• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

IACOOBVS KAIZEN

Ronin Solitário
giphy.gif
Com o recente anúncio de que o Winamp deve voltar em uma versão totalmente reformulada, fiquei pensando em uma série de programas saudosos, vocês sentem falta ou têm boas lembranças com algum software antigo, ou mesmo versão antiga de um programa ainda existente?

 
Grande ideia de tópico! Eu começo citando dois clientes de email clássicos para Windows: primeiro o famoso Eudora, que eu usei até trocar pelo Calypso que, por sua vez, usei até migrar de vez para o Linux (em casa) lá pelo ano 2000.

Outro que usei pela mesma época é o mIRC, cliente de IRC que traz as melhores memórias de todo mundo que viveu por essa época da Internet e que introduziu um bom punhado de gente à programação criando scripts. No Linux, eu acho que comecei pelo irssi (fica uma dúvida aqui porque, ao contrário do email, não tem um histórico para eu redescobrir o que usava há mais de 20 anos), depois pulei pro xchat, depois para o Hexchat -- que ainda uso hoje, junto com o próprio irssi, que não parou no tempo e continua uma bela opção para quem prefere coisas em modo texto. Mas o meu uso agora é bem esporádico, usava IRC diariamente para o trabalho até meados de 2020. Sério: a empresa tinha um servidor interno que acessávamos pela VPN e o grosso das discussões era feito por lá, tínhamos bots para notificar o estado dos jobs do sistema de CI, etc. Mas depois migramos para o Mattermost, que não é muito diferente de um Slack, mas é selfhosted; E também tem um excelente cliente em modo texto chamado Matterhorn, porque isso não pode faltar para uma ferramenta usada por montes de programadores, né?

E entrando no assunto da programação, comecei nessa brincadeira lá por 1995 com o QBASIC ... uma mistura de IDE e interpretador BASIC que vinha nativamente no MS-DOS e tinha até manuais, guias e ajudas traduzidas para o português! Era uma baita mão na roda para um proto-nerd de 12 anos que não tinha internet ainda e engatinhava no inglês. Depois descobri o Turbo Pascal, graças a uns disquetes trocados pra lá e pra cá, o Visual Basic (que é uma mancha negra no meu passado, melhor mudar de assunto rs), e finalmente o Delphi (que era a mola-mestra dos "sistemas empresariais" brasileiros nos anos 1990 e, em retrospecto, considero uma obra de arte da engenharia de software).
 
Belo topico,

Para mim, posso citar alguns:

eMule: Software de compartilhamento de arquivos, muito popular no começo dos anos 2000, tinha comunidades gigantes de trocas de arquivos por ele, a qual algumas eu era usuario assiduo, e conheci muita gente legal. Tirando o fato de que ele era um software que dava valor a quem compartilhava arquivos, quanto mais upload você fazia, mais preferencia você tinha nas filas para download, e consequentemente mais rapido baixava.

IRC: Ja explicado pelo @dermeister, eu usava muito, e o meu cliente preferido era o t7ds, que era uma versão do MIRC com alguns scripts já prontos, para operadores e administradores. Tinham coisas que ajudavam usuarios comuns também.

MSN: Acho que dispensa apresentações né? Até hoje, não vejo como a Microsoft não trouxe ele de volta, em uma versão modernizada, que funcione no PC/Celular/etc. Era muito melhor que qualquer app de chat de hoje em dia, principalmente porque era focado em conversas descontraidas, com varias funcionalidades para deixar elas bem legais e dinamicas.

Por enquanto, são esses que me vem a cabeça, se lembrar de mais, posto aqui!
 
Última edição:
@Loveless Lembro do Ares, concorrente do Emule né?! Esses softwares P2P, assim como os de torrents, eram umas caixinhas de surpresas, por vezes, até vírus, vinham em lugar dos arquivos esperados.

@dermeister Muito obrigado. Eu lembro do Eudora sendo distribuído em revistas de CD-ROM e sempre sendo muito bem falando em análises como a melhor alternativa ao Outlook, sendo até superior a este.
O protocolo IRC, pelo que tenho visto, é usado até hoje internamente por fansubs de animes.

@felipeocr_ Emule, rival do Ares e principal software de peer-to-peer, lembro bem dele.
MSN, jamais foi substituído, já que seus "sucessores" em popularidade, são messengers com outros perfis.
 
Napster.

Antes do Emule, no finalzinho dos anos 90 foi lá onde baixei minhas primeiras MP3 e que merece ser muito lembrado porque pelo seu pioneirismo da distribuição livre de músicas foi largamente tratado como o grande vilão destruidor das gravadoras, mas que não impediu o surgimento de outros programas com a mesma função.

Trillian

Acho que até hoje ele ainda é distribuído, mas nos anos 2000 quando ainda tinha um bom número de pessoas que usavam ICQ, MSN, sem falar de outros aplicativos similares (AOL Messenger, etc) esse programinha foi bem divulgado para aqueles que gostariam de concentrar várias diferentes contas num único aplicativo. No entanto, tinha a desvantagem de se perder uma parte das melhores funcionalidades que cada um deles tinham.

Navegador Netscape

Mesmo no começo da Internet eu nunca goste do Internet Explorer. Sempre que pegava uma máquina nova, eu rapidamente dava um jeito de baixar e instalar o Netscape.
 
Napster.

Antes do Emule, no finalzinho dos anos 90 foi lá onde baixei minhas primeiras MP3 e que merece ser muito lembrado porque pelo seu pioneirismo da distribuição livre de músicas foi largamente tratado como o grande vilão destruidor das gravadoras, mas que não impediu o surgimento de outros programas com a mesma função.

Trillian

Acho que até hoje ele ainda é distribuído, mas nos anos 2000 quando ainda tinha um bom número de pessoas que usavam ICQ, MSN, sem falar de outros aplicativos similares (AOL Messenger, etc) esse programinha foi bem divulgado para aqueles que gostariam de concentrar várias diferentes contas num único aplicativo. No entanto, tinha a desvantagem de se perder uma parte das melhores funcionalidades que cada um deles tinham.

Navegador Netscape

Mesmo no começo da Internet eu nunca goste do Internet Explorer. Sempre que pegava uma máquina nova, eu rapidamente dava um jeito de baixar e instalar o Netscape.
Napster foi pioneiro, durou pouco tempo da forma que existia, foi vendido e se transformou, existe até hoje sem sequer, ser sombra do que um dia foi, mas, deixou seu legado. Encampou uma briga lendária contra as gravadoras, algo sintetizado nos tribunais com a batalha jurídica contra o Metallica.
Nunca fui utilizador do Trillian, mas, lembro um pouco dele sim.
O Netscape, principal concorrente do Internet Explorer, perdeu a batalha principalmente em um alguns casos por causa da "venda casada" do Windows (o que gerou uma mudança jurídica na Europa que segue até hoje), de certo modo, ele ainda "vive" através do Firefox (ao menos, enquanto esse último ainda existir).
 
E entrando no assunto da programação, comecei nessa brincadeira lá por 1995 com o QBASIC ... uma mistura de IDE e interpretador BASIC que vinha nativamente no MS-DOS e tinha até manuais, guias e ajudas traduzidas para o português!

Por ter sido a minha primeira linguagem de programação, foi ele que me permitiu me aprimorar nessa linguagem. Cheguei a fazer bons programas de cálculos matemáticos e de dimensionamento de transformadores elétricos com ele.
 
Para minha surpresa, descobri essa semana que em pleno 2022 ainda é possível utilizar o BBS, não peguei a época, mas, é bom para quem quer reviver a época (dentro do possível) ou conhecer parte da Pré-História da Informática:
 
Quando comecei a user a Internet ali pelos meados da década de 1990 usavámos muito a Telnet e um outro protocolo sem ser http no navegador que esqueci... alguém lembra?

ps: não estou falando do ftp
 
e um outro protocolo sem ser http no navegador que esqueci... alguém lembra?

Gopher? Tinha seus próprios "navegadores", que não eram os da web, apesar de o Netscape suportar também. Tem até um projeto legalzinho e relativamente popular nos círculos indie para criar um "novo gopher", um que mantém o espírito do antigo mas corrige algumas deficiências como a falta de criptografia e a impossibilidade de misturar entradas de texto e listas de diretório: https://gemini.circumlunar.space/

E tem o News (NNTP) também. Eu adorava.
 
Sou usuário de Internet desde Agosto de 95, mas cheguei a usar um pouco servidores de notícias NTTP.

Falando de programinhas antigos, me veio a lembrança do extinto Buddyphone. Foi o primeiro Softphone que usei pra fazer chamada de áudio Voip, numa época que fazer uma ligação DDD principalmente durante o horário comercial era muito caro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo