• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

População brasileira - Censo IBGE

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

População brasileira vai parar de crescer em 20 anos, diz IBGE​


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/09/12/ult5772u803.jhtm

Se o atual ritmo de natalidade no Brasil for mantido, dentro de 20 anos a população vai parar de crescer. A última medição da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), relativa a 2006, indicou que a taxa de fecundidade brasileira ficou em 2 filhos por mulher em idade fértil - a menor taxa registrada até então e que pela primeira vez ficou abaixo do limite considerado necessário para garantir a reposição da população, que é de 2,1 filhos.


"A queda na taxa de fertilidade não tem efeito imediato, mas a previsão é que, se o ritmo for mantido, a partir de 2038 a população brasileira vai começar a diminuir em termos absolutos", comentou Fernando Albuquerque, gerente do projeto Componentes da Dinâmica Demográfica, do IBGE. Entre os problemas acarretados pela diminuição da população está a desaceleração da economia - pois o país irá dispôr de menos população economicamente ativa.

Albuquerque comenta que a taxa de fecundidade começou a cair a partir do início da década de 70, devido a mudanças sociais atravessadas pelo país. Na época, surgiram planos de planejamento familiar e controle de natalidade e as mulheres tomaram contato com a pílula anticoncepcional. A urbanização do país foi um fator determinante: "Em uma sociedade agrícola, quanto mais filho melhor. Já em uma sociedade urbana, o custo de vida é mais elevado por causa da alimentação, da educação. Além disso, a mulher urbana se inseriu no mercado de trabalho e tem mais tempo de estudo. Todos esses fatores se resolvem melhor em famílias menores", explica.

O reflexo dessa mudança no Brasil só foi sentido na década seguinte, durante os anos 80. Segundo dados do IBGE, em 1980 a taxa de fertilidade era de 4,34 filhos por mulher. Dez anos depois, esse número caiu para 2,85.

Segundo a projeção do IBGE, se a tendência se mantiver, em 2030 a taxa de fecundidade será de 1,59 filho por mulher em idade fértil. No mesmo período, a expectativa de vida do brasileiro -atualmente por volta de 73 anos- deve chegar a 78,3. A população idosa tende a ocupar um espaço cada vez maior na demografia brasileira.

De acordo com a projeção do IBGE, o Brasil possui atualmente 189,6 milhões de habitantes, com uma taxa de crescimento populacional em torno de 1,2% ao ano.
 
Última edição:
Analisando os prós e contras, eu particularmente acho essa notícia POSITIVA

O Brasil infelizmente é um país cuja a maioria das cidades de modo geral não tem planejamento pra crescerem de forma ordenada. Aí vem os lixões, desmatamento, ocupações irregulares, miséria, violência, etc

Já acho ter quase 200 milhões de habitantes um numero alto demais. Se tivessemos a mesma população da Austrália e Canadá sobraria mais recursos e a qualidade de vida seria muito melhor.
 
Os "contras" seria aquilo que mais "dói" pro governo que é a Previdência Social.

Com mais idosos, teremos muito mais aposentados. Aí o governo vai espernear alegando que não tem recursos pra paga-los.

O que é balela, já que se não houvesse tanta corrupção, só com o que se arrecada de impostos...
 
Há que se fazer uma reforma previdenciária poi mesmo sem qualquer corrupção o sistema implode em pouco tempo, e usar o óbvio: o aposentado deve se manter com os recursos que ele contribuiu, em conta individual, para o sistema sem depender de quem está trabalhando hoje em dia.

Mas isso custa dinheiro pra certar, muuuuuuuuuuuuuuuuuito dinheiro. E nada de usar dinheiro de impostos pra isso. Previdência é uma coisa, Imposto tem que ser outra.
 

Nos anos que vivi em minha cidade-natal (S. Caetano do Sul), já tive que fazer recadastramento eleitoral duas vezes, mas não por falta de censo e sim pelo elevado IDH da cidade com gente das vizinhanças querendo aproveitar o sistema de saúde e educacional da cidade.
 

As cidades mais populosas do país:

1° São Paulo - 11.451.245 (1,8% a mais que em 2010)
2° Rio de Janeiro - 6.211.423 (-1,7%)
3° Brasília - 2.817.068 (+9,6%)
4° Fortaleza - 2.428.678 (-1,0%)
5° Salvador - 2.418.005 (-9,6%)
6° Belo Horizonte - 2.315.560 (-2,5%)
7° Manaus - 2.063.547 (+14,5)
8° Curitiba - 1.773.733 (+1,2%)
9° Recife - 1.488.920 (-3,2%)
10° Goiânia - 1.437.237 (+10,4%)

Salvador perdeu o reinado de a maior do Nordeste.
 
Brasil logo logo irá começar a perder população, como o Japão e os países da Europa. A estimativa era 207 milhões, veio 203. O problema é que eles são ricos e nós somos pobres.
 
Humm... Porto Alegre tinha estimativa de chegar a 1.492.000 habitantes. Pelo visto ficou abaixo de Goiânia, o que é até bom. Deus me livre morar numa cidade grande demais. Pode até diminuir um pouco :lol:
 
Brasília ser a terceira cidade mais populosa do país com quase 3 milhões, chega a ser um imenso CHUPA retroativo para aqueles que a projetaram, achando que não passaria de 500 mil habitantes e que os candangos iriam facilmente embora depois das obras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo