• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121
Como eu falei em outro tpc, pelo menos Lúthien foi esperta e conseguiu tirar uma Silmaril do Melkor... se o Fëanor tivesse feito o mesmo e, principalmente, NÃO tivesse declarado guerra aberta a Morgoth (o maior trunfo de uma guerra é o SEGREDO), ele teria conseguido as três, talvez.
 
Fëanor só queria suas jóias de volta, mas penso que foi muita "zueira" por muito pouco; ele mata um monte de gente, coloca até os filhos na parada, abandona o irmão e possivelmente abandona a esposa (ele abandona? Ao que parece a deixa pra trás só pra ir atrás das Silmarils...) por causa de objetos inanimados...

Melkor e Fëanor pra mim são "crianças" mentalmente falando. São apenas pessoas que querem as coisas do jeito que almejam, sem se importar com nada nem ninguém a volta deles.

Por isso eu votei que sim na enquete.

Para mim, ser senhor do escuro não é exatamente dominar Arda ou querer ver o mundo queimar. É mais uma questão de responder à pergunta "O que você faz em Arda" Se sua resposta for "O mal", pronto. Você já é um senhor do escuro, à sua maneira, claro.

E assim é com Fëanor. Ele não era declaradamente um senhor do escuro, mas agia como um e, se mais situações se apresentassem, ele continuaria agindo assim. Se ele tivesse vivido para ver o fim de Melkor e Sauron, na primeira oportunidade ele revelaria seu caráter, que está perfeitamente descrito na citação a cima.

Ele infelizmente era um sujeito mau, que não ligava para ninguém, apenas para si mesmo. Ou seja: um senhor do escuro perfeito.

Nem vou falar mais nada, já que Lindoriel já disse tudo o que eu ia dizer... :D

Mas é isso aí. Fëanor seria um dark lord perfeito. Só faltou chance. Ou não...

Ah, e desculpas como "mataram o pai dele" e "roubaram suas jóias mais queridas" não colam não. Quantas pessoas têm tudo o que amam destruído e nem por isso se revoltam?
 
Perfeito, Ana! :D

Só tem uma coisa: eu ainda acho que para ser um "Dark Lord" o camarada deveria se rebelar contra os Valar e Eru. Mas bem, isso Fëanor de certa forma também fez... :lol:
 
Fez sim, Lindoriel. E muito "bem" feito. Não apenas de certa forma, mas completamente.

Deixar Valinor daquela maneira, ainda levando seu povo com ele, de forma tão violenta, foi uma revolta perfeita. Primeiro: o camarada desrespeitou a ordem dos Valar. Rebelou-se contra eles. E depois: rebelar-se contra os Valar significa rebelar-se contra o próprio Eru. Pronto! Não faltou mais nada. :)
 
Às vezes eu acho que tem gente bem mais cruel que o Melkor na história, e mesmo assim o "coitado" levou toda a fama do negócio! :mrgreen:

O Fëanor mesmo apronta pra caramba. Aulë criou os anões independentemente de Eru. E tem umas figuras que fazem absurdos aí. E só Melkor é o Senhor do Escuro? xD
 
.

Eu penso que ele não serviria para dark lord devido a aspectos "técnicos", ele era tão impulsivo quanto Morgoth porém sem ter um milionésimo do poder deste e não levava o menor jeito para ser um estrategista astuto à Sauron. O fato de ter sido o maior artífice daquela mitologia deve tê-lo levado a pensar que era também um guerreiro magnífico e um general brilhante. Vãs ilusões, os maiar do fogo (balrogs) acabaram com elas.

Mas, em um mundo sem Melkor, Sauron ou mesmo um Saruman, talvez ele fosse um dark lord competente de elfos e humanos.

.
 
Os únicos que têm real "potencial" de Dark Lord na TM, a meu ver, são Sauron e Saruman.

Sauron dispensa comentários, né. Ele FOI intendente de Melkor durante milênios, e depois do mesmo continuou causando estragos e enganando elfos e humanos por mais de duas eras.

Saruman também podia ter sido um excelente "Dark Lord", mas não tinha cacife. Não tinha o poderio que Sauron tinha. Sauron só ganhou o destaque que ganhou porque ficou ao lado de Melkor por eras e por isso "ganhou" reputação e respeito. Além de armas e etc.

Tinha uma galerë imensa seguindo a vibe do Sauron por causa do nome que ele ganhara com Melkor. Imagine se ele, sendo "apenas" Mairon, artífice de Aulë, tentasse fazer algo sozinho, lá do comecinho... não ia conseguir muita coisa.

Mas ele foi esperto, né... como já sabemos.
 
Saruman um Senhor do Escuro??

Sei lá viu! Acho que faltava tudo para ele, não só nome ou poderio em armas. Mas eu sou suspeita de falar, sendo que eu detesto esse camarada mais do que ao próprio Sauron que, sem dúvida, é um dos meus maiores desafetos dentro do Legendarium.

Pra mim esse Saruman só tinha papo. Coragem que é bom... rá!

Mas como foi falado a cima, competir com senhores poderosos era complicado para Fëanor, mas em um mundo sem eles, ele é que seria o vilão. Disso não tenho dúvidas. Bastava ser contrariado que aquele "espírito de fogo" explodia em chamas furiosas. Como vocês falaram, porém, realmente ele não era lá essas coisas como guerreiro ou estrategista. Mas de que adianta? Melkor também não o era, mas olha o que ele fez. Com pessoas competentes ao lado dele, pra que ser bom general?

Vejam o exemplo de Melkor... rs
 
Por isso eu votei que sim na enquete.

Para mim, ser senhor do escuro não é exatamente dominar Arda ou querer ver o mundo queimar. É mais uma questão de responder à pergunta "O que você faz em Arda" Se sua resposta for "O mal", pronto. Você já é um senhor do escuro, à sua maneira, claro.

E assim é com Fëanor. Ele não era declaradamente um senhor do escuro, mas agia como um e, se mais situações se apresentassem, ele continuaria agindo assim. Se ele tivesse vivido para ver o fim de Melkor e Sauron, na primeira oportunidade ele revelaria seu caráter, que está perfeitamente descrito na citação a cima.

Ele infelizmente era um sujeito mau, que não ligava para ninguém, apenas para si mesmo. Ou seja: um senhor do escuro perfeito.

Nem vou falar mais nada, já que Lindoriel já disse tudo o que eu ia dizer... :D

Mas é isso aí. Fëanor seria um dark lord perfeito. Só faltou chance. Ou não...

Ah, e desculpas como "mataram o pai dele" e "roubaram suas jóias mais queridas" não colam não. Quantas pessoas têm tudo o que amam destruído e nem por isso se revoltam?




Eu já acho que se por algum milagre ele tivesse conseguido derrotar Morgoth e reavido as Silmarils, as mãos dele iriam queimar como as mãos de Melkor e as mãos de Maedhros e Maglor,e percebendo então que ele não poderia continuar com as Silmarils eu acho que ele iria ou se matar junto com os seus filhos, ou recorrer aos Valar e pedir perdão e ai seja o que Erü quiser.
 
Melkor foi adiante por causa do Sauron!! :lol:

Quem seria o "Sauron" do Fëanor, ou seja, a pessoa que ia colocar aquela cabecinha foguenta pra pensar um pouco melhor?? Diz-se que Fëanor só aceitava conselhos DA ESPOSA e olhe lá (coitada dessa mulher, imaginem as brigas que não deviam rolar em casa... aturar Fëanor não devia ser fácil!!), será que ele aceitaria de um general??

E Melkor provavelmente só aceitou de Sauron pq o Sauron, quando queria, se fazia de BEM submisso e "mansinho", vide Ar-Pharazon.

- - - Updated - - -

Eu já acho que se por algum milagre ele tivesse conseguido derrotar Morgoth e reavido as Silmarils, as mãos dele iriam queimar como as mãos de Melkor e as mãos de Maedhros e Maglor,e percebendo então que ele não poderia continuar com as Silmarils eu acho que ele iria ou se matar junto com os seus filhos, ou recorrer aos Valar e pedir perdão e ai seja o que Erü quiser.

As Silmarils queimariam as mãos de seu próprio senhor e criador?! Mas vem cá, se não queimaram no começo, iam queimar depois?
 
As Silmarils queimariam as mãos de seu próprio senhor e criador?! Mas vem cá, se não queimaram no começo, iam queimar depois?
Provavelmente iam sim!!! A capacidade de calcinar o mal foi colocada lá pela benção de Varda e não pela presença da essência espiritual( provavelmente) doada pelo próprio Fëanor ou por causa da matéria-prima constituída pela luz combinada das Árvores. O Silmarillion deixa claro que os silmarils NÃO teriam queimado Maedhros e Maeglor no início da Guerra das Jóias mas, depois das atrocidades que eles cometeram, a coisa mudava de figura.
 
Última edição:
.

Também penso que as Silmarilli o repeliriam, o que seria, no mínimo, um espetáculo digno de ser visto. Imaginem só o escândalo que Fëanor faria...

Fëanor em uma gravura que, ironicamente, também serviria para retratar Morgoth:

Feänor.jpg

.
 
Última edição:
.

Também penso que as Silmarilli o repeliriam, o que seria, no mínimo, um espetáculo digno de ser visto. Imaginem só o escândalo que Fëanor faria...

Fëanor em uma gravura que, ironicamente, também serviria para retratar Morgoth:

Ver anexo 49724

.
Muito apropriado pra citar aqui:
Os dois, Fëanor e Melkor, na verdade, começaram sendo muito parecidos mesmo, embora ele fosse ainda mais parecido com Sauron e, em vários aspectos, a "mensagem" do Silmarillion não deixa de ser essa mesmo, como dizia Nietszche, filósofo com o qual Tolkien,tardiamente na vida, dialogava de forma metatextual.

A famosa citação de Nietzsche, no Assim falou Zaratustra.

Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.
Friedrich Nietzsche
Feanor_by_noei1984.jpg
 
Última edição:
Melkor foi adiante por causa do Sauron!! :lol:

Quem seria o "Sauron" do Fëanor, ou seja, a pessoa que ia colocar aquela cabecinha foguenta pra pensar um pouco melhor?? Diz-se que Fëanor só aceitava conselhos DA ESPOSA e olhe lá (coitada dessa mulher, imaginem as brigas que não deviam rolar em casa... aturar Fëanor não devia ser fácil!!), será que ele aceitaria de um general??

E Melkor provavelmente só aceitou de Sauron pq o Sauron, quando queria, se fazia de BEM submisso e "mansinho", vide Ar-Pharazon.

- - - Updated - - -



As Silmarils queimariam as mãos de seu próprio senhor e criador?! Mas vem cá, se não queimaram no começo, iam queimar depois?

Eu acho que se fosse possível levar as Silmarils de volta no tempo, para os palácios de Erü nem mesmo Melkor se queimaria no começo,mas depois de tudo na época da Guerra das Jóias lá estava ele sendo apelidado de Mão Negra.

Por exemplo,logo após a consagração das Jóias por Varda, Maedhros e Maglor provavelmente não teriam suas mãos queimadas,mas sabemos que fim eles levaram depois da Guerra, ou melhor sabemos que fim Maedhros levou, Maglor pode estar por ai curtindo o carnaval.
 
Exatamente. Como já foi citado aqui, a bênção de Varda servia para afastar tudo o que fosse mau das Pedras, por isso com certeza seu criador teria as mãos queimadas por elas e, como disse o Tar Mairon, faria um escândalo por causa disso. Aí mesmo é que eu tenho certeza de que ele iria cair ainda mais no mal, de tanta revolta que ele sentiria ao ver o que aconteceu com suas mãos, as mesmas mãos que criaram aquelas obras.

Como ele sempre arranjava um culpado para o tudo de mau que o afligia ou que ele mesmo provocava, logo Varda seria acusada de traí-lo.
 
Exatamente. Como já foi citado aqui, a bênção de Varda servia para afastar tudo o que fosse mau das Pedras, por isso com certeza seu criador teria as mãos queimadas por elas e, como disse o Tar Mairon, faria um escândalo por causa disso. Aí mesmo é que eu tenho certeza de que ele iria cair ainda mais no mal, de tanta revolta que ele sentiria ao ver o que aconteceu com suas mãos, as mesmas mãos que criaram aquelas obras.

Como ele sempre arranjava um culpado para o tudo de mau que o afligia ou que ele mesmo provocava, logo Varda seria acusada de traí-lo.

.

Penso que Ungoliant daria conta das Silmarilli sem o menor problema e ver Fëanor maldizendo Varda seria outro espetáculo para lá de digno do valor do ingresso :mrgreen: .

.
 
Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.

É bem por aí, rs... como diria o poeta de "Versos Íntimos", "O homem que entre feras vive, sente inevitável vontade de também ser fera". Ou algo assim.

O meio acaba corrompendo as pessoas mesmo.
 
Sem dúvida que o ambiente corrompe. Mas não se pode esquecer as inclinações desse mesmo indivíduo que se deixa corromper.

O meio ajuda, mas só se a pessoa realmente quer ser corrompida e/ou não tem sabedoria suficiente para ver e entender o que é mau, que às vezes se apresenta a ela de forma extremamente sutil, como foi no caso de Fëanor.

Ele era um cara inteligente, mas não tinha UM PINGO de sabedoria, na minha opinião. Por isso se deixou levar pela maldade de Melkor, tão bem dissimulada. Junte-se a isso seu temperamento explosivo e seu tremendo orgulho. Aliás, o orgulho é o maior inimigo de qualquer um, pois o deixa cego para tudo, a não ser para si mesmo, fazendo o indivíduo cometer erro em cima de erro. Por isso é dito que ele é a raiz dos males, pois dele vem o egoismo, a ganância, a inveja, a ira e tantas outras coisas.

Melkor foi esperto. Enganou um sujeito inteligente mas sem sabedoria alguma que, aliás, era um líder entre os seus. E o bocó se deixou enganar...

Deu no que deu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo