1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Videoclipes que parecem filmes

Tópico em 'Música' iniciado por Siker, 12 Ago 2012.

1. Siker

Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

Tentando copiar a onda dos videoclipes bizarros Desde que vi o clipe "Time to Dance" com a participação de Jake Gyllenhaal (Source Code, Donnie Darko) me veio a idéia de criar um tópico para conhecer outros clipes que também são como 'pequenos filmes', com uma história própria sendo desenvolvida (não necessariamente dependente da letra da música) e representando o melhor aspecto de um bom filme: uma história contada em imagens.

nota: Deixarei em spoiler a sinopse, para quem não quiser saber da história antes de ver o clipe.

The Shoes - Time to Dance
    O ator Jake Gyllenhaal é protagonista do clipe da música Time To Dance, da banda francesa de indie pop The Shoes; dirigido por Daniel Wolfe. (contém cenas de violência)
    Na pele de um serial killer, Gyllenhaal é um "caça-hypsters", que frequenta festas e baladas em busca de mocinhas descoladas e carinhas com pose de modernos. Quando os encontra, não economiza nos socos, nos golpes de machado e nos cortes estratégicos com floretes. Neste último caso ele até se dá ao trabalho de vestir os trajes tradicionais de esgrima.
    O vídeo de oito minutos contrapõe cenas pesadas de assassinatos com passagens do personagem em atividades comuns, na academia, no restaurante, na sauna e no barbeiro. Comportamento real de um legítimo psicopata.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Outros vídeos um pouco mais antigos também trazem esta característica de desenvolver as cenas sem necessidade de diálogos, o que na minha opinião agrega muito mais valor à produção, se sustentando mais na atuação e deixando um espaço para reflexão e interpretação do público:

Lykke Li - Sadness Is a Blessing
    Contando com atuações competentes da cantora sueca Lykke Li e de seu conterrâneo Stellan Skarsgård (Gênio Indomável, Melancolia), o clipe é um daqueles que nos deixa com vontade de entrar na história e saber mais sobre os personagens; dirigido por Tarik Saleh.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Placebo - Song to Say Goodbye
    Representado pelos atores
    e
    (que já participaram de filmes que não conheço muito bem) o clipe mostra uma despedida, onde cada um pode enxergar os personagens de uma forma diferente; dirigido por Philippe André.

Existem outros mais conhecidos que chegam a criar uma história maior, com diálogos intercalando a música:

Green Day - Wake Me Up When September Ends
    Jamie Bell (Jumper, Billy Elliot) e Evan Rachel Wood (Across the Universe, Tudo Pode dar Certo) atuam como eles mesmos (um casal de namorados); dirigido por Michael Perlmutter.
    O clipe aborda um cenário de guerra. Tudo começa com um casal de adolescentes juntos em um campo, enquanto o namorado promete que nunca vai deixar sua namorada. Em outro momento, a namorada começa uma discussão sobre algo que ele fez. Presumidamente, o namorado se alistou com os Marines. O vídeo mostra o namorado sendo encruzilhado pelas forças inimigas. Enquanto isso, a namorada fica esperando para que seu namorado volte para a casa. O clipe tem um final aberto, deixando que o público pense sobre o que ocorreu com o jovem Marine.

Michael Jackson - Ghosts
    Ghosts é um médio-metragem de Michael Jackson, cujo roteiro foi co-escrito por
    . Dirigido por Stan Winston, com dicas de Steven Spielberg, Ghosts possui 39 minutos. O projeto iniciou-se em 1993 e só foi concluído em 1996. É certificado pelo Guiness Book como "O Clipe Mais Longo".
    O cantor retrata um morador recém mudado para uma mansão da cidade que confronta moradores hostis que não aprovam sua presença estranha na vizinhança.

Os exemplos que tenho são esses, conhecem mais clipes que se parecem com filmes?

Última edição: 15 Nov 2013
    • Ótimo Ótimo x 5
    • Gostei! Gostei! x 5
  2. Hamfast

Hamfast Melodia e distorção

Não sei se entendi bem a proposta do tópico, mas vamos lá:

Rob Zombie - Living Dead Girl

Claramente inspirado por clássicos de terror da década de 30 e na estética do expressionismo alemão com direção e atuação do próprio Rob Zombie.

Fever Ray - If I Had A Heart

Não é exatamente uma história fechada, mas renderia uma ótima cena pra um thriller de suspense.

Red Fang - Prehistoric Dog

Na minha opinião o Red Fang é banda de rock/ metal atual mais criativa quando o assunto é clipes, não tem como não se divertir assistindo.

Red Fang - Wires

The Black Keys - Tighten Up

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 5
  3. Nihal

Nihal Ventinha xD

• Gostei! Gostei! x 3
  4. Siker

Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

Vou tentar exemplificar de forma mais clara. Existem clipes que se destacam da maioria por não ficarem presos à letra da música e à banda, que vão além e criam belas produções cinematográficas, no caso envolvendo direção, roteiro, fotografia, etc., e terminam parecendo verdadeiros filmes (ou curtas); outros chegam perto disso criando toda uma história que se desenvolve ao longo do video, e onde a música mesmo se encaixa melhor como se fosse a trilha sonora, ou até mesmo narra a história... em outras palavras, vale qualquer clipe que te faça sentir como se estivesse assistindo a um curta, ou lhe faça pensar: "Isso daria um ótimo filme!". :mrgreen:

Outros que me lembrei agora:

Slipknot - Snuff
    Corey Taylor, o vocalista da banda, se torna o personagem principal desta estranha história de amor, com participação de Malcolm McDowell (The Mentalist, Entourage); dirigido por M. Shawn Crahan (Clown) e P.R. Brown.
    Proporcinando um olhar assombroso sobre a mente de um amante melancólico após a perda de sua parceira, a trama se desenvolve revelando os resultados de tamanho sofrimento.

Nickelback - Savin' Me
    Apresenta uma idéia genial que daria um ótimo filme.

ps: o tópico tá indo muito bem. :mrgreen:

Última edição por um moderador: 5 Out 2013
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Não sei se vai encaixar com a proposta do Silker, se formos puristas talvez não, mas o clipe que imediatamente me veio à cabeça quando eu comecei a ler o tópico foi Misunderstood

onde o protagonista passa por altos perrengues e depois ele conta para a namorada o que realmente aconteceu.

Outro deles é Always

Que já é um clipe mais romântico, mas essa história já é meio clichê. A namorada chega em casa e pega o namorado a traindo com a amiga, mas o final até que é diferente (ou eu não me lembro de um filme que tenha algo parecido).

• Gostei! Gostei! x 2
  6. Captain Beyond

Captain Beyond Usuário

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Um clipe que não foi mencionado até agora, mas que pra mim tem a cara de cinematográfico é o Sabotage do Beastie Boys.

Tem toda uma inspiração nos filmes e seriados policiais dos anos 70/80 e de quebra aparece os caracteres com as personagens.

Não sei se o que indiquei ficou dentro da proposta do tópico, mas estou indicando o que pra mim é um dos meus preferidos nesse quesito.

Outro cara que gostava de clipes cinematográficos era o Mc Hammer que fez sucesso no começo dos anos 90. Esse aqui que eu lembro logo quando a MTV Brasil estreou

• Gostei! Gostei! x 5
  8. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

• Gostei! Gostei! x 3
  9. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Um clássico que nunca deve passar em branco é o Thriller do Michael Jackson

10. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Bem, há aquele clipe vencedor do
    : Wolf Parade - "I'll Believe in Anything" (diretor: Matt Moroz).

Acho difícil assistir e não lembrar de Barry Lyndon, mesmo que, no fundo, sejam completamente diferentes.

Um bem cute é o do Blur, para "Coffee and TV", dirigido por Hammer & Tongs.

O famoso e polêmico do Prodigy - "Smack My Bitch Up", dirigido pelo Jonas Åkerlund.

Este basicamente é um curta dirigido pelo Wong Kar-wai: DJ Shadow - "Six Days".

Segundo a
    :

• Gostei! Gostei! x 4
  11. Cantona

Cantona Tudo é História

Los Hermanos, Primavera

O Rappa, O que sobrou do céu

O Rappa, Minha alma ( a paz que eu não quero)

• Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Acho que esse foi o primeiro clipe assim, com uma história e longo, com mais de três minutos de duração, não foi? =/

De qualquer forma, vai ser sempre um clássico, com a dança dos zumbis e a risada do Vincent Price.

Aqui está ele, o filminho de terror B do Michael Jackson. :amor:

Thriller - Michael Jackson
    Álbum Thriller de 1982

"Darkness falls across the land
    The midnight hour is close at hand
    Creatures crawl in search of blood
    To terrorize y'alls neighborhood
    And whosoever shall be found
    Without the soul for getting down
    Must stand and face the hounds of hell
    And rot inside a corpse's shell

The foulest stench is in the air
    The funk of forty thousand years
    And grizzly ghouls from every tomb
    Are closing in to seal your doom
    And though you fight to stay alive
    Your body starts to shiver
    For no mere mortal can resist
    The evil of the thriller "

• Gostei! Gostei! x 3
  13. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Agora um brasileiro.

Criolo - Subirusdoistiozin
    Álbum Nó Na Orelha, de 2011

Clipe gravado em São Paulo, na Vila Maria Zélia com produção da Companhia de Cinema

• Gostei! Gostei! x 4
  14. Cantona

Cantona Tudo é História

F.UR.T.O., Não se preocupe comigo

Racionais Mc's, Diário de um detento

Racionais Mc's, Mil faces de um homem leal (Carlos Marighella)

• Gostei! Gostei! x 6
  15. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

@Furia de la ciudad citou um do Beastie Boys, mas quando li o tema do tópico o primeiro que me veio a mente foi esse aqui ó:
    Body Movin' é sobre um ladrão, que faz o "roubo do século", o final é surpreendente... :lol:

Beastie Boys fizeram muitos clipes bacanas nesse estilo, tem o Intergalactic também, já que aqui tem nerd de montão que curte robôs gigantes e assistiu muito Jaspion quando era novinho...

Temos também o trio "farofada dos anos 90", pra quem não conhece:
    Crazy é sobre uma Alicia Silverstone e uma Liv Tyler novinhas que fogem da escola pra ir aprontar algumas por ai

Cryin é sobre a mesma Alicia Silverstone que só se dá mal com os caras, mas no fim sempre acaba fazendo alguma loucura legal por causa disso

Amazing é o clássico dos clássicos, onde o nosso amigo nerd virjão faz uma Alicia virtual pra poder curtir com ele e no final acabamos descobrindo que quem estava curtindo o tempo todo era ela...

e pra fechar com chave de ouro...
    November Rain e o mal fadado casamento de Axl Rose

@Morfindel Werwulf Rúnarmo aprova esse post...

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 2
  16. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Um outro clipe que parece filme é Uncle Tom's Cabin do Warrant. A história é meio complicada (pra eu perceber, pelo menos). Tem um crime na história, se passa nos pântanos da Louisiana (acho que é lá pelo pouco que conheço de geografia americana).

Ownnn! :abraco: Fiquei muito feliz de a srta. se lembrar de mim.

Última edição: 29 Nov 2013
    • Mandar Coração Mandar Coração x 2
  17. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Sem nenhum corte dá mais de 10 minutos o que foi um marco histórico pra época!

Nossa pensava que só eu conhecia esse clipe! Era um que assisti bastante no inicio da MTV Brasil.

18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Que nada! Como a Erendis apontou, eu só escuto hard e glam.

19. Vandroiy

Vandroiy Usuário

Última edição: 6 Jan 2014

Compartilhar