• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Planeta 'primo' da Terra é descoberto

Nob

Usuário
13/06/2005 - 17h43m
Planeta 'primo' da Terra é descoberto ao redor de estrela próxima

Reuters

WASHINGTON - Um primo grandalhão da Terra pode ter sido detectado na órbita de uma estrela em nossa vizinhança cósmica, anunciaram astrônomos nesta segunda-feira.

O planeta, considerado o mais parecido com a Terra dos planetas extra-solares conhecidos, é provavelmente rochoso como o nosso - em vez de um gigante gasoso como Júpiter e a maioria dos outros 155 planetas achados ao redor de outras estrelas ao longo da última década.

- Levou 150 observações dessa estrela para juntar informação sobre a existência desse planeta parecido com a Terra - contou o caçador de planetas Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia em Berkeley. - Essa será definitivamente uma de nossas estrelas favoritas de agora em diante.

O sol do planeta primo é Gliese 876, uma estrela que tem um terço da massa do nosso Sol e é visível na constelação de Aquário. Ela está a 15 anos-luz. Apesar de sua massa pequena, esse é o terceiro planeta descoberto em torno de Gliese 876. Os outros eram grandes como Júpiter ou maiores.

- É um planeta muito misterioso - disse Jack Lissauer, do Centro de Pesquisas Ames, da Nasa. - É provavelmente o primeiro planeta rochoso orbitando uma estrela como o nosso Sol.

O novo planeta é o menor dos planetas extra-solares já detectado. Ele tem 7,5 vezes a massa da Terra e um diâmetro quatro vezes maior. Antes disso, o menor planeta achado fora do nosso Sistema Solar tinha 15 vezes mais massa que a Terra - o que os tornava mais parecidos com Netuno, distante e gelado.

Em contraste, a superfície do novo planeta é quente demais. Estima-se que a temperatura fique entre 204 e 301 graus Celsius. É demais para permitir a subsistência da vida como se conhece na Terra.

Enquanto a Terra fica a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol, o novo planeta extra-solar quase abraça sua estrela, ficando a 3,2 milhões de quilômetros.

Um ano-luz equivale a 10 trilhões de quilômetros. Em termos astronômicos, 15 anos-luz é algo como "ali na esquina".

"É como um primo maior da Terra", comparou Paul Butler, do Instituto Carnegie, de Washington, num comunicado sobre a descoberta. Butler é da equipe de pesquisadores responsável pelo achado.

O novo planeta dá uma volta em torno de sua estrela a cada dois dias terrestres.

Como dezenas de outros planetas extra-solares detectados ao longo dos últimos 10 anos, este foi primeiro descoberto devido a uma variação que sua gravidade exerce sobre a luz emitida pela estrela.

http://oglobo.globo.com/online/plantao/168662170.asp

Mais informações (em inglês): http://www.nature.com/news/2005/050613/full/050613-2.html
 
Interessante... A meio do artigo fiquei pensando que antes de os Ets virem ter à terra, vamos nós invadir outros seres vivos. :roll:
 
15 anos luz nem é muito... fiquei viajando na possibilidade de uma expedição... considerando que demoraria uns 20 anos pra ir e uns 20 pra voltar.... er, acho melhor esperar alguém achar um buraco de minhoca :/
 
Drizzet disse:
15 anos luz nem é muito... fiquei viajando na possibilidade de uma expedição... considerando que demoraria uns 20 anos pra ir e uns 20 pra voltar.... er, acho melhor esperar alguém achar um buraco de minhoca :/

8O 20 anos pra percorrer 15 anos luz ?
 
Ele deve ter se confundido.
Não temos tamanha tecnologia para uma viagem dessas, ainda...

Alguém aí sabe qual é a estrela mais próxima do nosso sistema??
 
jean disse:
Drizzet disse:
15 anos luz nem é muito... fiquei viajando na possibilidade de uma expedição... considerando que demoraria uns 20 anos pra ir e uns 20 pra voltar.... er, acho melhor esperar alguém achar um buraco de minhoca :/

8O 20 anos pra percorrer 15 anos luz ?

Ele já computou a espaçonave viajando a uma velocidade um pouco abaixo da luz, ainda assim é muito rápido. Com nossa tecnologia atual levaríamos centenas de anos.
 
jean disse:
Pois é...

Viajando a Mach 3, levaríamos 4.500 anos.

8O

Levaria uns 4 milhões de anos a Mach 3 (1000m/s, mais ou menos).

Pra demorar 4,500 anos teríamos que estar andando numa velocidade constante de 1000000m/s. Só propulsão a pulso nuclear pra chegar lá em 4,500 anos. Enfim, demora muito. Se bem que a 1,000,000 de m/s já se começa a entrar no mundo relativístico (movendo a 1/300c), e talvez dilatação de tempo ajude um pouco. Enfim.

Com um Bussard Ramjet (aquele sobre o qual o Carl Sagan fala em Cosmos, que é tipo uma pá enorme), que poderia atingir até 0.77c, demoraríamos uns 20 anos pra cheger lá, como o Drizzet falou. Com a dilatação do tempo, infelizmente, o planeta poderia deixar de existir antes de chegarmos lá. Oh well. Pelo menos dá pra chegar lá enquanto se tá vivo.
 
Mithrandir the White disse:
jean disse:
Pois é...

Viajando a Mach 3, levaríamos 4.500 anos.

8O

Levaria uns 4 milhões de anos a Mach 3 (1000m/s, mais ou menos).

Pra demorar 4,500 anos teríamos que estar andando numa velocidade constante de 1000000m/s. Só propulsão a pulso nuclear pra chegar lá em 4,500 anos. Enfim, demora muito. Se bem que a 1,000,000 de m/s já se começa a entrar no mundo relativístico (movendo a 1/300c), e talvez dilatação de tempo ajude um pouco. Enfim.

Com um Bussard Ramjet (aquele sobre o qual o Carl Sagan fala em Cosmos, que é tipo uma pá enorme), que poderia atingir até 0.77c, demoraríamos uns 20 anos pra cheger lá, como o Drizzet falou. Com a dilatação do tempo, infelizmente, o planeta poderia deixar de existir antes de chegarmos lá. Oh well. Pelo menos dá pra chegar lá enquanto se tá vivo.
eu ainda acho que vale mais a pena pegar uma canoa e ir remando até lá. :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo