• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TCPA o fim da liberdade...

Aparentemente foi inicado um projeto nos EUA da criação de um sistema de proteção de computadores, chamado TCPA (The trusted computing platform).

TCPA consiste na criação de um chip que vem imbutido na placa-mãe, esse chip irá controlar todos os softwares do computador, além de controlar também o acesso de outros computadores (via rede local ou internet) ao computador em questão. O chip vai possui um registro de vários softawares que podem ser instalados no computador, ou seja, qualquer software não registrado não poderá ser instalado nos computadores. O chip pode bloquear o acesso, ao seu computador, de outros usuário conferindo se o computador em questão possui um chip também.

As empresas que apioam esse projeto são: Compaq, HP, IBM, Intel and Microsoft (fundadoras do projeto), Adobe, AMD, Fujitsu-Siemens, Gateway, Motorola, Samsung, Toshiba entre outras...

Para mais detalhes: http://www.againsttcpa.com/what-is-tcpa.html

(desculpem a péssima explicação, mas meu inglês não é muito bom e foi isso que eu entendi do texto no link acima)
 
mas provavelmente as futuras placas mae ñ funcionarao sem esse chip... elas terao isso como uma medida de seguranca. ou ele virá soldado na placa...
 
O único problema é que para acabar com a pirataria, eles vão acabar também com freewares e muitos programas open source, pois eles não vão ter como pagar para "registrar" seu programa na onternet. Os programadores "caseiros" (pessoas que fazem contribuições a programas em casa mesmo) vão ser extintos. Só programas de grandes empresas vão poder ser utilizados.
E vai haver também um controle sobre hardware, podendo causar incompatibilidade caso o hardware não venha de procedência considerada "legal" pelo chip.
 
Só usar software livre que resolve o problema.

Mas não boto fé nisso. Se os crackers conseguem burlar todos os dispositivos de segurança contra pirataria que há atualmente, porque não burlariam esse também? Sendo hardware é mais complexo, mas dificilmente impossível.
 
Isso não faz sentido; se eu escrevo um programa (ou mesmo um sistema operacional) em casa, não vou poder roda-lo? Isso é a base dos PCs atuais.. :roll:

E o linux estaria 'registrado', certo? Se não, não há motivos para a IBM concordar. E, mesmo que o linux estivesse ok, muitos programas do linux não estariam registrados :think: O que diminuiria a 'força' do OS que a IBM tanto quer promover.

Bem, o meu BIOS tem um TrendChipAwayVirus (ou algo assim) que verifica se quando estou bootando o windows, tem virus, e me avisa. Mas eu tanto posso desativar, quanto posso escolher bootar a máquina mesmo com vírus. Acho que esse TCPA deve ser assim, também.

E, sobre pirataria: se houvesse um mecanismo de software que se 'registrasse' nesse tal chip, ele poderia ser reproduzido por qualquer cópia pirata facilmente, só copiando os dados. :) só teria um mínimo de dificuldade se o registro fosse por hardware; mas cópias piratas, em geral, são só copias de software...
Isso não parece fazer nenhum progresso contra a pirataria :?
 
Dark Light disse:
E, sobre pirataria: se houvesse um mecanismo de software que se 'registrasse' nesse tal chip, ele poderia ser reproduzido por qualquer cópia pirata facilmente, só copiando os dados. :) só teria um mínimo de dificuldade se o registro fosse por hardware; mas cópias piratas, em geral, são só copias de software...
Isso não parece fazer nenhum progresso contra a pirataria :?

Isso me lembrou daqueles programas que usam hardkeys, ou seja plugues toscos ligados á porta paralela que "liberam" o programa e que ainda hoje sobrevivem em algumas aplicações... Por sinal, esses programas eram pirateados sem grande problema, e sem precisar "crackear" o hardware do plugue...

BTW, na empresa ainda temos umas 40 máquinas que usam o jurássico AutoCAD R14 "hardlocked" ...
 
Vejam só esses trechos do link que eu pus acima:

"This plans that every computer will have a TPM (Trusted Platform Module), also known as Fritz-Chip, built-in. At later development stages, these functions will be directly included into CPUs, graphiccards, harddisks, soundcards, bios and so on. This will secure that the computer is in a TCPA-conform state and that he checks that it's always in this state. This means: On the first level comes the hardware, on the second comes TCPA and then comes the user."
Ou seja em sistemas que possuem o TCPA, tudo o que você fizer vai depender do que o chip te deixa fazer.

"The complete communication works with a 2048 bit strong encryption, so it's also secure enough to make it impossible to decrypt this in realtime for a longer time."

"he long term result will be that it will be impossible to use hardware and software that's not approved by the TCPA. Presumably there will be high costs to get this certification and that these would be too much for little and mid-range companies."
 
Sinceramente? não faz o menor sentido. como já falaram, seria impossível impedir que uma pessoa fosse capaz de criar seus próprios programas, ou o uso dos PCs perderia muito seu sentido - pelo menos na área de pesquisa, teríamos de retornar às grandes áreas de trabalho SUN e afins, caras e difíceis de manter.

assim, ou os fabricantes de PCs enlouqueceram, ou o que eles realmnete estão buscando é uma proteção aos seus softwares, especificamente. tvz o que eles queiram é que a licença de um software esteja ligada ao chip em questão (não q eu saiba como fazer isso, e soubesse já estava milhonária, né??)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo