• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Segurança nos Cinemas - SP (capital) - crítica

Gonzo

Usuário
Fui assistir Harry Potter 7 (Parte 2) no dia 17/07 no Cinemark Eldorado (Shopping Eldorado) e aconteceu um imprevisto durante a sessão que deixou mais do que claramente o despreparo do cinema em prover ajuda.

No meio da sessão uma garota grita "-Socorro, socorro, para o filme!"
A primeira coisa que me veio a cabeça foi algum maluco armado querendo atirar para todo lado (e acho que ninguém pode me culpar por pensar nisso... descobri que no grupo de amigos em que estava pelo menos um pensou o mesmo). Bem, a menina que gritou socorro era amiga de outra que estava tendo um ataque de convulsão. O cinema inteiro gritou em uníssono "Para o filme! Acende a luz!" e nada. Várias pessoas saíram da sala para pedir socorro e voltaram relatando falta de interesse dos funcionários do cinema ("-Estavam ouvindo o jogo do Brasil em um radio e quase me ignoraram"). Demoraram em torno de 15min para acender a luz e ainda ligaram a música (que fez o cinema enlouquecer de raiva e gritar que desligassem a música). Mais uns 5 minutos vem um funcionário (do cinema creio eu, com walk talk) a passos de tartaruga, olha tudo de longe no meio do cinema, se encosta numa parede e espera que venha mais um, vestido com roupa cinza (não sei se bombeiro) que se aproximou (lentamente e quase com sorriso de canto de boca) da garota e perguntou a amiga se queria que a levasse pro hospital. A menina passou quase os 15minutos inteiros em convulsão. Ao final uma moça da platéia que ajudou disse que era da área de saúde embora não medicina e ficou com medo da menina ter tido um derrame pois após a convulsão ficou com uma lado do rosto estranho. Achei muita falta de preparo do cinema e fosse algum problema maior, generalizado como um incêndio, estaria morto junto com os demais.

Minha crítica ainda não acabou, ainda não falei do péssimo atendimento do serviço de emergência. Ligaram para o SAMU (sim, o cinema demorou tanto que deu tempo), o rapaz explicou a situação (no escuro e com filme rolando), disse que estava na sala 3 do cinemark no shopping eldorado e aparentemente não podiam enviar socorro caso ele não dissesse o nome da rua e número do local onde ele se encontrava. Algum de vocês sabe o número dos shoppings que frequentam? A rua podem até saber. Mas o número? Shopping é local de referência pelo amor de Deus.

Ao final de todo o alvoroço a única vez que um funcionário do cinema se pronunciou foi para dizer que iriam retroceder um trecho do filme para que ninguém perdesse nada. Retrocederam 2 minutos de filme (dos mais de 20 que perdemos), provavelmente pois foi só ali que alguém de poder de ação do cinema ficou sabendo do acontecido. E embora o cinema inteiro tenha gritado e reclamado para que retrocedessem mais fomos ignorados solenemente.

Espero que a coitada da garota esteja bem e sem sequelas. Começo a pensar seriamente se nas minhas próximas idas ao cinema eu deva sentar próximo a um corredor e saída. Em uma situação de perigo manter sua civilidade e ficar sentado calmo no cinema vejo que pode ser sua morte. Claro que já sabemos todos que a situação de segurança da maioria dos locais públicos não é uma maravilha, mas somos sempre tranquilizados com os videos do tipo "uma brigada de incêndios está sempre de prontidão" ou coisas do tipo. Não estou dizendo para ninguém deixar de ir ao cinema mas vá consciente da realidade e preparado para reagir pedir ajuda, por você ou por outros, a iniciativa do local não é de prontidão e jamais dependa dela. É meio óbvio dizer isso mas acho que lembrar não ofende.
 
Que horror!
Você não reclamou em outros locais, Gonzo?
Pra algum jornal ou coisa do tipo?
Não tem nem o que comentar. Terrível.
 
eu já disse isso em outro tópico sobre salas de cinema e repito: a figura do lanterninha faz MUITA falta. era o sujeito para quem se poderia recorrer em casos como esse. mas nãããão, vamos economizar dinheiro e botar a coisa toda no automático, com menos gente trabalhando. argh, é de matar. saudades dos tempos de cinema de rua. não tinha a megasuperultra qualidade de som e projeção, mas era mais humano.
 
não sei em outros lugares, mas nos cinemas daqui só vejo adolescente trabalhando, tipo estagiário mesmo. acredito que não recebem o mínimo de treinamento pra saber como agir nesses casos, já que mal sabem fazer o básico do básico numa sala de cinema ¬¬
 
Caramba, que situação! Dá para ver que o pessoal que cuida do cinema é uma moleza mesmo, mas imaginava que em um momento de crise eles se mexessem um pouco...

Como a Clara disse, repasse seu protesto par os jornais. Eles sempre publicam esse tipo de coisa nos cadernos de sexta-feira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo