• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reconstrução da Muralha externa de Gondor, Ingenuidade ou Orgulho?

Ah, aposto que se tivesse um fosso, cada orc viria carregando uma pedra, e tacariam todos no fosso :D
Aí passava por cima tranquilamente.


Sim... certamente há como tapar o fosso, mesmo porque não é uma barreira tão eficiente assim, mas mesmo eles tapando fosso, isso levaria algum tempo, é justamente nesse quesito que o fosso supera a muralha, é mais barato e apesar de ser eliminado facilmente é um tanto trabalhoso de se tapar, o que atrasria um bom pouco as tropas...
 
Sim... certamente há como tapar o fosso, mesmo porque não é uma barreira tão eficiente assim, mas mesmo eles tapando fosso, isso levaria algum tempo, é justamente nesse quesito que o fosso supera a muralha, é mais barato e apesar de ser eliminado facilmente é um tanto trabalhoso de se tapar, o que atrasria um bom pouco as tropas...

Bem, a muralha tem uma porção de pontos positivos também, desde que seja defendida. Com uma quantidade de defensores equivalente, muralha é melhor do que fosso, no caso de um exêrcito com armas medievais.
 
Sim. .. é por isso que eu me pergunto: Porquê não fortificar a cidade, reforçando os aredores, cavando, construindo paliçadas para dificultar o avanço das tropas inimigas, mais catapultar para destruir as maquinas de sítio do inimigo a distancia... abarrotar a cidade de defensores entende?

Essa Muralha do Pellenor só serviu pra atrasar as tropas de Sauron um pouco, e como Gondor não sabia se Rohan viria ou não, era um tiro no escuro, com custos de bens e tempo muito elevados para apenas atrasar as tropas inimígas. mais vantagem teria sido cavar um fosso onde não havia muralha, isso atrasaria muito mais as tropas de Sauron.
Talvez seja porque eles não tinham muito tempo e material para construção e talvez até mesmo homens suficientes.

É uma questão de tempo, ainda mais com Denethor como Regente de Gondor que não fez nada de bom para Gondor a não ser sua loucura.
 
Também acho que foi falta de tempo, afinal, as tropas de Sauron já estavam prontas para atacar.. Eles fizeram tudo de improviso, só para tentar atrasar um pouco inimigo.. não acho que a idéia de fazer um fosso seria uma boa, pois teriam que fazer tudo de última hora e, no final das contas, poderia acabar atrapalhando, sem ninguém poder sair e nem entrar e a ajuda de Rohan ser inútil..
 
Bem, a muralha tem uma porção de pontos positivos também, desde que seja defendida. Com uma quantidade de defensores equivalente, muralha é melhor do que fosso, no caso de um exêrcito com armas medievais.

É aí que eu queria chegar... Gondor não tinha tantos homens para conseguir defender uma muralha desse porte, por isso ela se torna tão estranha nesse caso, o contingente de soldados de Gondor era pequeno até para defender Minas Tirith, quanto mais o Pellenor. Se o objetivo era atrasar as tropas existem outros meios...
 
Eu não sei. Concordo com vocês no sentido de que uma muralha não veio muito a calhar. Pelo fosso também não optaria. Os muros de Gondor eram muito resistentes.


Contudo, discordo sobre a questão da proteção de Osgiliath, vejo ela funcionava como uma espécie de portão de entrada aos campos do Pelennor. Quem possuísse Osgiliath, que, embora em ruinas, possuia uma ótima posição de defesa e acesso, possuiria defesa contra o Leste.
Se eu tivesse sido o encarregado de defender a Cidade Branca, com certeza faria o que Boromir fez de imediato - retomar a guarnição de Osgiliath. Iria mais longe, desviando a força de trabalho que estava empregada na muralha externa e reforçaria aquele posto avançado, que, facilmente poderia ser alimentando por Minas Tirith e suas provincias, seja com homens seja com material bélico. Dali poderia também reforçar aquele posto mais avançado ainda, comandado por Faramir especialmente para emboscar as tropas que engrossavam o exército de Sauron, causando mais baixas. Seria uma estratégia melhor contra os movimentos de Mordor e o golpe que veio contra a capital de Gondor teria sido mais brando.

Penso que poderia ter feito sair muito "mais caro", como dito no proprio livro, a passagem das tropas do Escuro se estas medidas tivessem sido tomadas.

GR
 
As muralhas de Pelennor também ajudaram de outra forma. Graças a ela foi possível a passagem dos reforços que chegaram antes da batalha, como o caso das tropas do Príncipe Imrahil de Dol Anroth. Talvez sem as muralhas do Pelennor as tropas de Sauron ocupariam os campos mais rapidamente e nem mesmo esses reforços teriam chegado à cidade.
 
Fica dificil imaginar Minas Tirith numa batalha sem a muralha externa... é justamente a criação dessa cidade entre sete muralhas imensas que causa uma grande imponencia dela para com os inimigos, dificultando qualquer tentativa de invasão.

Mas a quantidade de soldados foi ínfima, pois alem de precisarem de um numero altissimo de arqueiros para a defesa, ainda tinham que ter soldados disponiveis para defender o portão e a invasão da muralha externa pelas torres de cerco.

O negocio seria ter feito uma defesa maior na muralha do segundo nivel, pois era muito mais alta do que a externa e tambem pelo fato de que a passagem que leva ate ela é muito menor... imagina 50 000 inimigos tendo que invadir a cidade entrando em quantidades relativamente menores, e por uma ou duas passagens ate o segundo nivel, seria muito mais dificil do que entrar, utilizando as torres de cerco, por toda a extensão da muralha externa e com poucos soldados para impedi-los depois(a grande maioria teria morrido na muralha).

Deixar uma boa quantidade de soldados para o segundo nivel seria o ideal para uma defesa bem sucedida.:yep:
 
Acho que a muralha seria extremamente útil, pois ela deixaria os exércitos de Sauron longe de Minas Tirith, mas Angmar não estava nos planos, ee apareceu e os homens se desesperaram!
 
A muralha falhou porque Minas Tirith não podia usar muitas tropas na defesa da Rammas. Haviam poucos homens na Cidade (Quatro ou cinco mil é pouco pra defender uma cidade daquele tamanho), por isso cada batalhão deveria ser muito bem calculado. Mas ela ajudou para os Rohirrim chegarem despercebidos.
 
Sim! Rogério, aí está: eles não tinham homens para controlar a muralha, mas esperavam vir mais homens dos feudos do sul!
 
Bem...

quanto à utilidade da muralha ou de um fosso!... é um bocado difícil de imaginar o que teria sido feito! as decisões tomadas... mas acho que tanto a muralha como o fosso seriam maus para a chegada dos caveleiros de Rohan!... isto porque se existisse um fosso, como já disseram, não seria fácil levar os cavalos de um lado ao outro, no entanto, quando Gondor construiu a muralha, ou estava mesmo à espera que os orcs se divertissem a destruí-la, ou esqueceu-se que se eles a tivessem mantido em pé e apenas tivessem entrado por uma, duas ou três brechas, os Cavaleiros de Rohan nunca conseguiriam entrar por tão poucos "buracos" nas muralhas, e seriam chacinados se o tentassem...

Se Gondor tinha esperança na ajuda de Rohan, tanto uma escolha como a outra seria muito pouco viável...

No entanto, já tinha pensado na mesma ideia do nosso amigo ilithien... e acho que seria a mais acertada!

Baseando-me principalmente no filme pois não tenho a certeza se a cidade era como é lá descrita, a segunda muralha era muito mais alta que a primeira (já agora! alguém deu a entender que a Ramas fazia parte das sete muralhas ou níveis de Minas Tirith! mas acho que não!) e esta teria sido muito mais facilmente defendida!

De um ponto mais alto, todo o tipo de armas de arremesso, catapultas, trabucos ou mesmo arcos, teriam maior alcançe!...

Além de que a porta era muito mais pequena! e enquanto os orcs caminhavam nas ruas da cidade em baixo, tentando chegar à única porta do segundo nível, onde precisariam de dias para entrar todos, os arqueiros e outros soldados poderiam arremessar pedregulhos! tudo o que conseguissem!...

Até mesmo, por exemplo, armas usadas na Idade Média, como o óleo a ferver! que seria uma linda imagem a queimar os coitadinhos dos orcs! :D


Quanto a Osgiliath!... Acho que para conseguir controlar essa cidade eram necessários meios que Gondor não podia dispensar!... Ela estava em constante ataque e não seria possível construir defesas que fossem uma ameaça real ao progresso de Mordor... Tal como Cair Andros!... Talvez Ithilien tivesse sido uma boa escolha para uma maior defesa! pois numa guerra, quando os números estão contra nós, o subterfúgio deve ser a arma usada!... e talvez estes grandes Rangers de Ithilien não tivessem sido mal usados na parte sul dos campos de pellenor!... acho que existia uma floresta ou algo! se eles tivessem morto, pelo menos, uma parte dos mumakil que passaram por lá, as mortes, principalmente entre os Rohirrim seriam muito menores! Eu acho que meia dúzia de olifantes irritados faziam muito mais estrago que meia dúzia de catapultas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo