1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Planeta 'primo' da Terra é descoberto

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Nob, 15 Jun 2005.

  1. Nob

    Nob Usuário

    13/06/2005 - 17h43m
    Planeta 'primo' da Terra é descoberto ao redor de estrela próxima

    Reuters

    WASHINGTON - Um primo grandalhão da Terra pode ter sido detectado na órbita de uma estrela em nossa vizinhança cósmica, anunciaram astrônomos nesta segunda-feira.

    O planeta, considerado o mais parecido com a Terra dos planetas extra-solares conhecidos, é provavelmente rochoso como o nosso - em vez de um gigante gasoso como Júpiter e a maioria dos outros 155 planetas achados ao redor de outras estrelas ao longo da última década.

    - Levou 150 observações dessa estrela para juntar informação sobre a existência desse planeta parecido com a Terra - contou o caçador de planetas Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia em Berkeley. - Essa será definitivamente uma de nossas estrelas favoritas de agora em diante.

    O sol do planeta primo é Gliese 876, uma estrela que tem um terço da massa do nosso Sol e é visível na constelação de Aquário. Ela está a 15 anos-luz. Apesar de sua massa pequena, esse é o terceiro planeta descoberto em torno de Gliese 876. Os outros eram grandes como Júpiter ou maiores.

    - É um planeta muito misterioso - disse Jack Lissauer, do Centro de Pesquisas Ames, da Nasa. - É provavelmente o primeiro planeta rochoso orbitando uma estrela como o nosso Sol.

    O novo planeta é o menor dos planetas extra-solares já detectado. Ele tem 7,5 vezes a massa da Terra e um diâmetro quatro vezes maior. Antes disso, o menor planeta achado fora do nosso Sistema Solar tinha 15 vezes mais massa que a Terra - o que os tornava mais parecidos com Netuno, distante e gelado.

    Em contraste, a superfície do novo planeta é quente demais. Estima-se que a temperatura fique entre 204 e 301 graus Celsius. É demais para permitir a subsistência da vida como se conhece na Terra.

    Enquanto a Terra fica a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol, o novo planeta extra-solar quase abraça sua estrela, ficando a 3,2 milhões de quilômetros.

    Um ano-luz equivale a 10 trilhões de quilômetros. Em termos astronômicos, 15 anos-luz é algo como "ali na esquina".

    "É como um primo maior da Terra", comparou Paul Butler, do Instituto Carnegie, de Washington, num comunicado sobre a descoberta. Butler é da equipe de pesquisadores responsável pelo achado.

    O novo planeta dá uma volta em torno de sua estrela a cada dois dias terrestres.

    Como dezenas de outros planetas extra-solares detectados ao longo dos últimos 10 anos, este foi primeiro descoberto devido a uma variação que sua gravidade exerce sobre a luz emitida pela estrela.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Mais informações (em inglês):
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Interessante... A meio do artigo fiquei pensando que antes de os Ets virem ter à terra, vamos nós invadir outros seres vivos. :roll:
     
  3. Drizzet

    Drizzet On vacation forever

    15 anos luz nem é muito... fiquei viajando na possibilidade de uma expedição... considerando que demoraria uns 20 anos pra ir e uns 20 pra voltar.... er, acho melhor esperar alguém achar um buraco de minhoca :/
     
  4. jean

    jean Shhhzup!

    8O 20 anos pra percorrer 15 anos luz ?
     
  5. DW

    DW Usuário

    Ele deve ter se confundido.
    Não temos tamanha tecnologia para uma viagem dessas, ainda...

    Alguém aí sabe qual é a estrela mais próxima do nosso sistema??
     
  6. Nob

    Nob Usuário

    É Próxima Centauro, parte de Alfa Centauro, a 4,22 anos-luz do Sol.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  7. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    Proxima Centauri.

    acho q eh o sistema


    Dwarf
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ele já computou a espaçonave viajando a uma velocidade um pouco abaixo da luz, ainda assim é muito rápido. Com nossa tecnologia atual levaríamos centenas de anos.
     
  9. jean

    jean Shhhzup!

    Pois é...

    Viajando a Mach 3, levaríamos 4.500 anos.
     
  10. 8O

    Levaria uns 4 milhões de anos a Mach 3 (1000m/s, mais ou menos).

    Pra demorar 4,500 anos teríamos que estar andando numa velocidade constante de 1000000m/s. Só propulsão a pulso nuclear pra chegar lá em 4,500 anos. Enfim, demora muito. Se bem que a 1,000,000 de m/s já se começa a entrar no mundo relativístico (movendo a 1/300c), e talvez dilatação de tempo ajude um pouco. Enfim.

    Com um Bussard Ramjet (aquele sobre o qual o Carl Sagan fala em Cosmos, que é tipo uma pá enorme), que poderia atingir até 0.77c, demoraríamos uns 20 anos pra cheger lá, como o Drizzet falou. Com a dilatação do tempo, infelizmente, o planeta poderia deixar de existir antes de chegarmos lá. Oh well. Pelo menos dá pra chegar lá enquanto se tá vivo.
     
  11. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    a dilataçao do tempo nao seria tao significativa assim nao...

    Dwarf
     
  12. Omykron

    Omykron far above

    eu ainda acho que vale mais a pena pegar uma canoa e ir remando até lá. :P
     
  13. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Interessante. Ótimo pra pegar um bronzeado.
     

Compartilhar