• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sonda descobre a existência de camada de ozônio em Vênus

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Uma sonda da ESA (Agência Espacial Europeia) descobriu a existência de uma camada de ozônio no planeta Vênus, o que permitirá avanços nas investigações sobre a ocorrência de vida fora da Terra.

A descoberta da Venus Express aconteceu quando a sonda permitiu a observação de sua atmosfera, segundo comunicado da ESA.

O ozônio pôde ser detectado porque absorveu parte dos raios ultravioletas procedentes de algumas dessas estrelas observadas.

Um dos cientistas responsáveis pela missão declarou que o achado permite entender a química de Vênus e, além disso, pode servir na busca de vida em outros planetas.

O ozônio contém três átomos de oxigênio. O do planeta estudado se forma quando a luz do sol rompe as moléculas de dióxido de carbono da atmosfera e permite a liberação de átomos de oxigênio. O elemento já tinha sido encontrado antes na Terra e em Marte.

Em nosso planeta, sua importância é fundamental para a vida porque absorve grande parte dos raios ultravioletas do sol.

Os cientistas consideram que isso permitiu que a vida surgisse na Terra, onde o oxigênio começou a se formar há aproximadamente 2,4 bilhões de anos, ressaltou a ESA.

Fonte
 
Muito interessante. Infelizmente, não fossem o efeito estufa brutal e a perigosa proximidade com o Sol (na verdade estou em dúvida se Vênus está ou não dentro daquela chamada "zona segura para a vida", que é uma faixa de órbita em torno de estrelas onde os planetas teriam mais chances de desenvolver vida), possivelmente Vênus teria alguma forma de vida.

Isso considerando a vida como a gente conhece, porque acho plausível que existam no Universo formas de vida constituídas de maneiras que a gente NÃO conhece.
 
Vênus é um bom exemplo para aqueles que acham que o efeito estufa é uma invenção de ecoverdes chatos, Mercúrio está mais próximo do Sol e é mais frio que Vênus, cuja atmosfera saturada de CO2 aumenta muito a temperatura do planeta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo