• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 5 (com spoilers)

Qual sua nota para o quinto episódio da primeira temporada?

  • 10

    Votos: 9 20,5%
  • 9

    Votos: 3 6,8%
  • 8

    Votos: 5 11,4%
  • 7

    Votos: 12 27,3%
  • 6

    Votos: 6 13,6%
  • 5

    Votos: 2 4,5%
  • 4

    Votos: 1 2,3%
  • 3

    Votos: 4 9,1%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 2 4,5%

  • Total de votantes
    44
1663950150635.png

"Minha tropa se amotinou contra mim. Meu melhor amigo conspirou com o rei para me exilar. E todos agiram assim porque eles não conseguiam mais me distinguir do mal que eu estava combatendo". Aquela fala lá do primeiro/segundo episódio, sobre tocar a escuridão para achar a luz não era aleatória. A Galadriel passou tanto tempo olhando para o abismo, que ele olhou de volta para ela, que nem sabia mais como olhar para a luz. Agora, tudo faz sentido. Que série perfeita!​
 
Você está vendo do jeito certo, de graça, por isso as constantes notas 10

Não foi pra você a referência trivial amigo, dado seu altíssimo intelecto
Eu tb não achei que a referência era pra mim, mas botar o a procedência do meme ajuda a compreender o ponto.
Até pq o que é trivial pra um momento ou grupo de pessoas passa a ser a referência obscura semi ininteligível de tempos depois, como comentaram no livro sobre as fontes do Tolkien publicado pelo Jason Fisher e seus colaboradores. A cultura dos memes é a mesma coisa. O conhecimento "banal" que hoje em dia todo mundo tem daqui a X anos vai se diluindo cada vez mais.

1663950618971.png

(...)

4. Nucleo de lindon / khazad dhum. Elrond, Elrond, migo, me ajuda a te defender... Mas não tá dando. O suposto politiqueiro esperto não se toca que uma pergunta que diz "os anões encontraram mithril?" se tu responder "estou entre quebrar uma promessa ou meu povo perecer?" JÁ É UMA RESPOSTA muito clara de que o metal foi encontrado e portanto tu JÁ QUEBROU A PROMESSA, caramba! Ele praticamente falou com isso "eu prometi não contar que encontraram". Porque senão ele responderia "que história é essa, nem tô sabendo?....". Achei zoado essa coisa de "meu reino por um cavalo", ou melhor, "toda minha raça elfica por um metal". Oi? A parte de elfos estarem rapidamente definhando ficou forçada para dar senso de urgência, e a silver bullet solution, ou melhor, a mithril solution, ficou tipo... Tipo arma nuclear. Temos que ter isso ou PERECEREMOS. E tem absolutamente que ser isso. Por quê? Não sabemos. Escuta, eles não estavam dizendo que estavam em paz agora? Por que de repente mithril importa tanto? Eles tentam dizer que ele contém a luz da última Silmaril e que isso os aproxima dos valar. Mas... Como assim? E outra. Se eles querem se aproximar dos valar, não teria outras vias? Tipo não ser pnc com os outros povos livres, tipo os anões? (assim, talvez, só sugerindo). Na boa, se é assim, podem definhar. E isso que eu sou fangirl dos elfos.
Eles fizeram uma coisa bem parecida com o "definhamento" da Arwen no SdA do Peter Jackson.

O take da série e dos filmes do Jackson é que o "Elemento Morgoth", uma vez despertado pelo vontade maligna de Sauron, por ser impregnado na matéria , inclusive naquela que compõe os corpos élficos, "responde" à vontade do Senhor das Trevas. À medida que seu poder se amplifica e se espalha. vira um tipo de "veneno" que acelera imensamente o "fading", o processo de "evanescimento dos elfos" fora do Reino Abençoado. É uma maneira de tornar mais "urgente" e dramática a necessidade de se criar os Anéis do Poder.


Para a criação dos quais eles colocaram que o Mithirl é fundamental, já que contém a luz do Silmarill infundido em sua substância. A "benção" da Luz do Silmaril vira, para os elfos, uma espécie de escudo defletor contra a corrupção e as "marés do tempo" onde o fluxo temporal da Terra-média e o de Aman ficam cada vez mais desalinhados com o passar das Eras.

Assim eles visam criar as "barreiras" que permitiriam a preservação dos Reinos élficos na Terceira Era. A intenção original era fazer com os anéis do poder, funcionando juntos e alinhados, gerassem uma "zona de preservação" em torno do continente todo e fazer uma Mini-Aman.

É uma solução meio "deselegante", dada como a metafísica da coisa é abordada nos livros mas compreensível se levamos em conta a compactação do tempo e a necessidade de dramatização no formato audio-visual de questões filosóficas meio "abstratas" que são chatérrimas de colocar em infodumps no meio da ação.

O próprio Tolkien, nos livros, explicou isso muito melhor nas cartas e nos ensaios teológico-filosóficos de HoME. Então eu dou pros showrunners um descontão nesse departamento.
 
Última edição:
É, assisti ao episódio 5. Melhor do que o anterior que foi muito morno. Mas com a sensação de que não avançou tanto assim na trama.

Fico pensando: Cadê os anéis de Poder? Já chegamos em mais da metade da Temporada e nada. A única referência aos motivos élficos na criação dos anéis foi o diálogo de Celebrimbor e a árvore morrendo que confirma o fenecimento élfico na Terra-Média.

Ou seja, os espíritos élficos estão "queimando" a matéria física dos seus corpos - isso é uma referência, na minha opinião, ao Ingrediente Morgoth no Hroa de Arda e a desarmonia do "Corpo x Alma" ou:

"Essa é a coisa que tudo devora
Feras, aves, plantas flora.
Aço e ferro são sua comida,
E a dura pedra por ele moída;
Aos reis abate, a cidade arruína,
E a alta montanha faz pequenina."

E eu pensando que Elrond seria a voz questionadora em criticar a atitude élfica em querer ter a bem-aventurança de uma Valinor, mas sem sair da Terra-média:

Essencialmente nada havia de errado em sua permanência a despeito do aconselhamento, ainda tristemente com as terras mortais de seus antigos feitos heróicos. Mas queriam ter o bolo sem precisarem comê-lo. Queriam a paz, a bem-aventurança e a lembrança perfeita do “Oeste” e ainda assim permanecer na terra comum, onde seu prestígio como o povo mais elevado, acima dos Elfos selvagens, dos anões e dos Homens, era maior do que na base da hierarquia de Valinor.

Vejo o pessoal comentando que o diálogo do Estranho, admitindo ser um "Perigo", seria uma confirmação de sua natureza maligna ou que o mesmo é o Sauron. Eu discordo, acho que isso é uma referência dessa passagem:

— Mas você fala dele como se fosse um amigo. Pensei que Fangorn fosse perigoso.
— Perigoso! — exclamou Gandalf. — Eu também sou, muito perigoso: mais perigoso que qualquer outro ser que jamais encontrarão, a não ser que sejam levados vivos diante do trono do Senhor do E scuro. E Aragorn é
perigoso, e Legolas é perigoso. Você está rodeado de perigos, Gimli, filho de Glóin; pois você mesmo é perigoso, à sua maneira. Certamente a floresta de Fangorn é perigosa — não menos perigosa para aqueles que são rápidos
demais com seus machados; e o próprio Fangorn, ele também é perigoso, no entanto é gentil e sábio.

E aquela onda de choque que repeliu os Wargs (Pq não usaram esse modelo no lugar da hiena do Rei Leão?) me lembrou a pancada do Gandalf na ponte de Khazad dum contra o Balrog:

images (1) (18).jpeg

Enfim, Galadriel está usando um pouco de diplomacia, diálogo e intelectualidade. Mas cara, ela ainda tá arrogante e imatura demais. Achei de uma ingenuidade ela falar que foi exilada por Gil-Galad e Elrond, como se perguntasse: "Pq estão fazendo isso comigo?"

E eu te digo: "Você tem agido, falado e pensado como uma Karen. Tá parecendo mais um Caranthir do que uma filha de Finarfin."

Sobre Númenor. Onde está a atitude que MOSTRA o "afastamento da tradição élfica"? O problema da série é falar demais, e não mostrar. Achei que a população questionaria participar de uma "guerra que não é nossa" numa linha descrita no Silmarillion:

Tudo isso são histórias dos elfos, contos para enganar recém-chegados incautos. O Mar não tem fim. Não há Luz nenhuma no oeste. Vocês vieram atrás de um fogo-fátuo dos elfos até o fim do mundo! Quem de vocês viu o menor dos Deuses? Quem contemplou o Senhor do Escuro no norte? São os eldar que procuram dominar a Terra-média. Em sua ganância por riquezas, eles cavaram a terra em busca de seus segredos e despertaram a ira dos seres que moram abaixo dela, como sempre fizeram e sempre farão

Ou mostrando o aspecto cosmopolita, hedonista e o aprisionamento de valorizar a matéria no lugar da felicidade/espírito. Uma cena simples de pessoas se agarrando às riquezas mundanas temorosas de morrerem na guerra e perderem essa "falsa felicidade".

Pelo visto, toda a ação colonialista, militarista e escravidão será após a usurpação do trono por Ar-pharazôn. Se ele fosse o general que eu achava que iam retratar, essa guerra seria o catalisador da queda de Miriel através do prestígio pelas vitórias militares numa sociedade belicosa. E ele comandaria os exércitos nesta guerra.

Eu achava que a série se agarria mais às Temáticas Universais: amizade, bravura, fé (não no sentido religioso). Precisa ser mostrado e NÃO FALADO.

Exemplo: os hobbits falam de amizade, companheirismo e união naquela ritual/festa relembrando os que se foram. Temas tão belos e atemporais, mas que se perderam (niilismo? Cinismo?) ao abandonarem a família hobbit.

Vão me dizer: "mas é uma questão de sobrevivência" ou "eles descumpriram a lei dos hobbits". Não seria mais interessante e "poderoso" eles terem ajudado quem precisava? Terem se unido, ajudado e "MOSTRADO" amizade ao invés de só falarem?

Eu imagino até a cena:


A família de Nori sendo atacada, mas todos os hobbits dão um exemplo de virtude e coragem; eles se unem e não deixam os lobos se aproximarem. Não deixam eles para trás. Não abandonam ninguém.

E quando não tinham mais esperanças, chega o "Estranho anjo de Deus" recompensando o ato de compaixão, bravura e amizade dos Hobbits, e expulsa os lobos. Isso referenciaria que os Hobbits vivem cercados de "lobos" (fome, doenças, acidentes, predadores, medo), mas o que diferencia eles dos monstros é justamente a união/amizade.
 
Última edição:
Entendo que essa relação entre mithril e Silmarills decorre de uma opção da produção da série por manter um paralelo com os filmes do PJ. Em ORdR Elrond diz que Arwen está literalmente morrendo em função do Mal que se espalha pela Terra-média. Foi uma liberdade criativa de PJ para dar um senso maior de urgência para Aragorn. Da mesma forma a série da a entender que existe uma corrupção em andamento (a grama tóxica das Terras do Sul, o leite preto, a árvore de Lindon apodrecendo) e que está relacionada com alguma força malígna. Aliás, me parece quase que uma representação ao pé da letra do Anel de Morgoth.
Isso pra mim foi uma das coisas mais toscas dos primeiros episódios. Parece que o roteirista nunca viu uma árvore doente ou um leite estragado. Joga aquela gosma preta aleatória. PJ fez isso em Rhosgobel na Trevamata no filme do Hobbit, também. Radagast fica achando umas gosmas nas plantas e animais doentes. Acho muito nada a ver.
Na trilogia do SdA também ficou bem ruim aquelas cenas da Arwen e essa doença dela. Mas concordo que isso nos Aneis de Poder lembra bastante os filmes do PJ.

"Minha tropa se amotinou contra mim. Meu melhor amigo conspirou com o rei para me exilar. E todos agiram assim porque eles não conseguiam mais me distinguir do mal que eu estava combatendo". Aquela fala lá do primeiro/segundo episódio, sobre tocar a escuridão para achar a luz não era aleatória. A Galadriel passou tanto tempo olhando para o abismo, que ele olhou de volta para ela, que nem sabia mais como olhar para a luz.
Esse foi o caminho de Saruman, "É perigoso se aprofundar nas artes do Inimigo, para o bem ou para o mal."
 
Até onde me lembro, apenas Nenya era feito de mithril nas obras de Tolkien, correto?
Pelo andar da carruagem, parece que todos os anéis serão de mithril.
Pode ser que o mithril não seja usado só na estrutura física dos anéis em si mas nos materiais usados no seu forjamento e até na Torre e na câmara onde sua criação se dará.
A "radiação" benigna anti EM do mithril poderia ser usada em todos os intrumentos e infundir até aquilo que não contém o metal propriamente dito. Eles querem a luz armazenada no metal e não tanto a matéria física do "receptáculo".
 
Última edição:
Pode ser que o mithril não seja usado só na estrutura física dos anéis em si mas nos materiais usados no seu forjamento e até na Torre e na câmara onde sua criação se dará.
A "radiação" benigna anti EM do mithril poderia ser usada em todos os intrumentos e infundir até aquilo que não contém o metal propriamente dito. Eles querem a luz armazenada no metal e não tanto a matéria física do "receptáculo".
Muito embora eu não ache que será algo tão sofisticado assim. Sobre esse tema, meu palpite (again) é que os anãos concederão um pouco de mithril, suficiente para fazer três anéis. Não ficarei surpreso se Celebrimbor literalmente falar isso, que é tão pouco que mal dá para fazer alguns anéis.
 
Acho que "magia simpática" tornaria possível utilizar a energia "silmarillica" no mithril possuindo só uma porção relativamente pequena do material.

Isso /ou vai que eles vão usar a noção de que, pra tornar possível a criação do esquema dos Anéis, sem uma provisão maior de mithril, eles vão ter que recorrer a "outra" fonte de energia "embalsamadora"....e é aí que entraria Annatar na parada.

Uma referência provável e, em si mesma, imensamente influente nessa de lidar com a metafísica da magia e suas repercussões nesse tipo de ambientação é essa obra aí:



 
Última edição:
"Eles tem mithril?"
"Não posso quebrar meu juramento!"

you got it GIF by Dancing with the Stars

(E mesmo assim o alto rei precisa confirmar depois em outro dialogo inutil)
kkkkkkkkkkkk achei que eu estava paranoico achando isso inacreditalvelmente tosco. Parece que eles pensam que telespectador tem 2 neuronios pra aceitar que se o elrond fala que é segredo então nao se pode assumir nada (talvez elrond tenha 2 neuronios). Se fosse o segredo de uma localização faria sentido, mas ele deixa claro que quer saber se o mithril foi encontrado ou nao. "Fiz uma promessa", então encontrou. Pq se nao nem prcisava fazer promessa mds
 
Na trilogia do SdA também ficou bem ruim aquelas cenas da Arwen e essa doença dela. Mas concordo que isso nos Aneis de Poder lembra bastante os filmes do PJ.
Isso não se encaixa com a decisão de Arwen de fazer a escolha de abandonar a vida imortal para viver com aragorn? Os elfos deveriam poder viver em qualquer lugar no mundo, sem a dependencia da luz dos valar. A doença de Arwen parece uma licença poetica para representar seu sacrificio pelo amor, a do RoP é o Venon que veio junto com meteoro, não achei que lembra.
 
Isso não se encaixa com a decisão de Arwen de fazer a escolha de abandonar a vida imortal para viver com aragorn?
O "fenecimento" da Arwen no filme do PJ, ameaçando sua vida no tempo do Retorno do Rei, não tem a ver com a escolha, é atribuída ao "crescimento do poder de Sauron" pela fala do próprio Elrond.

E acontece ANTES mesmo dela casar com o Aragorn e sacramentar sua decisão de permanecer na Terra-média. Por conveniência dramática os sintomas acontecem depois dela postergar sua ida pros Portos Cinzentos mas não são consequência da sua "escolha" mas das "Trevas" espalhadas por Sauron sobre o céu da Terra-média no fim do SdA.

 
Última edição:
O "fenecimento" da Arwen no filme do PJ, ameaçando sua vida no tempo do Retorno do Rei, não tem a ver com a escolha, é atribuída ao "crescimento do poder de Sauron" pela fala do próprio Elrond.

E acontece ANTES mesmo dela casar com o Aragorn e sacramentar sua decisão de permanecer na Terra-média. Por conveniência dramática os sintomas acontecem depois dela postergar sua ida pros Portos Cinzentos mas não são consequência da sua "escolha" mas das "Trevas" espalhadas por Sauron sobre o céu da Terra-média no fim do SdA.
Dessa forma é semelhante ao que pode estar ocorrendo no RoP mesmo.
 
O "fenecimento" da Arwen no filme do PJ, ameaçando sua vida no tempo do Retorno do Rei, não tem a ver com a escolha, é atribuída ao "crescimento do poder de Sauron" pela fala do próprio Elrond.

E acontece ANTES mesmo dela casar com o Aragorn e sacramentar sua decisão de permanecer na Terra-média. Por conveniência dramática os sintomas acontecem depois dela postergar sua ida pros Portos Cinzentos mas não são consequência da sua "escolha" mas das "Trevas" espalhadas por Sauron sobre o céu da Terra-média no fim do SdA.
Essa cena da Arwen não é tanta viagem do P.J. O próprio Tolkien pensava em Sauron emitindo uma espécie de energia/radiação ou aura maligna que acelerava o fenecimento élfico:

And it is said that the war with Thu (Sauron) hastened the fading of the Eldar, for he had power beyond their measure, as Felagund King of Nargothrond had found in the earliest days; and they expended their strength and substance in the assault upon him - II THE FALL OF NUMENOR. History of Middle Earth

E isso daria mais sentido e peso para a Guerra da Última Aliança e o motivo dos elfos estarem saindo da Terra-média ao mesmo tempo que Sauron se fortalece na Guerra do Anel.
 
Última edição:
Essa cena da Arwen não é tanta viagem do P.J. O próprio Tolkien pensava em Sauron emitindo uma espécie de energia/radiação ou aura maligna que acelerava o fenecimento élfico:



E isso daria mais sentido e peso para a Guerra da Última Aliança e o motivo dos elfos estarem saindo da Terra-média ao mesmo tempo que Sauron se fortalece na Guerra do Anel.
Eu sempre achei mesmo que o conceito tinha tudo a ver com a elaboração do que Tolkien depois falou sobre o Elemento Morgoth, de que o Fading e a presença do EM na matéria física da Terra-média só poderiam mesmo estar conectados e que o "despertar por mentes malignas" sugeria mesmo um efeito "degenerativo" sobre os Elfos e tudo que os rodeia. O Tolkien tb, antes, atribuía parte desse efeito ao próprio Sol criado do fruto de Laurelin.

O lance é que os efeitos disso, pra conveniência dramática do PJ e dos showrunners da Amazon, são exponencialmente acelerados pra criar drama, urgência e tensão onde isso está em falta nos livros.

E isso era mesmo um dos grandes óbices pra criar uma narrativa dramática audiovisual pra Segunda e Primeira Eras. Nesse sentido eles conseguem descascar um tremendo abacaxi com algumas liberdades pontuais. Mostram dentro de seis meses no "mundo" da série o que se torna aparente com 2500 anos nos livros.

Similar a todo o tratamento dado ao tema Dol Guldur-Necromante nos romances onde o próprio Tolkien teve que rebolar pra justificar, via retcon, a aparente negligência e burrice do Conselho Branco ao lidar com o assunto ( acabando por deixar o Necromante na Floresta Tenebrosa relativamente " de boa" por milhares de anos. O PJ contornou o problema "contraindo" a timeline toda pra um ano só.





Aí embaixo Angus Mcbride incluindo Galadriel como "guerreira" no ataque do Conselho Branco a Dol Guldur na capa do suplemento de RPG do MERP de 1995 (último com capa do Mcbride). Provável origem pro take do PJ sobre o episódio.

1663961956107.png
 
Última edição:
Comentário lá no Face do Rings of Power:


<,In my opinion, the origin story of Mithril is, on purpose, not a true story in the show. Notice how the flashback was animated to illustrate a "story" but our previous flash backs in the show showed true live action events. I think Sauron is feeding lies to the elves. >> <<
I 100% agree. I think Annatar/Sauron has been with the elves since the series started. I think HE is the one who convinced Gil-Galad to send Galadriel away. And he's intentionally poisoning the tree and made the mithril story up>>
 
E a cena do congelamento do Estranho? Achei confusa, não consegui extrair muita informação dali.

Então será que Sauron está stalkeando Galadriel desde Lindon?

stalker-creeping.gif
 
Última edição:
(Por um momento, pareceu que o Halbrand era o Rowan, e que a história de Adar e Ostirith estaria no passado. Mas acho que não deve ser o caso.)
Pensei a mesma coisa, e ainda acho bem plausível.

O episódio melhorou bastante em relação ao último. Mas ainda acho morno. Ele foi o que deveriam ter sido os primeiros. A essa altura já esperava algo mais.

Todo o núcleo dos elfos eu ainda acho bem fraco. Mal trabalhado, diálogos zuados. O mesmo vale pra Galadriel.

O que eu mais estranhei é o Gil Galad falando que se eles forem embora o mal vai tomar a terra, sendo que ele mandou a Galadriel embora porque o mal tinha acabado. O roteiro peca em muita coisa, tem cara de amador. Já comentaram também do Elrond "não posso quebrar meu juramento".

Durin, de novo, sendo o ponto alto. O começo com o Estranho achei bem bom também. A cena dele contemplando a Lua ficou ótima.

No geral, nota 6.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo