• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sem Destino (Easy Rider, EUA, 1969)

Sua nota para o filme:

  • 10

    Votos: 0 0,0%
  • 9

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    2

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
easy-rider-affiche-1969.jpg
Sinopse: Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.

Direção: Dennis Hopper

Elenco: Dennis Hopper, Jack Nicholson, Peter Fonda

Trailer

IMDb

Curiosidades:

- Inicialmente seria Rip Torn o intérprete de George Hanson, ao invés de Jack Nicholson. Segundo o ator, Dennis Hopper o ameaçou com uma faca durante um encontro ainda na pré-produção do longa-metragem. Em entrevista Hopper disse que na verdade foi Torn quem o ameaçou. Rip Torn levou a questão aos tribunais e processou Hopper por difamação, saindo ganhador da causa judicial.

- As motos de Peter Fonda e Dennis Hopper foram desenhadas por Ben Hardy. Fonda o conheceu ao rodar Os Anjos Selvagens (1966).

A jaqueta do Capitão América foi desenhada por Peter Fonda e feita por duas velhas senhoras em Los Angeles. Ela posteriormente foi leiloada.

Gênese:

- A gênese para o filme Sem Destino começou com uma fotografia. Peter Fonda conta: "Eu me lembro o dia em que apareci com a idéia para Sem Destino, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e de Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer este filme".

Fonda chamou seu amigo Dennis Hopper e disse a ele sua idéia de dois jovens experimentando a "liberdade total" enquanto cruzavam o país de motocicleta. Hopper, no cinema desde Juventude Transviada (1955), estava pensando em abandonar a profissão de ator para se tornar professor de teatro. Fonda mudou a cabeça de Hopper, oferecendo-lhe a oportunidade de dirigir o filme.

Para financiar o projeto, Hopper pediu a seu amigo Jack Nicholson para apresentá-lo a Bert Schneider, um dos sócios da BBS Productions, uma companhia independente que lançava seus projetos pela Columbia Pictures. A BBS concordou em colocar 400 mil dólares para fazer Sem Destino.

A produção começou com locações em Nova Orleans, em 23 de fevereiro de 1968. Juntando-se a Hopper e Fonda estavam Karen Black e a futura coreógrafa e cantora Toni Basil. Apesar de Rip Torn ter sido originalmente escolhido para fazer o papel do advogado alcoólatra George Hanson, ele acabou deixando a produção antes do início das filmagens. Jack Nicholson - que a BBS havia enviado a Nova Orleans no cargo de produtor executivo - concordou em fazer o papel. Sua atuação o transformou num astro.
 
Nossa, o Peter Fonda teve uns ataques com o Dennis Hopper durante as filmagens. Pra variar, tava todo mundo chapado na maior parte do tempo. Chega a ser surpreendente que eles tenham conseguido terminar o filme...

Recomendo a leitura de Como a Geração Sexo, Drogas e Rock'n'Roll Salvou Hollywood, que explica como esse filme e outros que viriam posteriormente pelas mãos de Spielberg, Lucas, de Palma, etc. ajudaram a recuperar o vigor da indústria cinematográfica ao flertarem com a contra-cultura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo