• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Flamengo Tetra ou Penta Brasileiro?

Flamengo tem...

  • ... cinco títulos brasileiros, claro!

    Votos: 17 32,7%
  • ... quatro títulos e ponto final

    Votos: 16 30,8%
  • ... mais é que se f*

    Votos: 19 36,5%

  • Total de votantes
    52
Não na base apenas de camisa e tradição.

Coloca o clube do São Paulo no caos de gerenciamento do Flamengo que não conseguiriam vencer nem sequer um paulistão.

O SPFC já teve presidentes que pouco ou nada acrescentaram, mas mesmo assim o clube hoje tem uma estrutura de primeira que é preciso alguém fazer uma cagada monstruosa pra acontecer isso.
 
Tô ressucitando esse tópico por um bom motivo.


Pra começar, por causa dessa disputa ridícula entra Flamengo e São Paulo.


E depois, por causa de uma série de posts dessa semana do Juca Kfouri no blog dele, defendendo o penta do Flamengo (que, apesar de torcedor do Fluminense, eu também sempre defendi).

Mas que acabaram servindo pra eu mudar (em parte) de opinião.





Pra mim, o grande problema era uma questão de birra da CBF. "Tentaram mudar as regras e depois encrencaram pra Flamengo e Inter".


Mas o Juca postou uma entrevista de 4 meses atrás com o cara que em 87 era presidente e fundador do Clube dos 13 e presidente do São Paulo (e na época assessorado pelo Juvenal Juvêncio).


Nessa entrevista, acabou ficando bem claro duas coisas:

1 - O São Paulo está sendo sim hipócrita e oportunista. O clube sempre defendeu a posição de que o Flamengo é penta, e agora tá tentando arrumar confusão só pra aparecer. O que fazer com a taça? Sinceramente não sei, mas fica provocando é idiota.


2 - Apesar da hipocrisia atual do São Paulo e do Flamengo poder até ser o campeão moral de 87, tive que mudar de opinião. O campeão de fato (e que já era o campeão de direito, vide CBF) é o Sport SIM.

E o grande responsável pela legalidade do título do Sport é ninguém menos que EURICO MIRANDA.


Veja o porquê na tal entrevista do Juca com o Carlos Miguel Aidar, 4 meses atrás:




Meu maior argumento contra o Sport era o fato da CBF ter aproveitado o embalo da Copa União pra forçar um novo módulo, com o qual os clubes do Clube dos 13 não concordava.


No entanto, essa entrevista prova que o Eurico se reuniu com a CBF tendo sido designado pelo clube dos 13 como seu representante (ou seja, representando Flamengo, Inter, São Paulo e todos os outros envolvidos nessa confusão, com o consentimento deles!).

E ele "traiu" eles assinando a concordância com o cruzamento entre módulos.


O cruzamento é um absurdo? É.

Mas no momento em que os 13 clubes deram ao Eurico o poder de ir lá na CBF negociar e assinar por eles, se tornou legal.


O título é do Sport, sem discussão.


E o primeiro penta brasileiro é o São Paulo, embora a postura deles quanto a essa pendenga hoje seja completamente incoerente com o que sempre defenderam.


Seguem abaixo dois posts do Juca. Um mencionando a tal hipocrisia do Aidar nas declarações que deu essa semana.


A outra um editorial sobre todo esse caso:


Até tu, Brutus?

Quase não acredito no que leio no diário "Lance!" de hoje que traz declarações jamais feitas por Carlos Miguel Aidar, o primeiro presidente do Clube dos 13.


O ex-presidente também do São Paulo à época em que se disputou a Copa União, em 1987, disse que o Clube dos 13 "abdicou" do Campeonato Brasilileiro daquele ano e que o Flamengo deveria ter reclamado a posse da "taça de bolinhas", da Caixa Econômica Federal, em 1992, não agora.
Ora, meu Deus!


O Flamengo não só a reclama desde então como, em 1987, o Clube dos 13 acionou o Conselho Nacional dos Desportos que reconheceu, por unanimidade, o título rubro-negro como o verdadeiro título brasileiro.
CND que era presidido pelo vascaíno Manoel Tubino.


Depois, é verdade, na Justiça comum, o Sport teve o reconhecimento do título como seu, mas, lembremos, a CBF, e a Fifa, repelem decisões deste tipo fora da esfera esportiva.


Não se discute, aqui, que o Sport defenda até a morte a legalidade de sua conquista, fique bem sublinhado, embora o legítimo campeão tenha sido mesmo o Flamengo.


Mas o ponto estarrecedor é a nova postura de Aidar, tão falsa como a declaração do presidente do Flamengo, Márcio Braga, ao dizer que seu clube, em situação idêntica, entregaria a taça ao São Paulo.


Porque, embora não possamos provar já que não aconteceu nada parecido, nós sabemos que não entregaria.


Pois são todos tão espertos que acabam comidos pela esperteza e por isso não têm nenhuma credibilidade.
Uma lástima!


PS - Em 1987, testemunha de tudo que cercou a fundação do Clube dos 13 e a organização da Copa União, era o braço direito de Aidar o atual presidente tricolor, Juvenal Juvêncio.


PS 2 - Lembremos que Flamengo e Inter, ao se recusarem a jogar o cruzamento pornográfico proposto pela CBF, apenas cumpriram a decisão tomada por unanimidade pelos integrantes do Clube dos 13.


Tivessem adotado a postura mais fácil e topado disputar o cruzamento, seriam justamente acusados de traição.


A traição que, agora, é perpetrada pelo São Paulo.


PS 3 - A CBF, que havia anunciado não ter dinheiro para bancar o Campeonato Brasileiro de 1987 e voltado atrás depois de ver a expectativa de sucesso da Copa União, confirmada por uma das maiores médias de público de nossa história, mais de 21 mil pagantes por jogo, apenas, como sempre, jogou de bandida, Casa Bandida do Futebol.



Só um comentário acerca do PS 2: a decisão do Clube dos 13 em não jogar o cruzamento seria absolutamente legal e o título do Flamengo completamente incontestável caso não tivesse ocorrido a tal assinatura do novo regulamento pelo Eurico. Mas não foi caso.



Editorial pessoal

Que o Sport não reconheça o título do Flamengo de 1987 não é apenas compreensível, é obrigatório e óbvio.


Afinal, foi alijado, então, do banquete dos 16 clubes mais populares do país, além dos primeiros do ranking nacional.


É também aceitável que qualquer outro clube que não tenha participado do Clube dos 13 rejeite o pentacampeonato do Flamengo.


O Atlético Paranaense, por exemplo, se estivesse no lugar do São Paulo, teria absoluta razão em se dizer o único pentacampeão.


Mas o São Paulo, não.


Assim como todos os outros 15 clubes que firmaram o acordo de não realizar o cruzamento que a CBF pretendia.


O Flamengo foi, de fato, o campeão brasileiro de 1987.


De fato, não necessariamente de direito.


E o direito, já disse um grande jurista uruguaio, deve ser seguido sempre, a menos que se sobreponha ao justo.


Este blogueiro sempre optou pelo que considerou justo.


Por isso, aos 17 anos, foi ser militante político de grupo clandestino no enfrentamento da ditadura militar que considerava legal apenas a atiidade política nos partidos que consentia, a Arena e o MDB.


Tinha, então, plena consciência de que fazia algo justo, porém ilegal, e não importa aqui discutir no que deu tudo aquilo, embora, pessoalmente não me arrependa e tenha valido uma prisão nos porões do DOI-CODI, aos 21 anos de idade.


Pois guardadas as devidas proporções, a CBF fez com o Clube dos 13 o que a ditadura fez no golpe de 1964, uma arbitrariedade diante de um governo, atrapalhado, mas eleito pelo povo.


É disso que se trata.


De uma questão de princípios.


E não é possível que tanta gente inteligente não se dê conta disso, a menos que esteja apenas polemizando por polemizar.


Pouco importa a taça de bolinhas, afinal.


É público que considero a direção são paulina com mais virtudes que defeitos, razão pela qual só dela esperaria uma atitude que fosse coerente, ética e revelasse grandeza.


Além do mais, uma atitude que revelaria, também, inteligência, porque a distinguiria para sempre neste país de oportunistas, de impunes, do jeitinho e do levar vantagem em tudo.


No fundo, no fundo, azar do São Paulo, que perde uma ótima chance de se mostrar generoso e leal não apenas a um parceiro de empreitada, mas a si mesmo.
 
Última edição por um moderador:
Legal ler isso aí, tinha alguma coisas que eu não sabia.

Bom, o Flamengo é pentacampeão mesmo. Eu sei disso, e pelo menos mais 35 milhões de pessoas sabem, isso já é o mais importante para mim.

E eu já toquei no assunto da hipocrísia São Paulina no outro tópico, mas já era de se esperar vindo da diretoria de um clube desse tipo.

Para quem pensa o contrário um abraço, um abraço para o Eurico também.
 
Legal ler isso aí, tinha alguma coisas que eu não sabia.

Bom, o Flamengo é pentacampeão mesmo. Eu sei disso, e pelo menos mais 35 milhões de pessoas sabem, isso já é o mais importante para mim.

E eu já toquei no assunto da hipocrísia São Paulina no outro tópico, mas já era de se esperar vindo da diretoria de um clube desse tipo.

Para quem pensa o contrário um abraço, um abraço para o Eurico também.

Realmente é muito eficaz e coerente pautar um argumento com aquele velho chavão, "aquele abraço!", e ignorar completamente o que diz a lei. Não é assim que caminha o nosso país? Por que no futebol haveria de ser diferente? :clap:

Parabéns a você, Faust Arp, pela sua hipocrisia! Criticar o São Paulo Futebol Clube por uma falha que você mesmo comete é realmente condizente com a forma de agir da parcela podre da nossa população. :clap:

E você faz mais do que essa parcela da população brasileira e, antes de mandar o seu fraterno "abraço" também ao Eurico Miranda, faz exatamente o que ele fez, mas de forma ainda mais potecializada. O Eurico "traiu" a confiança de apenas 12 presidentes de clubes ao assinar em nome deles um regulamento que eles não concordavam, mas você colocou 35 milhões de torcedores numa berlinda que nem todos merecem ou querem estar. :clap:

Deixo pra você não "um abraço", mas a solidariedade de um torcedor do time campeão brasileiro de 1987, de fato e de direito. Um time que se preocupou em cumprir o que o regulamento previa e não em virar as costas às leis e dizer "um abraço!" pros que discordem dele. Espero que você um dia tire os tapa-olhos da paixão pelo Clube de Regatas Flamengo e compreenda o que realmente aconteceu naquela já distante data. :clap:
 
olhem esse video, olha a taça la, e olha quem ta la perto dando a taça, ele msmo o cara da cbf


agora so nao sei pq ele mudou de ideia
 
Última edição por um moderador:

Eu não vou nem me dar ao trabalho a responder item por item, minha mensagem ali em cima foi pura e simplesmente um "basta" da minha parte a respeito disso tudo, já estou cansado de ler em jornais, sites e orkuts "quem é o verdadeiro penta?". Antes de tudo quero te agradecer por ficar me comparar a um clube me chamando de hipocríta entre outras expressões pejorativas que eu vou ignorar para não tornar a coisa pessoal (aliás, seu texto todo é de uma tremenda infantilidade - mas eu vou esquecer essa parte também - se você não entende irônia, um abraço para você também) sem nem me conhecer.

Será mesmo que eu não sei o que houve? Porque será que boa parte dos comentáristas esportivos (não vou ficar aqui citando nomes, você entende de futebol e sabe) citam o Flamengo como o campeão brasileiro de 87? E como o Andrade disse, será que depois do time ter disputado todo um torneio e vencido com méritos teria que colocar o título e a moralidade do clube em jogo devido a uma alteração estúpida nas regras ao longo do torneio? Sinceramente, seria se rebaixar às normas da CBF do qual o Clube dos 13 tinha ido em contra partida na criação da Copa União, além de desgastar os jogadores a toa (na boa, você acha mesmo que com aquele time o Flamengo iria perder o tal quadrangular? Enfim, mas quanto a isso ninguém nunca vai saber e nem precisa mesmo)

O maior enfoque que eu quis dar no meu post acima quando eu falei de "abraços" (é bom explicar, porque aparentemente você não entendeu nada) era pela besteira de dar valor a atitude que o Eurico fez (que realmente o Flamengo, São Paulo, o clube dos 13 em geral vacilou em dar carta branca para esse sujeito), mas porque isso importaria aos flamenguistas? Que torcedor do Flamengo (e mesmo dos outros clube) leva essa figura a sério? Será que você entendeu agora o que eu quis dizer?

Para ser sincero eu nem pensei em ofender os torcedores do Sport, eles têm os motivos deles para se acharem campeões, por mais que tenham disputado um torneio com boa parte dos clubes de segunda divisão na época. Se eles querem acreditar na CBF, afinal, ela é a grande defensora do único título nacional deles (excetuando a serie B de 90) é um direito deles. Assim como é um direito nosso (da Nação Rubro-Negra) gritar em bom tom que somos os primeiros pentacampeões (seja lá moral ou não) independente das opiniões contrárias.

Agora quanto ao lance do tricolor, se você acha correto o que o São Paulo vem fazendo, aí já é um problema dos conceitos de cada um, mas mesmo aqueles que não são flamenguistas (como é o caso do Knolex) estão vendo um clube que sempre aceitou o fato do rubro-negro carioca ser o primeiro penta, agora dando uma de desentendido e ignorando as palavras anteriores, mas como eu disse, um clube que já faz maracutaia desde a década de 40 não me surpreende.

Que fique claro: Eles estão sendo pentacampeões com todos os méritos, não sou daqueles que acredita na máfia do apito e tudo mais, nem é papai noel eu acredito mais. Além disso, que meu clube também não é feito de santinhos (só tem ladrão naquela porra para falar a verdade) e eu tenho que admitir que vejo Flamengo fazendo papel de mané quando já podia ter pegado a tal da taça em 92, mas ainda sim, independente de ter ou não ter taça eu e os 35 milhões continuarão vendo aquele time com Zico, Andrade, Zinho, Jorginho, Leonardo, Leandro, etc, como o grande campeão de 87.
 
Última edição:
O Clube dos 13 repudiaram e negaram esse acordo logo depois que o Eurico foi lá assinar. Infelizmente abriu a brecha pra CBF, mas ficou claro que ele não representava 1 fio de cabelo sequer da posição do Clube dos 13 como um todo.
E justamente esse ano em que as pessoas deveriam apoiar o Clube dos 13 pra cima da CBF. Tem nego que se diz contra a segunda mas fica embaixo das asas dela o tempo todo nessas situações. Pela primeira vez quase conseguimos fazer o certo e deixar o brasileirão a cargo dos clubes.
Mas tudo bem, cada um defende o lado que quiser.


Quanto ao Sampa, como falei no tópico do brasileirão, eu diminui a admiração que tinha com a diretoria deles. Mantenho agora só o Bota como uma diretoria mais ética apesar de ainda ser bastante amadora.
Além da questão da hipocrisia que já os coloca no mesmo patamar de qualquer Garotinho da vida que muda de partido (ideologia) como lhe convier, tenho medo que o Sampa comece a lamber o saco do senhor Ricardo Teixeira e da CBF por causa do Morumbi em 2014.
Eles sabem que deixariam o sr. Teixeira fulo da vida se não aceitassem a taça das bolinhas ou a desse pro Mengão. E, quem sabe, a influencia do sr. Teixeira sobre a organização da Copa não resultasse na abertura no Mineirão e a disputa de 3º para o sul ou Brasilia. Deixando Morumbi com, no máximo, uma semi-final.
Ainda mais agora que eles começam a falar da CBF como se fosse Jesus e tudo que sai da boca de seus comandantes é pra ser tratado como um 11º Mandamento.

Diante disso, espero que seja apenas a parte da hipocrisia e provocação com o Flamengo.
 
FUSA, não importa se o Clube dos 13 repudiou ou não a traição do Eurico.


Foram os 13 clubes que deram a ele o direito de ir naquela reunião representando todos. No momento que ele assinou o regulamento, tá sacramentado. Não tem como "desassinar".


Você sabe que eu sempre defendi que vcs são penta, mas depois dessa, não dá. Contra fatos não há argumentos.


Sport é campeão de fato e de direito de 87.

Flamengo é o campeão moral.


O que a torcida vai achar, é problema dela, como torcida, mas no momento em que vim ao tópico, eu esperava uma discussão, argumentos, etc, e não apenas torcedores na defensiva.



E quanto à enquete, a favelada tem mais é que se fuder mesmo.
 
Quando eu vejo um carioca xingando outro de "favelado" parece, pra mim, alguém da Vila Pinto xingando alguém da Vila Osternack :g:
 
Penta nacional sem asterico por enquanto só existe um.
Ok, logo logo o S. Paulo será o primeiro hexa brasileiro e aí vcs voltam a ter o gostinho de ser único e eternamente contestável penta.

Só sei que olho a tabela da Libertadores de 88 que é o campeonato que vale e não encontro nem Flamengo e Inter lá. Pq será?
 
Sport é campeão de fato e de direito de 87.

Flamengo é o campeão moral.


O que a torcida vai achar, é problema dela, como torcida, mas no momento em que vim ao tópico, eu esperava uma discussão, argumentos, etc, e não apenas torcedores na defensiva.


Mas Knolex se você quiser alguma discussão desse gênero acho difícil que ela vá ocorrer. Basicamente serão flamenguistas (e mais um ou outro simpatizante) falando que o título é deles contra o resto. Já está claro que o Campeão segundo a CBF é o Sport. Não tem o que discutir quanto a isso. Por isso que lá em cima eu fiz aquele post irônico, que tinha como uma das intensões "deixar quieto" tudo isso, mas como eu teve gente que não entendeu eu tive que me extender um pouco mais, sem problemas.
 
Será que é realmente preciso relembrar as pessoas o ideal de um fórum de discussões, como o Knolex fez no seu último post?

Talvez não... Mas talvez seja realmente necessário relembrar as pessoas de que uma boa discussão requer argumentos e não apenas dizer "Não sei, só sei que foi asim" ou algo que o valha.

O post que fez a discussão posta nesse tópico ressurgir foi extremamente oportuno, uma vez que esse assunto veio novamente à tona, depois que o SPFC foi penta-campeão. O problema é que logo na sequência, veio um torcedor sem argumentos e tentou parar a discussão com o argumento ineficaz de que "as coisas são assim mesmo e quem discordar que se foda!".

Os fatos anteriores e posteriores ao campeonato de 87 mostram que dois dos quatro times finalistas seguiram o regulamento que foi acordado. E esses dois disputaram a final, bem como a Libertadores de 88. São esses dois que são reconhecidos pela CBF, que apesar de não ser um exemplo de idoneidade, não deixa de ser a única entidade reconhecida pela FIFA como responsável pelo futebol no Brasil.

Logo, esses 35 milhões de torcedores sem argumentos continuam acreditando em algo que só exsite no seus próprios mundos, pois para a CBF, para a FIFA e para o resto do mundo, com exceção de uma meia dúzia de jornalistas um tanto retrógrados, o título sempre foi do Sport Clube do Recife.

Agora, pra quem não está satisfeito com os meus argumentos (ou não os aceita por pura birra) eu recomendo ler as outras 10 páginas do tópico e garimpar um argumento pra repetir. Esse dos abraços não colou...
 
Logo, esses 35 milhões de torcedores sem argumentos continuam acreditando em algo que só exsite no seus próprios mundos, pois para a CBF, para a FIFA e para o resto do mundo, com exceção de uma meia dúzia de jornalistas um tanto retrógrados, o título sempre foi do Sport Clube do Recife.

Tirando a parte dos jornalistas retrógrados que foi extremamente forçado. É isso aí mesmo. Agora me diga, você quer que eu argumente o que? Por causa de uma breja na lei o sr. Eurico conseguiu
inventar um quadrangular com a CBF, o Flamengo e o Inter resolveram não participar e tiveram inúmeras razões para isso como eu já disse no post acima. Agora se a CBF, Fifa (que eu já vi no site deles outro dia notícias como "São Paulo iguala o Flamengo e é penta"), o Brasil, o mundo, quer dar o título pro Sport e o vice para o Guarani eu não vou discutir, e não tem o que argumentar mesmo.

Você pode falar o que quiser, eu não vou ficar aqui perdendo meu tempo com os seus acessos de pseudo-moralismo falando que irônias não colam e assim por diante. Eu já te respondi na boa, não vou ficar me repetindo. Então tô indo nessa, se eu voltar nesse tópico não vai ser pra ficar te respondendo, pode ter certeza disso.
 
Já está claro que o Campeão segundo a CBF é o Sport.

Pois é, mas esse "segundo a CBF" sempre pareceu, inclusive a mim, uma questão e birra e de bater o pé. Algo meio arbitrário, etc.


Meu post da madrugada de ontem na verdade foi pra considerar justamente que, mesmo que tenha acontecido por causa de uma "traição", a decisão da CBF em considerar o Sport o campeão é completamente legítima, uma vez que legalmente os clubes do Clube dos 13 aprovaram o cruzamento dos módulos, pouco importando se DEPOIS se comprometeram a não jogar o cruzamento.
 
Só pra constar também que as notas escritas no site da FIFA são escritas por jornalistas, não por ninguém oficial.
 
mas a fifa sempre fala que o fla eh penta... entao nao tem mais o que falar!

naqueles rankings de time da fifa sempre tem o flamengo como penta mesmo que com asterisco
 
FUSA, não importa se o Clube dos 13 repudiou ou não a traição do Eurico.


Foram os 13 clubes que deram a ele o direito de ir naquela reunião representando todos. No momento que ele assinou o regulamento, tá sacramentado. Não tem como "desassinar".


Você sabe que eu sempre defendi que vcs são penta, mas depois dessa, não dá. Contra fatos não há argumentos.


Sport é campeão de fato e de direito de 87.

Flamengo é o campeão moral.


O que a torcida vai achar, é problema dela, como torcida, mas no momento em que vim ao tópico, eu esperava uma discussão, argumentos, etc, e não apenas torcedores na defensiva.



E quanto à enquete, a favelada tem mais é que se fuder mesmo.
Se tu tem um representante que não te representa, aí você se prende nas questões burocráticas apenas.
Burocracia por burocracia, se não me engano você pode invalidar qualquer coisa assinada em seu nome (advogados, etc) que vá inteiramente de encontro a sua vontade. E o Clube dos 13 deixou completamente claro que esse cruzamento não ocorreria.

Quanto a CBF considerar 1 ou outro, é a mesma situação com esse fato ou sem esse fato. Ela simplesmente não vai nunca oficializar o ano em que os clubes podem tomar as rédeas de organização do campeonato.
O fato de ela ser a entidade máxima do futebol brasileiro não dá atestado a ela de Jesus que tudo sabe e tudo faz corretamente. Senão, "all hail as viradas de mesa" ocorridas no passado.



Só sei que olho a tabela da Libertadores de 88 que é o campeonato que vale e não encontro nem Flamengo e Inter lá. Pq será?
Também não vejo o campeão da europa no mundial de 93.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo