirmar que existia preconceito sim.

Não podemos falar que não tinha preconceito e nem que tinha em exagero, tanto porque Tolkien não disse nada aparentemente.Ah, obviamente, sem falar que da mesma forma que não podemos ver o nosso mundo como um lugar ideal e justo, também não podemos ver a Terra-média com esse tipo de visão "colorida" (sem alusões a homossexualismo aqui, por favor).
 
Provavelmente Tolkien não disse nada a respeito por ser de uma época em que o assunto era ainda mais tabu do que o é hoje. Algo muito desconfortável de se falar, quanto mais de se inserir numa história.

E, se for para pensar na sociedade élfica, penso como uma sociedade similar à medieval... então o preconceito seria muito grande sim... não consigo imaginar os argumentos de tal preconceito, por não ser uma sociedade cristã, mas certamente seriam marginalizados, como eram os homossexuais na Idade Média.
 
Acho que Tolkien não iria detalhar tanto a suas obras, colocando elementos da vida real, que quase certeza, ele não dava a mínima. A história era dele e pronto, não tinha que colocar isso para agradar, se é que vocês me entendem =)
 
Eis um trecho de Leis e Costumes dos Eldar, na seção nº2, "Dos Nomes":

De acordo com os eldar, a única "marca" de qualquer pessoa que não estava sujeita a mudança era a diferença de sexo. Pois isto eles acreditavam pertencer não somente ao corpo [hröa], mas também à mente [indo] igualmente: isto é, à pessoa como um todo. Esta pessoa ou indivíduo, eles freqüentemente chamavam essë [que é "nome"], mas ela também era chamada erdë, ou "singularidade". Aqueles que retornavam de Mandos, entretanto, após a morte de seu primeiro corpo, retornavam sempre ao mesmo nome e ao mesmo sexo como anteriormente.

Ou seja, o corpo do elfo já correspondia com a sua alma, não havendo assim possibilidade de homossexualismo.

Vale lembrar que os elfos preservavam uma certa assexualidade. Faziam sexo apenas para reprodução, e não por prazer. Ou seja, não havia atração sexual.

Quanto aos humanos, bom, pelo menos entre os povos do oeste, isso deveria ser considerado um resultado da sombra de Melkor, e portanto reprovado. Deveria até acontecer entre os povos bárbaros distantes.

É claro, isso é opinião de Tolkien, não minha. :mrgreen:
 
Última edição:
Se analisarmos somente os personagens talvez houvesse sim um tipo de... bem homo não seria a palavra correta no quenya, pois em alguns capítulos como o dos Filhos de Húrin, Beleg demonstra um tipo de amor por Turambar. E não era um amor fraternal. É estranho que os elfos só manifestassem esse sentimento pelos humanos, com outros elfos não lembro de nenhuma passagem.
 
Beleg demonstra um tipo de amor por Turambar. E não era um amor fraternal.
nunca tinha percebido... XD
mas acho que Tolkien não colocaria isso em sua obra, e acho que entre os eldar menos ainda, e aquele trecho de Leis e Costumes dos Eldar, deixa claro isso
 
Elring disse:
Beleg demonstra um tipo de amor por Turambar. E não era um amor fraternal.
Hum, eu não vejo dessa forma... Pra mim o amor do Beleg para com o Túrin é como o do Sam para com o Frodo...
Beren Camlost disse:
mas para uma obra séria como senhor dos aneis, nunca um autor nunca colocaria homessexualismo
Ué, homossexualismo por acaso é uma piada, uma coisa indigna de ser levada a sério? :eek:
 
Beren Camlost disse:
Orc hahaha imagina que coisa desagradavel... mas para uma obra séria como senhor dos aneis, nunca um autor nunca colocaria homessexualismo.:cerva:

Ué, e o que o homossexualismo tiraria de seriedade das obras de Tolkien? ALiás, o que este assunto tira de sério de qualquer obra? Achei esse seu argumentando um tanto precipitado, meu caro. :eh:


Elring disse:
Beleg demonstra um tipo de amor por Turambar. E não era um amor fraternal.

Assim como o Olorin Roux, encaro o amor que um tinha pelo outro da mesma forma que era o sentimento entre Frodo e Sam: amor fraternal. Tolkien participou da Primeira Guerra Mundial e sabe melhor do que qualquer um de nós que em um evento do porte, a fraternidade entre as pessoas do mesmo sexo e de sexo oposto aumenta e muito! E ele provavelmente quis demonstrar isso tanto com Sam e Frodo quanto com Beleg e Húrin Turambar. :)
 
Eu não acho que teria sido um mal se Tolkien tivesse colocado homossexuais em suas histórias... Talvez para a época em que escreveu e para a sua formação parecesse meio estranho, mas se você for ver nos dias atuais :think:, mesmo em tempos no passado ou no presente o homossexualismo existia e provávelmente deveria ter existido na sociedade Tolkiana...

E com certeza o amor entre Beleg e Húrin Turambar/ Frodo e Sam era totalmente fraternal :abraco: :mrgreen:
 
Concordo com o que muitos disseram, mas quero fazer nota especialmente do último post de Idril, o de nº 15, logo acima.


Homossexualidade é assunto muito sério, como tudo o que diz respeito à intimidade do ser humano. Abordá-lo na obra não faria com q esta ñ fosse séria...

Ademais, hoje se deve usar mais a palavra ''homossexualidade'', ao invés de ''homossexualismo'', pois o sufixo ''ismo'' leva à idéa de doença, como em ''alcoolismo'' etc. É o que dizem os especialistas.

Voltando ao tema, ñ creio que houvesse homossexualidade entre elfos, nem entre anões.

Entre humanos é mais provável. Até onde sei, ñ há relatos disso, em nenhum lugar dos livros de Tolkien.

Mas acho prudente ñ descartarmos tão cedo a hipótese; Tolkien gostava de falar do que havia no mundo e dos caminhos q os seres humanos podiam trilhar.

Como parece ñ haver nada nas obras, aconselho a que todos nós acguardemos a publicação das "Cartas de J. R. R. Tolkien", para vermos se o autor falou do assunto.

Excelente tópico, Shantideva!
 
1) O cristianismo nega a homossexualidade? ou apenas a condena? ao meu parco entender, tanto faz Tolkien ser cristão ou não, para explorar a homossexualidade... até mesmo como uma coisa "ruim", ele teria esse filão.

2) Alguns pensam que humanos poderiam ser homossexuais, mas elfos não... como se os elfos, como seres "perfeitos", fossem incapaz desta "falha". Haja preconceito... :blah:

3) Para mim, é muito mais fácil imaginar homossexuais tolkenianos entre os elfos do que entre os humanos, por incrível que pareça! deve ser influência do Duque , com sua célebre tiradinha: "no mínimo vc acredita em Papai Noel, Coelho da Páscoa e Elfos Machos". :lol:

4) Elfos assexuados? faziam sexo só prá procriar? por Eru, me digam de ONDE vcs tiraram isso!! :roll:

5) A amizade fraternal de Beren :grinlove: e Turin, Sam e Frodo, e até mesmo de Legolas :grinlove: e Gimli já foi palco de muitas insinuações... e algumas delas bem pertinentes, admitamos! :hanhan:

6) Homossexualismo é atualmente um modismo literário,/cinematográfico. Mas, naquela época, não era coisa prá se explicitar dessa forma. Veja o pobre Wilde, que escandalizava a sociedade e acabou preso por uma relação assim. Mesmo que Tolkien quisesse explorar a homossexualidade, a sociedade não permitiria... nem a crítica. E ele queria publicar livros, logo... sutileza! :hanhan:
 
Lasgalen disse:
1) O cristianismo nega a homossexualidade? ou apenas a condena? ao meu parco entender, tanto faz Tolkien ser cristão ou não, para explorar a homossexualidade... até mesmo como uma coisa "ruim", ele teria esse filão.

3) Para mim, é muito mais fácil imaginar homossexuais tolkenianos entre os elfos do que entre os humanos, por incrível que pareça! deve ser influência do Duque , com sua célebre tiradinha: "no mínimo vc acredita em Papai Noel, Coelho da Páscoa e Elfos Machos". :lol:


5) A amizade fraternal de Beren :grinlove: e Turin, Sam e Frodo, e até mesmo de Legolas :grinlove: e Gimli já foi palco de muitas insinuações... e algumas delas bem pertinentes, admitamos! :hanhan:

6) Homossexualismo é atualmente um modismo literário,/cinematográfico. Mas, naquela época, não era coisa prá se explicitar dessa forma. Veja o pobre Wilde, que escandalizava a sociedade e acabou preso por uma relação assim. Mesmo que Tolkien quisesse explorar a homossexualidade, a sociedade não permitiria... nem a crítica. E ele queria publicar livros, logo... sutileza! :hanhan:

Eu também brinco com a sexualidade desses personagens (principalmente do Legolas), mas isso não quer dizer que acho o Tolkien tenha pensado neles como gays. É só porque para a nossa cultura esse tipo de personagem é facilmente taxável de gay, o que talvez não o fosse para ele.

Concordo com vc quando diz que o cristianismo não nega a homossexualidade, apenas a condena. Mas discordo com vc quando diz que tanto faz a fé de Tolkien para ele explorar ou não o assunto. Volto a dizer que na época o assunto era ainda mais tabu do que é hoje, portanto seria mais difícil ainda para um cristão conservador como ele citar homossexualidade na obra. Se o fizesse, seria de forma repressora.
 
Acho totalmente fora de cogitação homossexualismo na obra de Tolkien.

Um exemplo é a amizade de Frodo e Sam, mesmo Sam dizendo que ama o senhor Frodo, é um amor tão fraternal tão sincero de lealdade e consideração que já mostra de que se houvesse homossexualismo seria uma amor diferente do que ha entre eles. Ou seja, existe o amor entre dois homens, mas não com malicia ou interesses sexuais.
 
rafael_ganryu disse:
Acho totalmente fora de cogitação homossexualismo na obra de Tolkien.

Um exemplo é a amizade de Frodo e Sam, mesmo Sam dizendo que ama o senhor Frodo, é um amor tão fraternal tão sincero de lealdade e consideração que já mostra de que se houvesse homossexualismo seria uma amor diferente do que ha entre eles. Ou seja, existe o amor entre dois homens, mas não com malicia ou interesses sexuais.

Amor com interesses sexuais é malicioso? :roll:

Bem, mas lembrem-se de que Frodo teve que praticamente "empurrar" Sam para ele se casar... ou seja: se Frodo reprovasse, era capaz dele permanecer solteiro, pro conta da "devoção" a seu amo ... vejam bem: Sam podia não ter qualquer interesse "físico" em Frodo. Mas pelos conceitos platônicos, ele o amava como a um par...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo