• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as estrelas “piscam”?

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
milky-way-star-forming-region-600x400.jpg

Observadas a partir da Terra, as estrelas aparentemente piscam – contudo, isso não passa de uma ilusão de ótica, já que, na verdade, a luz que emitem é constante. O que estaria por trás desse fenômeno? Há pelo menos duas explicações possíveis.

A primeira estaria na atmosfera terrestre: quando atravessada pela luz das estrelas, provoca interferência, já que é densa e instável e sua temperatura varia conforme a camada. É como observar um objeto no fundo de uma piscina: a luz é desviada pela água antes de chegar aos nossos olhos, fazendo com que o objeto esteja aparentemente em movimento.

Se fosse este o caso, por que a lua e planetas do nosso sistema solar também não “piscam”, já que sua luz (refletida do sol) também atravessa a atmosfera terrestre? De acordo com o astrônomo Phil Plait, do blog Bad Astronomy, esses corpos celestes estão muito mais próximos de nós do que a maioria das estrelas, o que os faz parecer maiores e torna o desvio da luz praticamente imperceptível.

A segunda teoria é a de que a chamada “nuvem de Oort” (supostamente localizada a cerca de 1 ano-luz do sol, nos limites do nosso sistema solar) seja responsável por causar esse desvio na luz das estrelas. Como outros planetas estão dentro dela, a luz que refletem não precisa atravessá-la antes de chegar à Terra.

Independentemente da causa, astrônomos precisam driblar o fenômeno, e fazem isso de duas maneiras: usando telescópios equipados com lentes especiais, que compensam os desvios causados pela atmosfera, ou telescópios espaciais que orbitam fora da Terra.

Curiosamente, essa questão do “piscar” das estrelas chegou a ser tema de um livro, publicado em 1969 pelo ex-astrônomo Walt Cunningham, com o título “Importance of Observation that Stars Don’t Twinkle Outside the Earth’s Atmosphere” (“Importância da Observação de que Estrelas não Piscam fora da Atmosfera Terrestre”).

Fonte
 
Eu creio que brilhem por conta da distância absurda. E muitas delas já "morreram" inclusive, mas de tão longe a luz ainda está chegando, mas nós, nossos filhos e netos não serão capazes de vê-las se apagando.

Acho um assunto fantástico, tenho muito a discutir sobre astronomia :joinha:
 
Eu sempre aprendi a primeira teoria, não conhecia a segunda.
A questão principal é o angulo sólido dessas estrelas distantes em relação aos planetas.

Achei estranho essa segunda teoria pois sempre li que as estrelas não piscam fora da atmosfera. Essa seria a diferença essencial entre as 2 teorias expostas no texto.
 
uma 3ª hipótese viável, embora menos frequente, é claro, seria a dq algum corpo ñ luminoso atravessasse na frente fazendo uma espécie d eclipse, ñ?

como as estrelas estão mto longe 1) corpos menores q estivesse + próximos os ocultariam por completo, 2) + d 1 corpo ñ luminoso poderia atravessar as rotas d 1 mesmo feixe d luz e 3) o mesmo hipotético corpo ñ luminoso poderia escurecer o brilho d várias estrelas.
 
Última edição:
Também sempre acreditei que as estrelas que vemos podem ter morrido a muito tempo mais pela distancia que estão demora muito até o brilho delas deixar de aparecer para nos. Como o leonmuse disse.


Minha mamãe que disse :lol:
 
As estrelas também são bem ativas, dotadas de atmosfera própria, com várias explosões por toda parte possuindo as próprias oscilações de luminosidade. Além disso a luz (e as estrelas) precisa(m) atravessar distâncias enormes cruzando espaços que muitas vezes estão cheios de gás, poeira, gelo, corpos massivos escuros. Muitas delas possuem até a própria "Nuvem de Oort". Adicione a isso outros tipos de interações e voilá. O piscar de um corpo celeste pode ser gerado por mais de uma razão e até falsificado se for uma estrutura artificial de uma civilização avançada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo