• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf x balrog

Concerteza Sauron sairia ganhando já que suas forças comparada a força do dragão concerteza são superiores ainda mais somando todo o poder que Sauron poderia reunir. E concerteza Sauron destruiria o dragão já que não seria tão dificil encontrar seu ponto fraco se um arqueiro humano já o fez.
 
Hummm... agora entendo... mas quanto ao ponto fraco de Smaug, quam o encontrou não foi Bilbo?
E... Se ao inves de Smaug fosse Glaurung? E outra duvida...:think:... poderia Sauron como maiar, alcançar um dia o nivel de poder de Melkor que era um Valar?
 
Hummm... agora entendo... mas quanto ao ponto fraco de Smaug, quam o encontrou não foi Bilbo?
E... Se ao inves de Smaug fosse Glaurung? E outra duvida...:think:... poderia Sauron como maiar, alcançar um dia o nivel de poder de Melkor que era um Valar?

Os Anões conheciam o ponto fraco dele, então um corvo (não me lembro do nome) que ouviu uma conversa deles com Bilbo explicando qual era o contou a Bard, que conseguiu matar o dragão.

E não, Sauron jamais poderia alcançar o poder de Melkor, mesmo estando no seu auge e o outro consideravelmente enfraquecido. De facto, nada poderia alguma vez alcançar o poder de Melkor.
 
Quando falamos em Sauron, pensamos não só nele, mas no poderio de seu exército.
 
Exatamente, e a questão Melkor e Sauron, avaliada deste prisma, é imensamente distante. Melkor como uma divindade maior, e como o mais poderoso dentre os mais poderosos dos Ainur, os Valar, e ainda mais, os Sete maiores.
Enquanto Sauron, como divindade menor, era provavelmente um dos mais (senão o mais) poderoso dentre os Maiar.

Qualquer criatura que seja comparada com Melkor em seu apogeu é digna de pena.

Abraços.
 
Eu concordo com tudo que vcs falaram, realmente quanquer criatura que se opor a melkor no seu ápice seria derrotada, não só pela força fisica dele que não é lá essa coisas, vide luta dele com...é...esqueci que melkor varias vezse é ferido porém ao final ele vence, não foi uma vitória facil, o cerne dessa questão de força é o poderio militar não a propria força em si.

Saruman, por exemplo. Não era de maneira nenhuma servo de sauron, mas servia aos seus propósitos. Sauron fingia não saber das reais intenções de Saruman e se aproveitava das vezes que o fingido trabalhava a seu favor.

Saurom não tinha ceretza plena das intenções de Saruman ele tinha sim muita desconfiança para com saruman, más certeza certeza ele não tinha acho eu, pois se o tivesse assim que saruman começou a procurar o um ele tentaria destrui-lo agora como eu não sei, mandanfo os 9 para lá, acho que não, citação de gandalf depois de quebrare o cajado de saruman fala que Saruman mesmo sem o cajado poderia ludibriar e aprisionar os nazguls na torre de insengard, enqquanto as tropas para chegar em insengard saurom teria que passar por roham e gondor para chegar lá e os soldados dessa região não ficariam parados não.
 
Teríamos ainda assim uma grande entidade divina, talvez o mais poderoso de todos os Maiar. É algo muito amplo de se pensar.
Sauron fora usado como "instrumento" de Melkor, mas mostrou-se por fim poderoso o bastante para tornar-se (em menor grau) um Senhor do Escuro.
 
Saurom não tinha ceretza plena das intenções de Saruman ele tinha sim muita desconfiança para com saruman, más certeza certeza ele não tinha acho eu, pois se o tivesse assim que saruman começou a procurar o um ele tentaria destrui-lo
Quando Saruman começa a usar o palantir ele entra em contato direto com Sauron, a partir desse momento começa a se desviar de sua missão enquanto Istari. Se achando forte o suficiente para o embate mental e capaz de enganar a qualquer um, cai nas tramas de Sauron e passa a ser de uma valia enorme. Se Saruman chegasse ao Um antes de seu dono, rapidamente seria subjugado pois o Anel só tem um senhor. Enquanto não aingia seu verdadeiro intento, formou um exército de Huruk-hai fortíssimo e ainda envenenou Theoden, fazendo Rohan inoperante durante bastante tempo.

Todos os povos da Terra-média juntos não poderiam derrotar os exércitos de Sauron naquela altura da Terceira Era, quanto mais Saruman sozinho. O lado mais fraco só saiu vitotioso por uma série de acontecimentos imprevistos e improváveis. Sauron estava confiante de que ninguém teria força de vontade suficiene para destruir o Um (e até onde vimos estava correto a esse respeito) e enquanto o Um existisse e pessoas o cobiçassem, ele continuaria sendo disparado o mais poderoso, salvo os Valar que não mais interferiam diretamente.
 
Última edição:
E se pensássemos apenas nele?

Não temos como pensar de Sauron apenas sendo "ele" .

"Ele" é o ardil em forma elevada, logo "Ele" perpassa o dom da palavra da influencia e do ardilosos meio de controlar as forças sombrias a seu favor.

O olho que a tudo comanda.
 
Não diria fim do tópico, alguns achavam que "Chama de Ûdun" poderia ser outra coisa, que não o Balrog. Fuçando os escritos de Tolkien, achei uma pequena indicação: Ûdun, em seu sentido primário, significa "inferno"; uma tradução aproximada para Utumno, a fortaleza de Morgoth. Bem, os Balrogach saíram de lá, tendo conhecimento disso, Gandalf o chama de Chama de Utumno.

Perceba que existe um vale em Mordor de mesmo nome, mas fora apenas um nome dado por homens, para relembrar o primeiro. Etimologicamente, Ûdun é Sindarin, uma tradução de Utumno, que por sua vez deriva de tum, ou tumbo, significando "vale profundo entre montanhas". Sendo purista, Ûdun nada mais é que "cova / fossa escura", ele apenas assumiu o significado "inferno" ao se comparar com a mitologia cristã. Os elfos, obviamente, não possuíam a concepção de inferno.

Porque isso é importante? Importante, pois esclarece a origem do Balrog de Moria, este pode ser um fugitivo da Queda de Beleriand, mas sem dúvida veio de lá.
 
Os Balrogs já se esconderam uma vez, quando Utumno foi destruída, e o último deles (pelo menos é o que acho) se escondeu novamente nas profundezas, mas não deixa de ser o que é.
 
Ou sejá fim do tópico.
Não antes de deixar aqui a minha interpretação da passagem incialmente proposta. :cerva:

" - Sou um servidor de Eru Ilúvatar, o portador de Narya. Você não pode passar. Morgoth não vai lhe ajudar em nada, Balrog. Volte para as Profundezas (lugar corrompido por Morgoth onde muitas das suas 'criações' se embrenharam e se esconderam fugindo da Ira dos valar, parte deste lugar foi alcançada pelos anões de Moria na sua insaciável busca por riquezas)! "

Sei que Narya não é a única interpretação possível para chama de Anor, realmente Gandalf poderia estar se referindo a algum poder que ele possuísse enquanto istari.

A Sombra poderia se referir a Morgoth, mas acho estranho Gandalf mandar o Balrog ir de volta para seu mestre, já que este estava num lugar onde ninguém poderia chegar, sua prisão no Vazio, a menos que por imposição dos valar. Poderia se referir ao Sauron, mas indiretamente estaríamos admitindo que Sauron seria o 'comandante' do Balrog. Minha vontade é de interpretar Sombra como 'Inferno'. Gandalf desesperado ao se deparar com um Demônio de Fogo ordena que ele volte para o Inferno de onde saiu. Essa interpretação não é de toda ruim, já que o Balrog saiu de Udûn e a fortaleza de Utummo de fato tinha profundas masmorras onde as maiores 'maldades' de Morgoth eram realizadas. Não é o inferno que algumas religiões pregam, o destino das almas sem salvação, a que me referiro, simplesmento o pior lugar que já existiu na Terra-média. Mas no fim fica do mesmo tamanho se interpretarmos que Profundezas são as extensões subterrâneas de Utumo, as quais não foram destruídas por completo.

" Finalmente, porém, os portões de Utummo foram arrombados, e seus salões, destelhados; e Melkor foi refugiar-se no canto mais profundo. Tulkas apresentou-se então para defender os Valar. Lutou com ele e o imobilizou com o rosto no chão. E Melkor foi foi acorrentado com Angainor, a corrente que Aulë havia feito, e levado prisioneiro; e o mundo teve paz por uma longa era.
Não obstante, os Valar não descobriram todas as poderosas masmorras e cavernas, ocultas com astúcia muito abaixo das fortalezas de Angband e Utummo. Muitos seres malignos ainda ali permaneceram, e outros se dispersaram e fugiram para as trevas e perambularam pelos lugares desolados do mundo, à espera da hora mais nefasta. E Sauron não foi encontrado."

O Silmarilion, página 51.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo