• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CES (Consumer Electronics Show)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Wu Xiaoling/Xinhua

Imagem: Wu Xiaoling/Xinhua

A pandemia não impediu a realização de uma das maiores e mais influentes feiras de tecnologia do mundo. Mas em vez de Las Vegas (EUA), onde ocorre todos os anos, a CES 2021 (Consumer Electronics Show) acontece de segunda-feira (11) a quinta-feira (14) de forma online pela primeira vez em 54 anos de existência.

O número de exibidores deste ano anos caiu consideravelmente. Serão pouco mais de mil, contra os 4,5 mil registrados no ano passado. Ainda que sem a chance de percorrer os inúmeros corredores da feira, a CES 2021 vai contar com a presença das principais empresas de tecnologia, como Samsung, Panasonic, LG, Intel, Dell, Sony, IBM e Microsoft, entre outras —que vão expor seus lançamentos em vitrines digitais.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/08/13/receba-noticias-de-tilt-em-seu-whatsapp.htm
A CES costuma mostrar as últimas inovações e definir a agenda com o que está por vir nos próximos meses e anos. Neste ano, o lançamento do celular Galaxy S21, que será lançado em um evento alinhado à feira, deve ser um dos destaques, além de aplicações em 5G, objetos anticovid e TVs cada vez mais poderosas. A programação do evento, com a lista de todos os painéis e palestrantes, está disponível no site da CES.

De olho nas TVs​


Como sempre, as novidades de aparelhos de TV são uma aposta certa para esta CES. Sempre existe aquela com uma tela enorme e futurista que se torna a vitrine da feira. Um destaque deste ano será a apresentação da TV transparente da LG, que promete 40% de transparência —em vez dos 10% oferecidos pelas demais.

O showroom online da LG mostrará diferentes cenários, cada um com uma tela Oled transparente de 55 polegadas. As telas surgirão como divisórias de um restaurante, exibindo itens do menu ou vídeo enquanto as pessoas esperam pela comida.
Samsung apresenta TV Microled na CES 2021 - Divulgação - Divulgação

Samsung apresenta TV Microled na CES 2021
Imagem: Divulgação

A Samsung, que já anunciou alguns lançamentos na semana passada, deve apresentar ainda seus novos modelos com MicroLED, unindo LCD e Oled, que seria a mais inovadora dentro da indústria, de acordo com a companhia. A tecnologia, até então presente em modelos gigantes (com 146 e 292 polegadas), chega finalmente a televisores comerciais. Uma novidade esperada da fabricante é a sua tecnologia de controles remotos com uma bateria interna recarregável por luz solar, interna ou cabo USB, aposentando de uma vez por todas as pilhas.

Os celulares também dão as caras​


Ainda que as fabricantes de celulares costumem fazer eventos próprios ao longo dos anos, os salões de tecnologia, como a CES ou a feira de telefonia MWC — esta última foi cancelada em 2020 devido à onda de coronavírus— também servem de chamariz para mostrar alguns modelos novos.

A Samsung, por exemplo, deve lançar sua nova linha de celulares premium —entre eles o Galaxy S21— em um evento paralelo à CES na quinta-feira (14). A previsão é que outras fabricantes ofereçam telefones com tecnologia 5G por preços menores do que apresentados no ano passado, já que a desenvolvedora de chips Qualcomm acaba de anunciar o suporte 5G ao seu chip Snapdragon 480, para telefones de baixo custo.

5G em destaque​


Assim como vem acontecendo nos últimos anos, as discussões sobre 5G terão local de destaque na feira, mostrando avanços significativos na velocidade, confiabilidade e eficiência e seu impacto na vida de empresas e consumidores. A apresentação inicial sobre o assunto ficará a cargo de Hans Vestberg, presidente e chefe da Verizon, uma das principais operadoras dos EUA. A Verizon promete abordar algumas soluções de 5G em telemedicina e tele-educação para o futuro próximo.

Carros​


O setor automotivo também marca presença na CES 2021, mostrando avanços em veículos elétricos e autônomos. A autonomia, por sinal, é algo que deve ser debatido durante a feira —não só em relação às questões técnicas, como também regulatórias.

A forma como os motoristas interagem com seus carros deve evoluir significativamente durante esta década. A startup taiwanesa Mindtronic AI, por exemplo, é especializada na interação homem-máquina em carros e está desenvolvendo um cockpit do futuro que processa dados do motorista por biometria. A inovação será apresentada na CES deste ano.
A Indy Autonomous Challenge e outras montadoras como Mercedes, Audi e GM, também prometem novidades. Os estreantes da CES incluem a Sono Motors e a Volvo.

Inteligência artificial​


A IA e a robótica na agricultura continuam ganhando força. No ano passado, a CES premiou um trator da empresa John Deere pelo uso da tecnologia por um mundo melhor. Outro destaque apresentado no ano passado foram os Neon, "humanos artificiais" da Samsung que poderiam falar e sentir como se fossem pessoas reais. Vale a pena conferir os desdobramentos destes projetos.

A IBM deve apresentar uma solução de IA com a Pfizer que prevê a chance de alguém desenvolver Alzheimer com 71% de precisão. Na terça (12) vai acontecer um debate sobre preconceito de gênero e raça em IA; uma das convidadas é Annie Jean-Baptiste, chefe de produtos de inclusão do Google.

Aspirador robô S6 MaxV, da Roborock - Divulgação - Divulgação

Aspirador robô S6 MaxV, da Roborock
Imagem: Divulgação

Por uma casa limpa e sem covid​


As empresas na feira prometem apresentar tecnologias para ajudar as pessoas a lidar com a covid-19, lockdown e a necessidade de trabalhar e estudar de casa. Nos espaços residenciais saudáveis e inteligentes, será possível conferir máscaras de alta tecnologia, purificadores de ar inteligentes, além de alto-falantes e lâmpadas UV-C para desinfetar ambientes. Empresas como Samsung, Roborock e Eufy prometem lançar robôs aspiradores com design atraente e novas tecnologias de limpeza na CES este ano.

Novidades em laptops​


Os computadores, claro, não poderiam ficar de fora entre os lançamentos da CES 2021. Em tempos de lockdown, com pessoas tendo que trabalhar e estudar em casa, os laptops se tornaram essenciais. A expectativa é conferirmos os PCs com mais recursos dos celulares, com webcams de qualidade e telas melhores para execução de jogos. Empresas como Dell, Lenovo, HP, Asus e Acer irão apresentar uma série de novos laptops para a feira.

Um debate e surpresinha musical​


O CES 2021 contará, na terça-feira (12), com uma conferência sobre como a tecnologia permitiu a produção de músicas e experiências durante a pandemia. Moderada pelo apresentador de rádio e personalidade de TV e produtor Ryan Seacrest, a sessão terá um bate-papo com a cantora e compositora Dua Lipa e uma apresentação especial de Billie Eilish.

 
A única coisa que eu realmente quero é um celular dobrável que sirva como notebook quando conectado a um teclado (um iPad que vira celular já quebrava o galho).
 
Há muita ênfase pras TV´s nessas feiras, mas eu particularmente sempre curti mais projetores. A imagem projetada além de ser bem maior, pro conforto visual é bem mais relaxante assistir assim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo