• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Revista] Veja

Breno C.

Usuário
Trecho do Wikipedia.
A Veja é uma revista semanal brasileira publicada pela Editora Abril. Sua primeira edição foi publicada em 1968, e foi criada pelos jornalistas Victor Civita e Mino Carta. Com uma tiragem superior a um milhão de exemplares [1], Veja é a revista de maior circulação no Brasil e a quarta maior revista semanal do mundo, superada apenas por Time, da Newsweek e da U.S. News & World Report [2].

A revista aborda temas a respeito do cotidiano da sociedade brasileira e, por vezes, mundial, como política, economia, cultura, comportamento e guerras, bem como conflitos e negociações diplomáticas. Seus textos são elaborados em sua maior parte por jornalistas, porém, nem todas as seções são assinadas. Trata também temas como tecnologia, ecologia e religião com certa regularidade. Possui seções fixas sobre cinema, literatura, música e guias práticos sobre assuntos diversos. A revista é entregue aos seus assinantes aos sábados e nas bancas aos domingos, mas traz a data das quartas-feiras.

A revista também possui edições regionais, como Veja São Paulo ou Veja Rio, que seguem anexo à edição principal.

Não abri esse tópico só para fazer uma propaganda da revista, até porque não precisa. Creio que a maior parte dos membros do fórum já tiveram um contato (nem que seja só na ante-sala do dentista) com a Veja. Não tem revista mais lida no Brasil e nem revista que mais influencie no país.
Quando pensei em abrir esse tópico, minha intenção era falar dos bastidores das notícias que rolam sobre a Veja e não por ela. Não faz muito tempo que a mídia vem denunciando a revista por manipulação de informação e coligações com personalidades, com a intenção de não prejudicar as mesmas.
Antes de tudo, quero deixar bem claro que sou totalmente contra qualquer tipo de contaminação dos meios de comunicação impressos pela ganância do ser humano. Mas agora pergunto: qual a opinião de vocês, será a Veja um meio de informação confiável? Ou apenas mais uma máquina do interesse alheio?
 
RE: [Revisa] Veja

Manipulação? IMAGINA!!! A Veja fazer isso? N-U-N-C-A.

A revista mais parcial do Brasil isso sim, tentando formar opiniões, criando acusações. É uma revista escrita por advogados tentando proteger seu caso, apenas isso. Nem jornalistas iriam tão baixo.
 
RE: [Revisa] Veja

ahuahuaauhaahuah... calmo com a irônia Pips...
Mas a parada é que a Veja está fazendo isso muito na cara ultimamente, a Época pelo menos dá uma maneirada e sabe esconder bem...
 
RE: [Revisa] Veja

A Veja é completamente tendenciosa! Eu não confio nas informações dela.
Só leio mesmo porque a escola e o vestibular pedem, porque se pudesse
escolheria outra. Sério, é uma decepção pensar que a diversão daquelas
pessoas é tentar manipular outros. Absurdo. E tem muita gente que pensa
que a revista é a única confiável, e ficam fazendo discursos baseados no
que leram nela..
 
RE: [Revisa] Veja

A revista Veja é uma vendida por natureza! Tenho nojo do seu sensacionalismo barato, tão corrompida quanto suas matérias e entrevistas sujas!
 
RE: [Revisa] Veja

Pior que eu nem acho que rola sensacionalismo. Eles chagaram a um ponto onde é só distorcer a verdade, nem precisa criar. Pena, porque ela poderia ser um pelo meio subversivo ao sistema.
 
RE: [Revisa] Veja

Para os que querem saber mais sobre as manipulações e causos da Veja, não deixem de ler isso aqui -> http://luis.nassif.googlepages.com/
 
RE: [Revisa] Veja

Aliás, conserte o título: Revisa.
Porque a Veja não precisa de uma revisão, precisa implodir mesmo.
 
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Acervo da revista, todas as edições agora digitalizadas. É bem divertido ler a Veja do dia do seu aniversário, mais ainda ver as propagandas antigonas (porque sim, é a revista todinha, não só o texto). Dica do Fëanor lá na Valinor que estou trazendo para o pessoal aqui no Meia =]
 
não existe imparcialidade... essa é uma teoria criada por jornalistas pra se dizer neutros, sendo que nada que se escreve é neutro... logo, os leitores precisam se educar mais, para identificar a parcialidade dos textos...

Edit: o que eu quero dizer com isso é que os leitores deveriam assumir mais isso, e parar de ficar na cobrança que uma coisa é mais parcial que a outra... é sim! pronto... e cada um escolher ler o que quer!
 
[align=justify]Só vi o tópico agora.

Pois é, a Veja não é perfeita, mas para o cenário nacional ela vem como um suspiro de alívio. Perto de Caros Amigos ou Última Hora, de longe a revista se mantêm mais equilibrada e crível.

Ainda que eu ache que tudo deve ser criticado, coisa que implica em aperfeiçoamento, não creio que o Nassif seja o sujeito mais indicado para escrever sobre manipulações, tendo a reputação que tem.

A propósito, a matéria dessa semana sobre o genocídio em Darfur e o Natal foi bastante contundente, pegou onde deveria pegar. [/align]
 
Anica disse:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Acervo da revista, todas as edições agora digitalizadas. É bem divertido ler a Veja do dia do seu aniversário, mais ainda ver as propagandas antigonas (porque sim, é a revista todinha, não só o texto). Dica do Fëanor lá na Valinor que estou trazendo para o pessoal aqui no Meia =]

Cara! Muito foda!
Não tinha visto isso ainda.
Fui logo procurar a revista que correspondia a semana do meu nascimento.
Fora que em questão de pesquisa escolar, esse site é uma mão na roda.
 
Amélie disse:
não existe imparcialidade... essa é uma teoria criada por jornalistas pra se dizer neutros, sendo que nada que se escreve é neutro... logo, os leitores precisam se educar mais, para identificar a parcialidade dos textos...

Edit: o que eu quero dizer com isso é que os leitores deveriam assumir mais isso, e parar de ficar na cobrança que uma coisa é mais parcial que a outra... é sim! pronto... e cada um escolher ler o que quer!

Pois é. Imparcialidade nunca existiu e nunca existirá, seja em qualquer discurso humano, se o leitor for atento, ele perceberá as nuances que levam o discurso a ser considerado parcial.

Outra coisa também: manipulação da verdade é bem simples (até porque a Verdade Absoluta nunca ninguém saberá como foi, ela é inalcansável). Vou usar um exemplo simples.

"Palmeiras não ganha há quatro jogos" é o título da matéria, retratanto que o alviverde paulistano perdeu o primeiro e empatou os três seguintes dessas seqüência.

Na semana seguinte, o Palmeiras ganha um jogo e vem uma matéria com o seguinte título: "Palmeiras não perde há quatro jogos". Um jogo foi o suficiente pra mudar completamente o foco da campanha do time? Acho que não...

Só o jeito de você escolher contar algo, já denota a sua "manipulação da verdade": "O Eixo perdeu a Segunda GM" é diferente de "Os Aliados ganharam a Segunda GM".

Enfim, questão de educação do leitor.
 
Vou ser obrigado a desenterrar este tópico só para compartilhar as últimas capas da revista com vocês. Foi o Linck do Quadrinhos na Sarjeta quem me chamou a atenção para esta capa, edição de 16/02/2024, com seis dedos na mão do moço (o que pode ser indício de mau uso de IA...):

VJ-CAPA-2880-V.jpg



Eu fiquei abismado com a coisa e fui conferir se era verdade, lá no site oficial. Era.
Mas o pior foi ver que depois dessa já saiu outra, de 23/02, com mais mãos toscas possivelmente por IA também:

VJ-CAPA-2881-V.jpg


:rofl:
 
acho que o pessoal da veja já deve estar meio "ninguém mais lê a revista impressa mesmo, dane-se, economiza a arte da capa para pagar mais um colunista bom em criar polêmica e gerar engajamento no site"

(pensando aqui como é engraçado comparar o período lava-jatista da veja - quando toda hora tinha alguém compartilhando link e dizendo ACREDITA QUE FALARAM ESSA MERDA AQUIIIIIII - com agora que ela tá lá, meio esquecida até pela direita chucra que ajudou a criar.)
 
Uma revista pra ler numa semana e esquecer na próxima, porque já tem outro número saindo, com fofoquinhas de Brasília... a um preço de R$ 25 por edição. Não consigo imaginar quem ainda sustenta esse bagulho. Muito louco. :lol:
 
Uma revista pra ler numa semana e esquecer na próxima, porque já tem outro número saindo, com fofoquinhas de Brasília... a um preço de R$ 25 por edição. Não consigo imaginar quem ainda sustenta esse bagulho. Muito louco. :lol:

e super fininha comparada com o que era antes, né. e aí você pensa: se os artigos que as pessoas querem ler ficam abertos de graça, para que pagar a revista? hoje em dia não faz o menor sentido.

(fabio assinou a folha de são paulo dizendo que "sentia saudades de ler jornal impresso", mas volta e meia ele nem tira o jornal do pacote. eu uso de forro para a caixa de areia das gatas 🤷‍♀️ )
 
Na era pré-Internet a Veja era como se fosse um "JN" impresso. Chegou a reinar absoluta independente de quem escrevia nela e o país inteiro consumia sem pestanejar.

Mas hoje nem mesmo caprichando na capa ela não seduz mais.
 
Minha mãe assina até hoje, faz uns 20 anos :lol: Na verdade, é mais por causa do meu pai. Ele ainda é daqueles que ainda lê revista e jornal. E aposto que se sente o cara mais sério e bem informado do mundo por causa disso. Pai <3

e super fininha comparada com o que era antes, né. e aí você pensa: se os artigos que as pessoas querem ler ficam abertos de graça, para que pagar a revista? hoje em dia não faz o menor sentido.
Pior que depois de 10 matérias/artigos mensais tem que assinar também...

(fabio assinou a folha de são paulo dizendo que "sentia saudades de ler jornal impresso", mas volta e meia ele nem tira o jornal do pacote. eu uso de forro para a caixa de areia das gatas 🤷‍♀️ )
A assinatura do impresso também dá acesso ilimitado ao conteúdo do site, certo? Pelo menos isso... Duro é quando se quer ler a matéria ou artigo e tem que ficar fazendo gambiarra pra ler clandestinamente
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo