1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Religião "Valinorismo"

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Mormegil Turambar §, 24 Out 2004.

1. Mormegil Turambar §

Mormegil Turambar § The choosen one

Galera,existem pessoas q cultuam somente a Eru,como numa religião?ou q o cultuam como c fosse uma 2a religião(por exemplo:Católico,mas tbm cultua Eru)?
    Essa religião existe?c existisse,vc faria parte dela(como uma 2a religião)?

2. Edu

Edu Draper Inc.

Mormegil, eu, pelo menos, nunca ouvi falar em nenuhuma outra religião em Arda que não seja dedicada a Eru, a não ser o culto a Melkor que era praticado em Numenor, mas q não chega a ser uma religião.

Respondendo a sua pergunta: eu não faria.

3. TT1

TT1 Dilbert

*Nota mental: tá faltando um smile coçando a cabeça*

Cara, eu acho que não entendi a sua pergunta :eek:

4. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

Mormegil... vc quis dizer aqui, na terra, "mundo real"? Não, acho que não. Se bem que Eru é apenas um nome de Deus e quase todo mundo o cultua, certo?

Concordo... :doido: *esse serve...*

5. Edu

Edu Draper Inc.

Eu tb ñ entendi mto bem, mas comentei o q achava.

Dúvidas? a lot of... :o?:

6. >> Yavanna <<

>> Yavanna << Usuário

Realmente... não dá pra saber se é em Arda ou aqui q supostamente teria essa religião! Mas como ele citou uma religião atual... acho q eh hj em dia mesmo! :D
    Enfim... não acredito q aja atualmente um culto a Eru, só se levarmos em consideração que Eru é basicamente o nome que Tolkien deu ao próprio Deus de muitas religiões atuais.
    E respondendo... não, eu não faria parte dela! Basta uma religião mesmo!

7. Idril

Idril Usuário

O Deiriel disse, certa vez, uma bela passagem da Bíblia, mas que serve como uma espécie de lição de moral até pra quem não lê ou acredita na mesma: não se pode servir dois senhores.

E digo mais: ou você serve a um Deus ou você serve a outro!

A única forma de "culto" a Eru que eu conheço é o fato de levarem em consideração o que Tatá disse logo acima: Eru é o nome que Tolkien deu ao Deus que conhecemos, aquele que tem cada nome em cada religião que conhecemos.

8. Mormegil Turambar §

sim,eu quis dizer no mundo atual...mas tbm naum quis dizer como desrespeito a Bíblia,pois sou católico...estava tentando mais me referir a preces a Eru em queny,ou msm a Deus,mas em línguas élficas e talz

9. Décimo

Décimo The Swanson Code

Não existe de qualquer maneira alguma religião que cultue Eru Iluvatar neste nosso Mundo.

De qualquer maneira, seria incapaz de seguir tal religião. Sou meio novo para discutir estes assuntos, mas para quê cultuar algo que sei que não existe? Para quê atender a um ser imaginado por alguém? Cada um com a sua opinião, mas esta é a minha.

10. Anakruss

Anakruss Usuário

Não acho q exista uma religiao voltada para Eru, mas acho possivel encontar pessoas q o adorem. Tipo existe a "religiao" jedi entao nao acho impossivel um dia vir exitir a religiao Eru, sei la. Eu não faria.

11. Mormegil Turambar §

Exatamente!!!eh isso q eu estava qrendo dizer....Eu tbm naum faria,pois sou católico e na Bíblia diz q vc soh pode servir a um Senhor.Mas parabens!!xegou exatamente aonde eu qria...

12. BOM EM ARDA EXISTE O CULTO A ERU É CLARO, MAS TBM ALGUNS POVOS CULTUAM OS VALAR, MAS EU ACHO QUE É TUDO FICTÍCIO E EU NÃO FARIA NO MUNDO REAL, MAS SE ALGUÉM GOSTA E NÃO FAZ MAL :lol: :lol: DESDE QUE NÃO SEJA A MELKOR :twisted: :twisted: :twisted:

13. Itarillë

Itarillë Usuário

Tinha um templo em Númenor, não tinha?

E teve lá uma espécie de "Melkorismo" incitado pelo Sauron! :mrgreen:

14. Faramir Estel

Faramir Estel By Demons Be Driven

Os Numenorianos tinham inveja dos elfos, eles queriam ser igual a eles...então eles achavam que Melkor os tornaria igual aos elfos...
    Mas quanto ao templo eu não sei....

15. Sra. Verdefolha

Sra. Verdefolha Usuário

Eu não acho q eles cultuavam mais que a Eru, era como se fosse na religião catolica o culto por santos
    será que estou falando besteira?
    bom,acho que é isso.

16. Nossa, acho que não existe. Ia ser muito estranho se existisse. Foi uma coisa criada pelo Tolkien (que, aliás, era católico), pura imaginação... Eu não faria...

17. *°Even_Star°*

*°Even_Star°* Usuário

Concordo.A única religião que eu sei de Arda é dedicada a Eru mesmo,como disse
    Thörien... :tsc:

Eu estou fazendo um blog 'comunity' sobre LOTR,preciso de participantes!Quem estiver interessado é só mandar uma MP,ok? :roll:

18. EU JAMAIS DISSE QUE ERA UMA RELIGIÃO EU DISSE QUE ERA UM CULTO.
    PODEM EXISTIR VÁRIOS TIPOS DE CULTO, POR EXEMPLO OS REIS DE NÚMENOR SUBIAM O MENELTARMA PARA CULTUAR ERU EM DETERMINADAS ESTAÇÕES, ESSE É UM TIPO, O MAIS IMPORTANTE, PARA UM DEUS, MAS EXISTEM OUTROS QUE NÃO SÃO TÃO IMPORTANTES, TIPO COMO PARA "SANTOS", QUE ERA O CULTO DOS ELFOS À VARDA

19. Anakruss

Anakruss Usuário

Cara evite ter de escrever com o caps ligado blz! :wink:

20. Tori Ukawa

Tori Ukawa Usuário

Eu não cultuaria essa religião.eu não acho inteligente acreditar em algo não existente.

Compartilhar