Primeiro quero agradecer o Oroatan por tirar minha dúvida quanto ao
Rapid Strike, no tópico "Preconceito contra GURPS".
Agora minha nova dúvida (essa é cabeluda
)
GURPS 4º edição:
Quais seriam as consequencias de modificar o combate, tornado-o parecido com um
contest de skills, ou seja, baseado em
margem de sucesso?
Deixe-me elaborar:
Meu grupo novo reclamou que o defensor não deveria ter um valor fixo/absoluto para defender-se. Deveria, ao invés disso, ter seu teste de defesa dependente da eficiencia e pericia com que o ataque do oponente foi desferido. Ou seja, se um oponente fez um teste de ataque e obteve margem de sucesso muito alta (9 por ex. ) , não é justo o defensor conseguir aparar um ataque tão bem executado obtendo margem minima ( zero ) no teste de defesa.
Eu afirmei a eles que GURPS, como o ótimo Toolkit que é, nos permite criar e moldar qualquer regra à nossa vontade. Então pensei em basear o combate em "Margem vs Margem", ou seja quem tiver a maior margem de sucesso prevalece.
Ex: Dois lutadores (A e B) possuem as mesmas habilidades, que são:
DX: 12
HT: 12
Speed:6
Espada: 12
Escudo: 12
Aparar:9
Bloquear: 9
Esquiva:9
De cara há um problema: entre 2 lutadores com igual pericia, o atacante sempre teria vantagem. Isso por que para uma pericia de combate 12 por ex., o atacante rolaria abaixo de 12, enquanto o defensor rolaria abaixo de 9 (seu aparar, que é igual a Esgrima/2 + 3, ou seja 9 ). Isso não seria justo - se os dois têm a mesma parícia, por quê o atacante teria vantagem?
Então pensei que, para realizar Margem vs Margem, deveria desconsiderar as fórmulas padrões de Aparar, Bloquear e Esquivar. Ao invés disso, Aparar e Bloquear se tornam exatamente iguais às respectivas perícias (no caso, 12). E esquivar passaria a ser o dobro de sua velocidade de reação, ou seja, ao invés de 9 (Speed +3 ), passaria a ser 12 (Speed x 2 ).
Então os mesmos lutadores, convertidos para a nova regra, ficariam assim:
DX: 12
HT: 12
Speed: 6
Espada: 12
Escudo: 12
Aparar: 12
Bloquear: 12
Esquivar: 12
Feito isso, teríamos um combate mais justo (e aos gostos particulares dessa galera ), já que este passaria a ser Margem vs Margem, ou seja, agora os dois atacantes, com o mesmo nível de pericia, teriam a mesma chance, tanto pra atacar, quanto pra defender.
Ex. O atacante ( A ) realiza um ataque simples. Sua pericia é 12 (vide tabela acima), e ele rola 10. Sua margem de sucesso é 2. O defensor (B ), tenta defender, seu aparar é 12 (vide tabela acima ) e ele rola 11. Sua margem de sucesso é 1, ou seja, é menor que a do atacante, então, ele recebe o dano - mesmo que tenha rolado abaixo de sua skill, não conseguiu bater a margem de sucesso do atacante.
A princípio essa customização seria rápida e simples, apenas alterando os valores de defesa (Esquivar, Aparar e Bloquear ). Mas será que há alguma consequencia nociva disto, e eu não esteja enxergando? Preciso de ajuda.