Lissa
Chocolatier Honoris Causa
Existe limite na Arte? Até que ponto assuntos polêmicos como incesto, pedofilia e estupro podem ser trabalhados e romantizados (muitas vezes até banalizados)?
A PERGUNTA NÃO É SOBRE APENAS TRATAR OS ASSUNTOS. A PERGUNTA É SOBRE COMO SÃO TRATADOS. NO CASO, A PERGUNTA É: VOCÊ CONCORDA QUANDO ESSES TABUS SÃO COLOCADOS NUMA OBRA COMO UMA COISA DIGNA, BONITA, CORRETA, PORÉM INCOMPREENDIDA?
Escrever sobre estupro, incesto e pedofilia é comum. Há muitos relatos de vítimas (no caso de estupro e pedofilia) e até dos próprios praticantes (no caso de incesto entre adultos). Ao romantizar, o tabu é colocado como algo bonito, digno, correto e incompreendido, que pode sim ser praticado livre de restrições e punições. As descrições são colocadas de forma a convencer que aquilo está certo.
Qual o propósito de fazer romance envolvendo tais assuntos: chocar, causar reflexão, encontro com seus monstros interiores, fugir do lugar comum de finais felizes politicamente corretos... Qualquer que seja o propósito, a obra contendo tais assuntos deve alertar o leitor ou espectador acerca de seu conteúdo ou deve surpreender?
A PERGUNTA NÃO É SOBRE APENAS TRATAR OS ASSUNTOS. A PERGUNTA É SOBRE COMO SÃO TRATADOS. NO CASO, A PERGUNTA É: VOCÊ CONCORDA QUANDO ESSES TABUS SÃO COLOCADOS NUMA OBRA COMO UMA COISA DIGNA, BONITA, CORRETA, PORÉM INCOMPREENDIDA?
Escrever sobre estupro, incesto e pedofilia é comum. Há muitos relatos de vítimas (no caso de estupro e pedofilia) e até dos próprios praticantes (no caso de incesto entre adultos). Ao romantizar, o tabu é colocado como algo bonito, digno, correto e incompreendido, que pode sim ser praticado livre de restrições e punições. As descrições são colocadas de forma a convencer que aquilo está certo.
Qual o propósito de fazer romance envolvendo tais assuntos: chocar, causar reflexão, encontro com seus monstros interiores, fugir do lugar comum de finais felizes politicamente corretos... Qualquer que seja o propósito, a obra contendo tais assuntos deve alertar o leitor ou espectador acerca de seu conteúdo ou deve surpreender?
Última edição: