• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é a favor da legalização do aborto?

Você é contra ou a favor a legalização do aborto?


  • Total de votantes
    116
@Ana Lovejoy, beleza, faz sentido o que você fala e eu concordo que tem muito joio no meio do debate. Eu entendo também que as mulheres se sintam sempre tratadas como vilãs nesse assunto - quer dizer, eu não posso dizer que entendo, pq como posso entender se não tenho útero, mas enfim, espero que você tenham ententido o meu entendimento.

Voltando. O problema é também qualquer reflexão ou questionamento feito sobre o aborto é instantaneamente tratato como fanatismo religioso ou como machismo. É claro que um homem que larga a mulher grávida é um fdp. É claro que nenhuma mulher deve acorda louca pra fazer um aborto. É claro que quem fala que o aumento de abortos vai aumentar tem também que provar empiricamente essa afirmação (embora a entrevista postada pela @Tek prove justamente o contrário). Eu concordo com tudo isso.

O que eu acho surreal é que berrem na minha cara (e não, ninguém fez isso aqui no fórum) um "meu corpo, minhas regras", mesmo quando eu pergunto se o mesmo princípio não é válido para o feto.
 
O que eu acho surreal é que berrem na minha cara (e não, ninguém fez isso aqui no fórum) um "meu corpo, minhas regras", mesmo quando eu pergunto se o mesmo princípio não é válido para o feto.

foi o que eu disse no outro post sobre tratar a mulher como incubadora ou chocadeira. veja bem, é uma situação em que o direito de um se sobrepõe ao do outro, não tem meio termo. e já que o direito de um se sobrepõe ao do outro, quando você considera o do girininho...

embriao-8-semanas.jpg
(8 semanas, porque você usou o termo "feto")

...por extensão está descartando o da mãe, que, do ponto de vista científico, é um ser humano completamente desenvolvido (já que estamos descartando termos como alma, consciência e outras zonas cinzas). aí ela vira o quê? mera chocadeira. dane-se o que ela sente, o que acontecerá com ela, o importante é garantir que o girininho se desenvolva e nasça. acho que é por isso a mulherada fica puta com você quando você questiona por que o feto não tem os mesmos direitos que a mulher. mas de novo: não é minha opinião. estou aqui só fazendo um exercício de empatia.
 
uma pessoa que teve duas gravidezes (??)
Relaxa que tá certo. :hihihi:

gente esquece que no caso do feto, não é só mulher que é abortada, então o interesse no assunto é dos homens também.
É disso que eu sempre falo, mas o pessoal do "meu corpo, minhas regras" é surdo a esse argumento. Até por isso votei em "A favor, com restrições".


E eu nunca fui muito a fundo nesta questão aqui para saber se há furos metodológicos, mas já li diversas referências a pesquisas indicando que a taxa de suicídio entre mulheres que abortam é muuuito superior à de mulheres que deram à luz. Procede? É correlação e não causa? Quem fez as pesquisas é idôneo e parte interessada? etc.
 
veja bem, é uma situação em que o direito de um se sobrepõe ao do outro
Comentando só um pequeno detalhe, não acho que sobrepor seja a palavra certa, porque denota um "passar por cima", uma ideia errada de que um estaria se dando bem prejudicando o outro, enquanto que na realidade o que acontece é apenas a limitação máxima que todos conhecem: seus direitos terminam quando começam o do outro. Inclusive é por isso que existe a tentativa de se argumentar contra a humanidade do feto, para que não exista este "outro" limitando os direitos da mulher.
 
Sou a favor sim,afinal a mulher não é obrigada a aceitar uma gravidez indesejável e cuidar de uma criança que ela não vai amar e poderá rejeitar.

O Brasil é um país muito burro,o aborto deveria ser legalizado para nascer menos gente e controlar o crescimento da população,não é a toa que países com baixo crescimento demográfico são os mais desenvolvidos e com melhor padrão e qualidade de vida.
 
Então o segredo do crescimento econômico é o baixo crescimento demográfico? Vou jogar fora os meus livros de economia.

Sim,porque quanto mais estável for a população de um país menos o país precisa investir e crescer para manter e dar recursos paras as novas pessoas que nascem ou imigram para ele.(construir mais casas,mais hospitais e destruir o meio ambiente para industrialização para atender a demanda).Tanto é que os países que tem maior crescimento populacional são os mais pobres e com pior Índice de desenvolvimento humano(IDH),como por exemplo países africanos e alguns asiáticos.Veja Austrália,Nova Zelândia,Alemanha,todos ricos bem sucedidos e tem com baixo crescimento populacional.
 
A sua correlação é espúria. Todos os países desenvolvidos já passaram por etapas de elevado crescimento demográfico, seguido do envelhecimento da população. Enfim, estamos desvirtuando o tópico e acho que de todos os possíveis argumentos pró aborto, esse consegue ser o mais esquisito e questionável lógica.
 
Sou a favor sim,afinal a mulher não é obrigada a aceitar uma gravidez indesejável e cuidar de uma criança que ela não vai amar e poderá rejeitar.

O Brasil é um país muito burro,o aborto deveria ser legalizado para nascer menos gente e controlar o crescimento da população,não é a toa que países com baixo crescimento demográfico são os mais desenvolvidos e com melhor padrão e qualidade de vida.

Melhor comentário!!! É o que eu penso também. Além disso, penso que na maioria dos casos, só de ser cogitado o aborto, é sinal que provavelmente o nascimento e infância da criança não será dos melhores.
 
Pelo materialismo, sou a favor. Desconsiderando os motivos científicos, o aborto é um caso social e de saúde pública. Além da autonomia da mulher em relação ao seu próprio corpo. Por outro lado, a metafísica do catolicismo - espírita, somadas a todas as demais superstições, nesse caldeirão das minhas crenças, me impede de ser taxativo no sim.
 
porque vou dizer: é foda passar por tudo isso e ver as pessoas falando de você como quem fala de uma incubadora ou chocadeira. é foda. aí dá mais é vontade de chutar logo a pessoa da conversa, mas né, a gente esquece que no caso do feto, não é só mulher que é abortada, então o interesse no assunto é dos homens também.

Todo mundo pode opinar, claro, mas a opinião não deveria ter o mesmo peso. Por incrível que pareça a opinião que sempre prevalece é a dos homens (porque, claro, não existe machismo, é tudo invenção das feminazi). Quando a opinião religiosa prevalece no fim é opinião masculina. Quantos clérigos católicos femininos existem? Quantos clérigos judeus ou muçulmanos existem? Qual opinião vale mais? De Ginecologistas de 2014 ou de judeus homens da Idade da pedra quando o assunto é útero e vagina?

Nos EUA quando pensam em regular as armas já vira um armageddon da direita "liberal" de lá. "O governo quer tirar nossas armas!" (leiam isso no sotaque da Família Buscapé) Mas sempre tem alguém, dessa mesma direita raivosa, pra querer regular o útero. É como alguém disse, talvez se mulheres aprendessem a usar suas vaginas pra matar elas fossem deixadas em paz.

Bora fazer um teste. Se num mundo hipotético aparece a pesquisa de opinião para ser obrigatório homens fazerem vasectomia e as mulheres começassem a opinar, em quanto tempo o primeiro homem diria: "mulheres não devem se meter em assuntos puramente masculinos!" Pera, a gente nem precisa especular, homens já fazem isso em assuntos que não são puramente masculinos.
 
não faz sentido em termos de democracia uma opinião ter mais peso do que outra, morfs. até porque se você for pensar, a coisa vai ficando cada vez mais restrita e representando cada vez menos pessoas da população: só mulher. mas nem toda mulher sabe o que é se sente quando grávida. ok, só mulher que já ficou grávida. mas tem questões de ordem médica que nem toda grávida sabe. ok, só mulher que já ficou grávida e é médica. mas nem todo médico tem conhecimento mais especializado em ginecologia. ok, só mulher que já ficou grávida e é médica e tem especialização em ginecologia (etc etc etc). quer dizer, só esse grupo pode opinar? um pai não pode opinar se quer ou não a criança? por que todo mundo considera o pai como um cara que está abandonado a mulher quando se fala em aborto? etc.

de novo, deixando bem claro: sou favorável, mas não acho que essa discussão deva se restringir às mulheres. até porque, nessa tua lógica, que é que você tá dando pitaco aqui?
 
Percebi que em algum momento eu votei contra, embora eu não lembrasse desse tópico. Vou alterar o meu voto.

Tô no mesmo barco que o @Cantona . A questão do aborto me situa em um campo de contradições...
No entanto, tendo a ser favorável à descriminalização do aborto. Minhas razões em contrário são de natureza religiosa e eu não tenho a pretensão de impô-las à coletividade, mantendo minhas convicções de ordem espiritual no campo individual.

#AlterandoVotoNaEnquete
 
Apesar de gostar da resposta da Ana a respeito da sobreposição de direitos, concordo com o contra argumento do Siker.
 
Todo mundo pode opinar, claro, mas a opinião não deveria ter o mesmo peso. Por incrível que pareça a opinião que sempre prevalece é a dos homens (porque, claro, não existe machismo, é tudo invenção das feminazi). Quando a opinião religiosa prevalece no fim é opinião masculina. Quantos clérigos católicos femininos existem? Quantos clérigos judeus ou muçulmanos existem? Qual opinião vale mais? De Ginecologistas de 2014 ou de judeus homens da Idade da pedra quando o assunto é útero e vagina?

Nos EUA quando pensam em regular as armas já vira um armageddon da direita "liberal" de lá. "O governo quer tirar nossas armas!" (leiam isso no sotaque da Família Buscapé) Mas sempre tem alguém, dessa mesma direita raivosa, pra querer regular o útero. É como alguém disse, talvez se mulheres aprendessem a usar suas vaginas pra matar elas fossem deixadas em paz.

Bora fazer um teste. Se num mundo hipotético aparece a pesquisa de opinião para ser obrigatório homens fazerem vasectomia e as mulheres começassem a opinar, em quanto tempo o primeiro homem diria: "mulheres não devem se meter em assuntos puramente masculinos!" Pera, a gente nem precisa especular, homens já fazem isso em assuntos que não são puramente masculinos.

Deixa eu ver se entendi:

- Em uma proposta hipotética de vasectomia obrigatória, os homens reclamariam das mulheres opinando em assuntos "puramente masculinos", e não de uma questão tão individual ser decidida coletivamente, independente do sexo do infeliz que propôs a medida. Que diabos de sociedade hipotética é essa?! Mas, pensando melhor, não me espanto, essa é aliás uma diferença óbvia entre feminismo e o mero individualismo (no sentido de luta pelos direitos individuais) aplicado às mulheres.

Isso revela uma visão bastante distorcida de mundo, onde a questão principal, isto é, se a proibição do aborto é ou não injusta para a mulher, ou se o feto tem ou não direito à vida, é ofuscada pelo sexo dos opinantes, como se o que a pessoa fosse influísse na verdade de suas ideias, ou como se, caso a proibição do aborto seja de fato uma opressão, seria mais ou menos opressivo se a proibição fosse defendida ou estabelecida por homens ou mulheres.

- Poder usar ou não armas tem bastante a ver com aborto, são em essência as mesmas questões envolvidas logo espera-se uma correlação entre elas e a direita liberal americana não percebe essa correlação. Aliás, também a vasectomia obrigatória é uma boa metáfora para a questão do aborto. (?!)
 
não faz sentido em termos de democracia uma opinião ter mais peso do que outra, morfs

Mas é o que acontece. A opinião das mulheres é a que menos vale no fim. No fim a culpa recai na mulher. "Engravidou porque quis agora aguente o tranco."

de novo, deixando bem claro: sou favorável, mas não acho que essa discussão deva se restringir às mulheres. até porque, nessa tua lógica, que é que você tá dando pitaco aqui?

É o que falei, todo mundo pode opinar, mas a opinião que deveria ter mais peso não deveria ser a dos homens. Isso claro num caso geral, em casos particulares o casal opinaria, mas como a gravidez será responsabilidade da mulher, queira ela ou não, a última palavra deveria ser dela. Se uma mulher qualquer perguntar pra um homem: qual sua opinião sobre o aborto? É uma coisa. Agora homens se intrometerem é outra bem diferente, ainda mais quando eles (isso vale pra homens e mulheres) não tem nenhuma ligação com o caso.

Mas não estou dando pitaco. Estou dizendo que sou a favor da livre escolha das mulheres e pronto. O estado não deve se meter nos úteros das mulheres. Se alguém me perguntasse eu diria que sou a favor com restrições, depois de 3 meses o sistema nervoso está formado, aí há um ser sensciente naquele corpo, mas até então, sem sistema nervoso não há nenhuma consciência, não ha nenhuma forma de tomar consciência do mundo. Depois disso só em casos de risco pra mãe, mas como ninguém perguntou manterei minha opinião só para mim. E caso fosse aprovado o aborto como forma de evitar gravidez em qualquer caso eu não iria perder meu sono. Até porque não útero, não é problema meu se alguma mulher vai abortar ou não.

E um comentário sem ligação com a discussão. Achei fofo você pela primeira vez me chamar de Morfs, até então sempre me tratou por Morfindel.

- Em uma proposta hipotética de vasectomia obrigatória, os homens reclamariam das mulheres opinando em assuntos "puramente masculinos", e não de uma questão tão individual ser decidida coletivamente, independente do sexo do infeliz que propôs a medida.

Homens opinando em assuntos femininos ou mulheres opinando em assuntos masculinos não deixa de ser alguém opinando em algo de caráter privado, que não lhe diz respeito, a não ser que lhe diga respeito de fato. E sim, a coletividade opinar em assuntos privados não faz sentido, exceto em questão de privação de direitos.

Isso revela uma visão bastante distorcida de mundo, onde a questão principal, isto é, se a proibição do aborto é ou não injusta para a mulher, ou se o feto tem ou não direito à vida, é ofuscada pelo sexo dos opinantes, como se o que a pessoa fosse influísse na verdade de suas ideias, ou como se, caso a proibição do aborto seja de fato uma opressão, seria mais ou menos opressivo se a proibição fosse defendida ou estabelecida por homens ou mulheres.

Seria opressão em qualquer caso, como é no nosso mundo e nos casos reais.[/QUOTE]
 
É o que falei, todo mundo pode opinar, mas a opinião que deveria ter mais peso não deveria ser a dos homens. Isso claro num caso geral, em casos particulares o casal opinaria, mas como a gravidez será responsabilidade da mulher, queira ela ou não, a última palavra deveria ser dela.
[/QUOTE]
Bom saber, quer dizer que se eu sair engravidando mulheres por aí e elas decidirem ter o filho independente da minha vontade (afinal de contas a minha opinião não conta) não vou ter responsabilidade nenhuma sobre a criança. O que significa que não poderei ser preso por não dar a assistência devida aos meus filhos.
 
Pelo materialismo, sou a favor. Desconsiderando os motivos científicos, o aborto é um caso social e de saúde pública. Além da autonomia da mulher em relação ao seu próprio corpo. Por outro lado, a metafísica do catolicismo - espírita, somadas a todas as demais superstições, nesse caldeirão das minhas crenças, me impede de ser taxativo no sim.

Percebi que em algum momento eu votei contra, embora eu não lembrasse desse tópico. Vou alterar o meu voto.

Tô no mesmo barco que o @Cantona . A questão do aborto me situa em um campo de contradições...
No entanto, tendo a ser favorável à descriminalização do aborto. Minhas razões em contrário são de natureza religiosa e eu não tenho a pretensão de impô-las à coletividade, mantendo minhas convicções de ordem espiritual no campo individual.

#AlterandoVotoNaEnquete
Então, eu sei que é difícil "pensar separado", mas a questão da descriminalização é "a mulher que faz aborto deve ser presa?".
Descriminalizar não significa que toda gravidez indesejada implicará em aborto, pq muita mulher é contra o aborto, seja por religião, crenças pessoais, o que for. O que a gente quer é que a mulher que deseja abortar tenha a chance de fazer isso sem correr risco de vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo