1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Artigos Valinor Quem ou o Que é Tom Bombadil?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Administração Valinor, 5 Nov 2007.

  1. Administração Valinor

    Administração Valinor Administrador Colaborador

    Tolkien inseriu Tom em O Senhor dos Anéis em um estágio bem inicial, quando ele continuava a pensar nele como uma sequência para O Hobbit, em vez de para O Silmarillion [a forma alterou-se durante os primeiros capítulos de O Senhor dos Anéis]. Tom encaixa-se na forma original [levemente infantil] dos primeiros capítulos [que lembra aqueles de O Hobbit], mas com a progressão da história ele aumentou de tom e tornou-se de natureza mais pesada. Tolkien mais tarde comentou que deixou Tom no livro porque ele decidiu que de qualquer forma Tom providenciaria um ingrediente necessário [veja o último parágrafo deste texto]. Algumas razões muito convincentes são dadas em algumas cartas maravilhosas [Letters, 144 & 15].

    Esta questão tem sido amplamente debatida, algumas vezes veementemente demais. Parte da dificuldade é a complexidade da história literária de Tom. Tom era originalmente um boneco [com casaco azul e botas amarelas] possuído por Michael, filho de Tolkien. O boneco inspirou um fragmento de história, como os que ele frequentemente inventava para o divertimento de seus filhos. O fragmento foi por sua vez base para o poema “As Aventuras de Tom Bombadil”, publicado em 1933, que também introduziu Fruda d’Ouro, os espectros tumulares, o Velho Salgueiro [o poema foi a fonte dos eventos dos capítulos 6 a 8 de O Senhor dos Anéis]. Em uma carta da mesma época [1937] Tolkien explicou que Tom tinha a intenção de representar “o espírito do campo [que está desaparecendo] de Oxford e Berkshire”.
    Sobre a natureza de Tom, existem várias escolas de pensamento:



    • Ele era um Maia [a noção mais comum]. A explicação aqui é simples: dado o grupo de personagens conhecidos da Terra-média, seria o papel mais conveniente para colocá-lo [e Fruta d'Ouro também]. Grande parte dos outros indivíduos de O Senhor dos Anéis com origens “misteriosas”, como Gandalf, Sauron, os Magos, os Balrogs são de fato Maiar.


    • Ele é Ilúvatar. O único apoio para esta noção esté em terrenos teológicos: alguns interpretaram a frase de Fruta d’Ouro para Frodo [Frodo: "Quem é Tom Bombadil?" Fruta d'Ouro: "Ele é".] com uma forma do Cristão “Eu sou o que eu sou”, que realmente poderia sugerir o Criador. Tolkien rejeitou esta afirmação de maneira bastante firme.


    • T.A. Shippey [em The Road to Middle-earth] e outros sugeriram que Tom é um tipo único. Esta noção recebeu apoio indireto do próprio Tolkien: “Como uma história, eu acho bom que haja uma porção de coisas não explicadas [especialmente se uma explicação de fato existe]; … E mesmo na Era mítica deve haver alguns enigmas, como sempre existem. Tom Bombadil é um deles [intencional]“. Existem referências esparsas a outras entidades que não parecem se encaixar nos padrões usuais.
    Seja lá qual for a correta, a função de Tom dentro da história era, evidentemente, demonstrar uma atitude particular em relação ao controle e poder. “A história é colocada em termos de um lado bom e um lado mau, beleza contra feiúra rude, tirania contra realeza, liberdade moderada contra compulsão que há muito perdeu qualquer objetivo a não ser o simples poder, e assim por diante; mas ambos os lados, em algum grau, conservativo ou destrutivo, deseja uma medida de controle. Mas se você possui, ou toma para si “um voto de pobreza”, renuncia ao controle, e tem prazer nas coisas por eleas mesmas sem referência para si mesmo, assistindo, observando e aumentando seu conhecimento, então a questão sobre os acertos e erros do poder e controle podem se tornar totalmente sem sentido para você, e os meios do poder absolutamente sem valor.”- [Letters].

    Tom representa “Botânica e Zoologia [como ciências] e Poesia como oposição à Criação de Gado e Agricultura e comodidade.” [Letters].

    [tradução de Fábio 'Deriel' Bettega]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 4 Set 2014
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Muito interessante esse artigo e nunca comentado. Até hoje foi o que eu li de mais completo sobre Tom Bombadil.
     
  3. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    As vezes pego uns artigos mais antigos aqui por acaso tbm...
    E parece coincidência, hj o Menê trancou um tópico que perguntava sobre Tom...

    PS: Grahan é o Juliano? :think:
     
  4. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Não, não é coincidência não. Eu entrei naqueles tópicos deixados no que o Menê trancou pois um desses era meu e achei esse artigo. Nunca tinha lido, como eu já disse, algo que falasse mais por completo do Tom.

    Enfim, apesar dos Maiar terem origens desconhecidas, mas eles não dizem serem tão antigos como Tom o diz ser.

    E sim, Grahan é o Juliano!:yep:
     
  5. 66night

    66night Usuário

    impressao minha ou as letras estao meio erradas?(acho que na hora da traducao houve algum problema no pc)
     
  6. Cynthia Bombadil

    Cynthia Bombadil EsTiLo Cy GrAnGeR sOmEnTe

    Tom Bombadil o Senhor da Floresta... esse é o cara...:lol:
     
  7. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    tópico que por um acaso era meu^^ainda nam tinha visto o "Procurar" ali encima^^malz ae
     
  8. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Tom Bombadil, ou você ama ou você odeia ahuauhauhua, personagem fantástico, artigo muito bom e a Fruta d`Ouro? Ainda acho que uma pontinha no filme seria legal, apesar de que para quem não leu os livros poderia ficar um tanto confuso quanto à sua invunerabilidade aO Um.
     
  9. Lucandir

    Lucandir Usuário

    tom bombadil parece ser como um "pastor" da terra-média, ele, como se diz no Conselho de Elrond, foi a primeira "pessoa" a habitá-la, seria muito bom se tivesse um pouco dele e da frutad'ouro no filme , mesmo porque se não fosse por ele, Sam, Frodo, Merry e Pippin, teriam ficado na floresta velha, e tudo estaria perdido.
     
  10. Aí um enigma: Quem era Tom?!
    Talvez, nunca venhamos descobrir ao certo o que foi ou quem foi Tom, e tenhamos de nos contentar com fragmentos e hipoteses.
     
  11. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Os caracteres do artigo aparecem estranhos aqui no meu micro.
     
  12. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Muito legal o artigo, seria meio que um compêndio do que se supõe sobre o velho camarada. Na minha modesta opinião, Tom é um ser inexplicável, nem Maia e nem Eru.
     
  13. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Vejam este post:

     
  14. Rikky

    Rikky Unleash His Hard Fury

    Tom sempre foi, Tom sempre será

    O grande X do cara é que ele não é nada e é tudo ao mesmo tempo
    todos tem uma teoria e penso que essa era a intenção de Tolkien ao cria-lo
     
  15. Kirk00x

    Kirk00x Kirk

    Uma coisa eu não entendi:
    Fruta d'Ouro não era uma elfa? Parece que li em algum lugar e se não for no livro mesmo, que ela é uma elfa...
     
  16. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Não há evidências para acreditar que Fruta d'Ouro seja uma elfa, caro Nolyon. Não tenho certeza disso, mas é uns 90%!
     
  17. TheMoa

    TheMoa Usuário

    O mesmo ocorre aqui, todos caracteres com acentos ou Ç

    Tem como alguem quotar a terceira "hipótese" do Tom Bombadill aqui, fazendo o favor? Não consegui "traduzir ela direito.
     
  18. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    E além dos erros de codificação de caracteres existem também alguns erros ortográficos no texto.... Mas vamos lá:

     
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. TheMoa

    TheMoa Usuário

    Vlw Meglin, eu não tinha conseguido entender o "único", o que comprometeu o resto da minha interpretação da hipótese :D
     
  20. Erunamo Tinuviel

    Erunamo Tinuviel Hoje eu matei um...

    Penso (apesar de "despensar" as vezes), que Tom seria um filho de Yavanna, assim como os anões são filhos de Aule, um ser que poderia ter sido criado pelas mãos de Yavanna ou simplesmente "cantado" por ela no Ainulindale. Afinal ele expressa grande amor e senhoria pela terra.
     

Compartilhar