• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top X - desenhistas mangá e anime (ajudem-me a completá-la!)

Ookami

Usuário
Essa lista só leva em conta o traço do artista, e não sua capacidade de criar boas histórias. Ajudem-me a completar a lista!!!!

1 - Yoshiyuki Sadamoto, Masamune Shirow e Nobuhiro Watsuki ( esses caras são os melhores! )
2 - Akira Toriyama
3 - Kusuke Fujishima
4 - Takehiko Inoue
5 - Hiroaki Samura
6 - Masakasu Katsura
7 - Kia Asamiya
8 - Katsuhiro Otomo
9 - Yoshihiro Togashi
10 - Ken Akamatsu
11 - Goseki Kojima
12 - Keiji Goto
13 - Rumiko Takahashi
14 - Eiichiro Oda
15 - Takeshi Obata
16 - Mokona Apapa
17 - Yuu Watase
18 - Osamu Tezuka
19 - Yoshitaka Amano
 
pô eu acho que c você só for levar em conta o traço eichiiro oda nem deva estar lá os desenhos são uma m.... é tudo confuso.
o obata takeshi ta desenhando muito bem hoje em dia
 
hm ... colocar em ordem eh dificil >.<

1. Mokona Apapa (naum posso dizer q o clamp inteiro desenha bem pq quando vejo sakura e angelic layer eu naum acredito q aquilo foi feito pelo clamp!!! >.<) - ela soh tah em primeiro pq ela eh minha idola!!!
2. Osamu Tezuka (nem preciso dizer nda neh?)
3. Yoshitaka Amano (final fantasy, sandman)
4. Takehiko Inoue (vagabond)
5. Yoshiyuki Sadamoto (EVA)
6. Nobuhiro Watsuki (kenshin)
7. Yuu Watase (fushigi yuugi)
8. Akira Toriyama
9. kra q desenha bastard q eu naum sei o nome ¬¬"
10. kra q desenha megami sama, q eu esqueci o nome ¬¬""
 
Re: Top X - desenhistas mangá e anime (ajudem-me a completá-

Ookami disse:
Essa lista só leva em conta o traço do artista, e não sua capacidade de criar boas histórias. Ajudem-me a completar a lista!!!!

Eu acho que analizar o traço de determinado artista é algo mto relativo, e depende mais da obra que tomamos como exemplo do que qualquer coisa. Pq muitas vezes é visível a evolução da técnica do desenhista, e as mudanças no traço quando pegamos duas obras produzidas em períodos distintos e comparamos sua arte. Por isso acho que não é totalmente possível fazer uma lista concreta de melhores e piores desenhistas sem levar em conta a melhora de sua técnica com o tempo.

Não sei se falei alguma besteira mto grande... mas eu resolvi fazer esse comentário depois de ver a Yuu Watase na lista de melhores desenhistas na opinião da Miyu. Eu pessoalmente acho que não a colocaria num top 10 levando a arte de Fushigi Yuugi em consideração... mas talvez sim a de Ayashi no Ceres. A melhora na arte da Watase é claramente visível, chegando a ser um tanto qto gritante, na minha opinião.
 
Re: Top X - desenhistas mangá e anime (ajudem-me a completá-

*Éowyn* disse:
Eu acho que analizar o traço de determinado artista é algo mto relativo, e depende mais da obra que tomamos como exemplo do que qualquer coisa.

É relativo se tomarmos apenas uma obra como exemplo, né. :P

O negócio mais lógico é pegar vários trabalhos daquela pessoa e analizar como um todo, pegando a evolução com os tempos e a capacidade quie ela tem, dentro do estilo proposto.

Osamu Tezuka é um bom exemplo. Ele é um gênio pelas suas criações que praticamente fundaram o que é chamado de mangá. Mas o desenho dele não tem nada demais.

Cumpre o que tem que fazer em favor da história e só. O status de gênio do Tezuka é por outras coisas, e por isso mesmo eu não o colocaria num top 10 de desenhistas.

A melhora na arte da Watase é claramente visível, chegando a ser um tanto qto gritante, na minha opinião.

O que importa é o agora.

Se ele melhorou ao ponto de, na sua opinião, merecer entrar num top 10, porque não o coloca? :mrgreen:

Ah, olha só, agora quero comentar sobre alguns desses artistas, aos poucos.

Preciso começar comentando a ausência do Katsuhiro Otomo em qualquer dessas listas. Ele não é só um dos top do Japão, mas do planeta. Merece muito mais do que Watsukis e Takahashis da vida, na minha opinião. :stop:
 
É muito difícil pra mim fazer um Top 10 do segundo colocado pra baixo, já que os artistas que eu colocaria nestas posições equivalem-se quanto à qualidade do traço. Mas o primeiro lugar é indiscutível pra mim: Goseki Kojima, por "Kozure Ookami" (Lobo Solitário).

Nunca, dentre os milhares de mangás que já li até hoje, encontrei um artista tão fantástico como ele. O traço é de uma fluidez indescritível que, combinado com a história de Kazuo Koike, dá origem há uma obra-prima japonesa de um lirismo ímpar (lirismo esse que aumenta exponencialmente página à página caso seu conhecimento da cultura japonesa seja consideravelmente bom).

As expressões faciais dos personagens (principalmente Itto Ogami e Daigoro) conseguem passar todos os sentimentos possíveis que um mangá possibilita... muitas vezes até transcendendo esse limite. Um dos maiores exemplos dessa habilidade de Kojima mostra-se nas cenas de duelos entre Itto e algum adversário: muitas vezes são várias páginas sem uma linha de diálogo sequer, com a narrativa desenvelvendo-se apenas pelas imagens. Os rostos dos duelistas nesses momentos são a chave de tudo: impossível não se deixar envolver. As batalhas em si são um espetáculo à parte, com pinceladas que traçam as linhas de ação de modo único.

Bom, eu poderia ficar enumerando os predicados desse gênio do mangá por muitas linhas mais, mas posso resumir minha admiração por ele de um modo mais simples, agradecendo por ele, junto com Koike, ter criado aquele que é pra mim o melhor mangá de todos os tempos simplesmente assim:

:clap:
 
bom, por mais q eu adore anime/manga, tente desenhar alguma decente e faça faculdade de design ... eu naum me acho capaz de julgar a obra desses kras. Eu fiz o meu ranking segundo os mangas q eu gosto de ver e de ler (eu acho a narrativa um item mto importante tbm)

coloquei a mokona apapa em primeiro pq eu adoro o traço dela, a arte final, os personagens e tudo mais! principalmente pq X eh a minha serie favorita e eu acho q eh o melhor manga q eu jah vi na minha vida, tanto no visual quanto no enredo

se naum fosse por isso, com certeza osamu tezuka estaria em primeiro! alem de ele ter "inventado" o manga, ele tem um jeito de desenhar, arte finalizar e desenvolver uma historia de uma maneira q muitos desenhistas ateh hj naum fazem!

quanto ao katsuhiro otomo ... por incrivel q pareça eu naum curto o traço do kra (por isso digo q a minha lista foi bem pessoal - naum curto takahashi rumiko por exemplo, soh acho as historias dela engraçadas)
 
Re: Top X - desenhistas mangá e anime (ajudem-me a completá-

Acho que vocês tão confundindo um pouco o propósito desse tópico:

Ookami disse:
Essa lista só leva em conta o traço do artista, e não sua capacidade de criar boas histórias.

Narrativa é parte da roteirização de uma história. Não inclue desenho, então não é pra levar em conta nesse julgamento.

O Tezuka simplesmente não desenhava nada demais. Era um tracejado hiper simples, sem grandes atrativos relacionados à anatomia, sombreamento entre outros.

O lance dele mesmo era o senso de movimento, muito auxiliado pelas linhas de velocidade. Mas isso não é demérito. Era apenas o estilo do cara.

Escrotos são os outros milhares de desenhistas que copiaram ele descaradamente até hoje, em termos de traço geral. Mas isso é assunto pra outro tópico.

Pessoas como Takahashi e Watsuki apenas fizeram pequenas alterações nesse estilo de tracejado, colocando um mínimo de toque pessoal nas formas e só. Não trouxeram nada de novo e nem fizeram grandes execuções artistícas em suas obras, como o Tezuka fez (principalmente no movimento e na forma cinematográfica que as cenas eram mostradas), ou o Otomo com seu ótimo traço firme, mas solto e seu senso absurdo de movimentos, mesmo os mais sutis.

Katsura realmente é um que merece estar numa lista dessas, principalmente pelos ambientes internos e externos que desenha.
 
Katsura realmente é um que merece estar numa lista dessas, principalmente pelos ambientes internos e externos que desenha.

Concordo plenamente, o Katsura merece o primeiro!

7 - Kia Asamiya
Kia Asamiya????? :o?: na minha opinião o traço dele não é grandes coisas, os personagens tem um rosto pra lá de gordo e o perfil é horrível!

2 - Akira Toriyama

O Akira na frente do Katsura? da Mokona? da Watase?

Acho que o Akira só tá ai pelas histórias! assim como o Ken Akamatsu.......
 
ahn ... desculpem a minha ignorancia ... mas quem eh Masakasu Katsura? (sou pessima pra decorar nomes de autores, acho q deu pra perceber :roll: )
 
Pirotess disse:
2 - Akira Toriyama

O Akira na frente do Katsura? da Mokona? da Watase?

Acho que o Akira só tá ai pelas histórias! assim como o Ken Akamatsu.......
E mesmo assim as histórias do Toriyama são uma bela porcaria.
Eu tava até comentando isso com o Fox outro dia.
A única coisa que me agrada nele (e mesmo assim só pq é diferente e não por ser realmente bom) é a arquitetura e a mecânica dela... o resto p/ mim pode jogar no lixo.
 
Vou colocando na ordem de lembrança:

- Masamune Shirow : os temas dele são sempre ficcção científica/robótica, mas seu aprofundamento na pesquisa e no apuro técnico o fizeram um grande especialista.Nunca li nada dele, mas é um desenhista detalhista e criativo.

- Katsuhiro Otomo: além de grandes histórias, o criador de Akira ( e Domu, e Magnetic Rose, e Spriggan...) tem um desenho e tanto.Quem não babou com a moto do Kaneda?^^

- Hayao Miyazaki: um traço de muita personalidade, simples, bonito e marcante.

- Rumiko Takahashi: depois que me acostumei, passei a gostar muito do desenho dela.Apesar de vários personagens terem a mesma cara, é um traço ágil e que pouco apela para closes e ultracloses, com muitos cenários inteiros.

- Mazakazu Katsura: enredos de novela, mas um capricho e tanto nos desenhos.Meu mangaká de referência para roupas, uma boa anatomia e também não evita cenários.

- Eiichiro Oda: traço de personalidade.Tosco e feio muitas vezes, mas marcante e criativo, além de ângulos de câmera muito inusitados.

- Nobuhiro Watsuki: ele faz monstros bizarros.Eu adoro isso nele!Bishonen não é tudo.

- Yoshitachi Abe: desenhista de Lain, tem um traço bem próprio também, e usa desde carvão até photoshop nas ilustrações.

- Takeshi Obata: desenhista de Cyborg D-chan e Hikaru no Go, um não tem NADA a ver com o outro...Cyborg tem coisas feias pra caramba, já HikaGo não, mas passa uma empolgação e tanto.Gosto do modo como ele desenha o rosto e as mãos, e também tem muitos cenários.O desenho de HikaGo é bem claro.

- Chiro Saito: autora de Shojo Kakumei Utena, é um shojo limpo e ágil, mas indiscutivelmente shojo.Ágil e com estilo.
 
Deu trabalho achar esse tópico.

Eu tava pensando, qual o propósito de falar dos artistas sem mostrar o trabalho deles?

Enquanto ia futucando na net, fui encontrando uns trabalhos surpreendentemente bons de vários mangakas.

Mas pra estimular isso aqui, acho melhor ir postando um artista de tempos em tempos, senão morre sem ter acrescentado nada, como antes.

Bom, eu antigamente não gostava de Yoshitaha Amano, estranhava muito. Só depois percebi que, apesar de repudiar traço de mangá em geral, eu estranhava o traço tão diferente dele, foi o choque que desagradou, numa mídia onde me habituei com o padrão.

Hoje em dia passei a me interessar mais quando percebi que ele puxava alguns estilos do Gustav Klimt e do Alphonse Mucha, meio que ícones da Art Nouveau.

genji5.jpg
d8.jpg

chimera6.jpg


Tristão e Isolda: http://www.amanosworld.com/html/work/tristan/tristan1.html
Mil e Uma Noites:http://www.amanosworld.com/html/work/1001/10011.html
 
Ai ai. Faz tempo que eu não entro no fórum, muito menos nesse tópico... não pude responder a muitas indagações do pessoal. Vendo a lista hoje, eu mudaria algumas pessoas de lugar... subiria hiroaki samura, que é quem tem me influenciado mais nos últimos tempos...
No primeiro lugar estão aqueles que mais me influenciaram. Botar mais de um artista é uma tentativa de não desmerecer os outros, afinal, há muita coisa boa.
Akira Toriyama em segundo lugar porque foi algo importantíssimo pra mim começar a desenhar...eu não sei, gosto do traço dele, mas talvez devesse tirá-lo do segundo lugar. Inclui Yoji Shinkawa, character e mechanical designer da série Metal Gear ( principalmente ).
Goseki Kojima é realmente mui bom, e agora com a publicação de Lobo Solitário fica mais fácil curtir sua arte.
Sobre Ken Akamatsu, acho o traço dele muito legal, é simples mas é algo que me agrada os olhos. Mas eu vejo que às vezes fica difícil separar arte de roteiro, principalmente quando toda a história tem um grande significado pessoal ( como no caso do Dragon Ball ). Subi a Mokona, agora que tô lendo X toda hora.
Realmente fazer uma lista assim é difícil, pq cada um tem um gosto mui diferente. Mas é melhor qdo há diferenças que fazem a gente reavaliar nosso gosto.
Até.

- Yoshiyuki Sadamoto, Masamune Shirow, Nobuhiro Watsuki e Hiroaki Samura
- Goseki Kojima
- Yoji Shinkawa
- Kusuke Fujishima
- Takehiko Inoue
- Masakasu Katsura
- Mokona Apapa
- Kia Asamiya
- Katsuhiro Otomo
- Yoshihiro Togashi
- Ken Akamatsu
- Keiji Goto
- Rumiko Takahashi
- Eiichiro Oda
- Takeshi Obata
- Yuu Watase
- Yoshitaka Amano
- Osamu Tezuka :uhum:
 
Desenho que é bom, nada. :?

Pra que citar um bando de nome de artista se mal se mostra o que eles produziram?
 
Fox disse:
Desenho que é bom, nada. :?

Fox, eu tenho imagens só de alguns artistas no computador; meu scanner está estragado e tenho coisas mais importantes pra fazer do que procurar figuras na web. Quem quiser procurar imagens, use o google.com. :disgusti:
 
Bom, só citar nomes num adianta nada. Só mostra que você tem boa memória.

Já que ficou óbvio que esse tópico vai voltar pro buraco, então pelo menos vou botar mais uns desenhos pra num perder a viagem.

Akihiko Yoshida:

http://naimoka.com/image.php3?image=arts2/yoshida/vs/romeo.jpg

http://naimoka.com/arts2/yoshida/ob/art-tarot14.jpg

http://naimoka.com/arts2/yoshida/ob/art-tarot13.jpg

http://naimoka.com/arts2/yoshida/ob/art-tarot10.jpg

http://naimoka.com/arts2/yoshida/ob/art-tarot07.jpg
 
Devo concordar com Fox, que é o único que tem mantido este tópico interessante :gotinha:

Mesmo sem imagens ou scanner, é possível argumentar a evolução. Somente listas e mais seria interessante para a pessoa e ninguém mais neste caso. Não estamos falando de filmes, mas de desenhos.

Um artista que considero muito bom em termos evolutivos é Kosuke Fujishima

http://www.fortunecity.com/lavendar/trousers/498/AH!Megami-sama.html

Ao contrário da autora dessa página (que tem péssimo gosto na montagem da mesma :gotinha:) vejo o desenho "feio" do autor nos três primeiros volumes como uma coisa boa. Houve uma evolução do artista. (o desenho de fundo da galeria faz parte da "transição" entre o estilo "feio" e o estilo atual...)

O raios é que não consigo achar nada na net para exemplificar minha postura.

Quando pensar um pouco mais falo sobre Goseki Kojima e Yoshitaka Amano. Não gosto muito de Kosuke Fujishima...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo