• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conteúdo Recente por Mirane Campos Marques

  1. Mirane Campos Marques

    Tolkien: épico ou não?

    Então, como estudante de gêneros literários e Tolkien eu acredito que um dos méritos da obra do Tolkien é fugir de enquadramentos fechados. No meu terceiro ano de faculdade fiz um trabalho sobre os aspectos da poesia épica tradicional em O Senhor dos Anéis e encontrei muita coisa, mas não se...
  2. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Bem, eu estou disposta a ajudar, caso você queira. A minha experiência na área é uma monografia sobre a mitologia tolkieniana (que como você viu no post, eu defendo como uma mitologia) que fiz em uma disciplina de graduação. Não sou historiadora, fiz letras e meu mestrado é em teoria da...
  3. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Pronto! Você disse eu que eu venho dizendo há vários posts: "uma mitologia ficctícia". É isso que eu to dizendo. Mitos ficctícios, mitologia ficctícia.
  4. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Eu não estou questionando a "realidade" da mitologia, só estou dizendo que mitologia é um conjunto, ou mais especificamente, um estudo, de mitos, independentemente da comprovação dos mitos no mundo real ou o meio de sua disseminação. Por exemplo, você diz que a mitologia é "símbolo da...
  5. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Então, sinto muito, mas eu não acho. Eu entendo "mitologia" como um conjunto de mitos e isso a obra do Tolkien é. Você pode dizer que ela não é real, mas não que não é mitologia. Nunca achei uma definição de mitologia que exigisse que os mitos nela contidos precisassem ser, de fato, criação de...
  6. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Então, eu também falo da mitologia do Tolkien como ficção, óbvio, mas acho que não necessariamente a palavra mitologia deva vir carregada com toda essa carga histórica e social que você diz. Não acho que a obra do Tolkien não pode ser chamada de mitologia só porque ela não foi a criação de um...
  7. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Então, como eu sou meio lerdinha e não consigo fazer essas citações que vocês fazem, vou por partes: EspectrusSeverius, não acho que o Rei Artur conte como mitologia, pois se considerarmos que "mitologia" é um conjunto de mitos e "mitos" é entendido, geralmente, como uma narrativa simbólica que...
  8. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Que bom que gostaram do tópico! Então, o que eu acho que é um ponto de vista posterior é a crença de que os gregos realmente acreditavam no envolvimento dos deuses com os humanos, o que é narrado na Ilíada, por exemplo. Mas não duvido de suas crenças, como disse o Anwel, os templos estão aí para...
  9. Mirane Campos Marques

    Mitologia tolkieniana

    Estive pensando. Tolkien dizia que inicialmente seu objetivo era criar uma mitologia para a Inglaterra e, embora ele deixe claro que viu o quanto isso era impossível, fico imaginando se não seria possível que, daqui a uns 10000 anos (se ainda existir mundo e pessoas), as pessoas discutissem a...
  10. Mirane Campos Marques

    Seja um Contribuidor da Valinor!

    Mais uma dúvida, sou burrinha: Qual é o procedimento agora? Caso eu queira mandar algum texto, etc.?
  11. Mirane Campos Marques

    Seja um Contribuidor da Valinor!

    Deu certo! Só uma dúvida: agora a minha senha aqui no fórum também é aquela ou continua a mesma?
  12. Mirane Campos Marques

    Seja um Contribuidor da Valinor!

    Não aparece esse "recuperar senha". E quando eu tento digitar meu nome e e-mail, diz que já está sendo usado. E agora?
  13. Mirane Campos Marques

    Tolkien X Lewis

    Não acho de modo algum que se possa falar em alegoria em Tolkien. Creio que a diferenciação que ele faz no prefácio de O Senhor dos Anéis entre alegoria e aplicabilidade é essencial para entender seus procedimentos. Tolkien deixa o texto livre para o leitor encontrar lá o que bem desejar...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo