1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Revista] Veja

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Breno C., 12 Set 2008.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Trecho do Wikipedia.
    Não abri esse tópico só para fazer uma propaganda da revista, até porque não precisa. Creio que a maior parte dos membros do fórum já tiveram um contato (nem que seja só na ante-sala do dentista) com a Veja. Não tem revista mais lida no Brasil e nem revista que mais influencie no país.
    Quando pensei em abrir esse tópico, minha intenção era falar dos bastidores das notícias que rolam sobre a Veja e não por ela. Não faz muito tempo que a mídia vem denunciando a revista por manipulação de informação e coligações com personalidades, com a intenção de não prejudicar as mesmas.
    Antes de tudo, quero deixar bem claro que sou totalmente contra qualquer tipo de contaminação dos meios de comunicação impressos pela ganância do ser humano. Mas agora pergunto: qual a opinião de vocês, será a Veja um meio de informação confiável? Ou apenas mais uma máquina do interesse alheio?
     
  2. Pips

    Pips Old School.

    RE: [Revisa] Veja

    Manipulação? IMAGINA!!! A Veja fazer isso? N-U-N-C-A.

    A revista mais parcial do Brasil isso sim, tentando formar opiniões, criando acusações. É uma revista escrita por advogados tentando proteger seu caso, apenas isso. Nem jornalistas iriam tão baixo.
     
  3. Breno C.

    Breno C. Usuário

    RE: [Revisa] Veja

    ahuahuaauhaahuah... calmo com a irônia Pips...
    Mas a parada é que a Veja está fazendo isso muito na cara ultimamente, a Época pelo menos dá uma maneirada e sabe esconder bem...
     
  4. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    RE: [Revisa] Veja

    A Veja é completamente tendenciosa! Eu não confio nas informações dela.
    Só leio mesmo porque a escola e o vestibular pedem, porque se pudesse
    escolheria outra. Sério, é uma decepção pensar que a diversão daquelas
    pessoas é tentar manipular outros. Absurdo. E tem muita gente que pensa
    que a revista é a única confiável, e ficam fazendo discursos baseados no
    que leram nela..
     
  5. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    RE: [Revisa] Veja

    A revista Veja é uma vendida por natureza! Tenho nojo do seu sensacionalismo barato, tão corrompida quanto suas matérias e entrevistas sujas!
     
  6. Breno C.

    Breno C. Usuário

    RE: [Revisa] Veja

    Pior que eu nem acho que rola sensacionalismo. Eles chagaram a um ponto onde é só distorcer a verdade, nem precisa criar. Pena, porque ela poderia ser um pelo meio subversivo ao sistema.
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    RE: [Revisa] Veja

    Para os que querem saber mais sobre as manipulações e causos da Veja, não deixem de ler isso aqui -> http://luis.nassif.googlepages.com/
     
  8. Pips

    Pips Old School.

    RE: [Revisa] Veja

    Aliás, conserte o título: Revisa.
    Porque a Veja não precisa de uma revisão, precisa implodir mesmo.
     
  9. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Valeu Pips, nem tinha percebido o erro com o título.
     
  10. Anica

    Anica Usuário

    http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

    Acervo da revista, todas as edições agora digitalizadas. É bem divertido ler a Veja do dia do seu aniversário, mais ainda ver as propagandas antigonas (porque sim, é a revista todinha, não só o texto). Dica do Fëanor lá na Valinor que estou trazendo para o pessoal aqui no Meia =]
     
  11. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    não existe imparcialidade... essa é uma teoria criada por jornalistas pra se dizer neutros, sendo que nada que se escreve é neutro... logo, os leitores precisam se educar mais, para identificar a parcialidade dos textos...

    Edit: o que eu quero dizer com isso é que os leitores deveriam assumir mais isso, e parar de ficar na cobrança que uma coisa é mais parcial que a outra... é sim! pronto... e cada um escolher ler o que quer!
     
  12. imported_Raphael

    imported_Raphael Usuário

    [align=justify]Só vi o tópico agora.

    Pois é, a Veja não é perfeita, mas para o cenário nacional ela vem como um suspiro de alívio. Perto de Caros Amigos ou Última Hora, de longe a revista se mantêm mais equilibrada e crível.

    Ainda que eu ache que tudo deve ser criticado, coisa que implica em aperfeiçoamento, não creio que o Nassif seja o sujeito mais indicado para escrever sobre manipulações, tendo a reputação que tem.

    A propósito, a matéria dessa semana sobre o genocídio em Darfur e o Natal foi bastante contundente, pegou onde deveria pegar. [/align]
     
  13. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Cara! Muito foda!
    Não tinha visto isso ainda.
    Fui logo procurar a revista que correspondia a semana do meu nascimento.
    Fora que em questão de pesquisa escolar, esse site é uma mão na roda.
     
  14. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Pois é. Imparcialidade nunca existiu e nunca existirá, seja em qualquer discurso humano, se o leitor for atento, ele perceberá as nuances que levam o discurso a ser considerado parcial.

    Outra coisa também: manipulação da verdade é bem simples (até porque a Verdade Absoluta nunca ninguém saberá como foi, ela é inalcansável). Vou usar um exemplo simples.

    "Palmeiras não ganha há quatro jogos" é o título da matéria, retratanto que o alviverde paulistano perdeu o primeiro e empatou os três seguintes dessas seqüência.

    Na semana seguinte, o Palmeiras ganha um jogo e vem uma matéria com o seguinte título: "Palmeiras não perde há quatro jogos". Um jogo foi o suficiente pra mudar completamente o foco da campanha do time? Acho que não...

    Só o jeito de você escolher contar algo, já denota a sua "manipulação da verdade": "O Eixo perdeu a Segunda GM" é diferente de "Os Aliados ganharam a Segunda GM".

    Enfim, questão de educação do leitor.
     

Compartilhar