• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e autores contemporâneos

Parisio

Usuário
Caros valinorin,

tenho cismado no fato de que Tolkien mantinha uma relação incomum com os autores de sua época. Suas referências remetem sempre ao passado, às idades Antiga e Média, e não me lembro de ter visto em algum lugar que Tolkien tenha comentado a obra de um contemporâneo seu, ele que viveu numa época de efervescência literária. Nunca ouvi falar também que tivesse uma verdadeira influência de autores modernos, mesmo de séculos anteriores, a não ser por Milton, do "Paraíso Perdido", que também conta a insurreição do supremo arcanjo.

Por outro lado, os críticos e colegas de ofício pareciam considerá-lo em geral um autor tão extemporâneo quanto as montarias aladas dos nazgûl... Suspeito que não costumavam se dar ao trabalho de lê-lo.

Mas Tolkien lia autores vivos? Interessava-se pelo que os colegas ficcionistas estavam produzindo e que rumo tomavam?
 
Os inklings e a literatura em geral. Gostaria de saber, por exemplo, o que Tolkien dizia da obra de C.S. Lewis por um lado, e por outro lado se alguma vez se interessou por James Joyce ou Virginia Woolf!
 
Obrigado, Mith; vai ajudar! Mas minha curiosidade não se restringe aos inklings não. Apesar da temática e da influência, considero Tolkien um autor moderno; daí meu interesse pela sua relação com os contemporâneos, inclusive os que exploravam outros campos, como o "realismo"(toda literatura é fantástica).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo