• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conteúdo Recente por Tharëstur

  1. T

    Elfos, superiores?

    Na verdade, com toda sinceridade, ainda não entendi qual a proprosta inicial deste tópico. Todos até agora defenderam opiniões se baseando em teorias evolucionistas, mas se esquecem efetivamente de que não existe nenhuma comparação a ser feita entre elfos e homens com relação à superioiridade de...
  2. T

    Tolkien - Criacionismo x Evolucionismo

    Mais uma vez a discussão final remete à questão inicial do tópico. Partindo da idéia de que o surgimento das espécies ou de todas as raças humanas, como alguns defendem, nas obras de Tolkien ocorreu em Hildórien, é uma primeira justificativa de que O Silmarillion e também que o SdA são obras...
  3. T

    Tolkien - Criacionismo x Evolucionismo

    Do ponto de vista da obra em si, podemos, forçando bastante, assumir que o desenvolver da estória nas obras de Tolkien acabam dando uma idéia de evolução no sentido darwiniano. No entanto, não se pode confundir jamais o cunho geral da obra de Tolkien, que não possui nada de evolucionista no...
  4. T

    Tolkien - Criacionismo x Evolucionismo

    Voltando ao início do tópico, não existe a menor sombra de dúvida que nas obras de Tolkien, principalmente no Silmarillion, o que empera efetivamente é o creacionismo. Independente da divinidade inerente no plano de Eru, e entre Valar e Maiar em Arda, simplesmente pelo fato de se considerar um...
  5. T

    SdA é maniqueísta?

    Concordo plenamente com você Maglor, tanto na parte que diz respeito aos Ainur quanto a parte que se faz mensão à convicção católica de Tolkien; e também a contradição de Ilúvatar, conforme postado no trecho do HoMe. Agora consigo ver claramente o nosso ponto de divergência sobre dilema Eru...
  6. T

    SdA é maniqueísta?

    1. Eu vejo que você possui argumentos bem embasados para defender a sua interpretação, assim como eu tenho os meus para justificar minhas convicções. Porém, o que eu acho mais importante é justamente a discordância de interpretação que algumas partes das obras de Tolkien possibilitam. As...
  7. T

    SdA é maniqueísta?

    1. Maglor, o primeiro e o último paragrafo de seu post eu não consegui compreender. Por favor, explique-os para mim. 2. Sim eu acho que Melkor era uma parte ou projeção do pensamento de Eru, como está relatado no Ainulindalë. 3. O fato Desfiguração de Arda ter de ser um evento necessário...
  8. T

    SdA é maniqueísta?

    Ainda sim Melkor é derivado de Iluvatar; e por mais que os seres e os filhos criados por Eru possuissem a chama imperecível, a qual determina o livre-arbítrio, eles eram em, última análise, vítimas de seu próprio criador. O livre-arbítrio dos seres só poderia fugir do alcance de previsão de Eru...
  9. T

    SdA é maniqueísta?

    Volto a dizer que independentemente sobre qual ótica a história fosse contada, dos hobbits ou até mesmo a de Sauron, uma terceira pessoa que tivesse acompanhado os fatos continuaria vendo a maldade nos atos do senhor do Escuro. Para mim o maniqueísmo em SdA é inegável e não um ponto de vista...
  10. T

    SdA é maniqueísta?

    Um outro ponto a se considerar é sobre Eru. Já reparei algumas vezes, enquanto lia diversos tópicos do fórum, que grande parte dos leitores do Silmarillion assumem como pressuposto que Ilúvatar era conhecedor de tudo e seu pensamento era perfeito. Pois eu relembro que, sendo assim, absolutamente...
  11. T

    SdA é maniqueísta?

    Infelizmente eu discordo de alguns argumentos ressaltados no tópico. Primeiramente, se considerarmos a definição de maniqueísmo, como a idéia original de Manes, não há como negar, por mais estonteantes e mirabolantes que sejam os arguementos, que as obras do mestre Tolkien possuam uma distinção...
  12. T

    Silmarillion: O início

    Concordo com você Elring, realmente existia "uma diferença abissal" entre os Ainur (eles eram efetivamente distintos na característica Poder), e provavelmente essa diferença fora percebida pelos elfos para que tivesse ocorrido a classificação dos Valar e Maiar.
  13. T

    E se Frodo pedisse para Bombadil destruir o Um?

    Então se interpretei correto o seu post Aracáno os três anéis élficos poderiam ser destruídos somente por Celebrimbor, assim como as Silmarils poderiam ser destruídas pelo somente próprio Curufinwë?
  14. T

    presente de galadriel para frodo

    Novamente concordo com você Elessar. O brilho da Silmaril por si só já bastaria para tornar difenciada a água contida no frasco de cristal. Acrescente a esse fato Aracáno que muito provavelmente Galadriel colocou algum tipo de encantamento no presente de Frodo com o poder de seu anel élfico.
  15. T

    O Silmarillion: Thingol e Melian

    Na verdade eu achei mesmo que o ataque só foi desferido por Huan de início devido ao manto de Tinúviel, Aracáno. Porém como já fazia bastante tempo que eu tinha lido o Silmarillion eu não tinha absoluta certeza.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo