Fúria da cidade
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Depende, se a ideia é o Mercosul crescer e a integração entre os paises do Mercosul crescer, é possivel que em tempos de maior integração carros com placas de outro pais sejam mais faceis de encontrar em varias cidades brasileiras e não só em capitais ou cidades com fronteira.
O Brasil é realmente um pais continental, mas é diferente dos Estados Unidos que tem 2 fronteiras, nós temos 10, que se extendem por todo nosso territorio.
Claro que isso depende de varios fatores, a Bolivia esta em processo de entrada no Mercosul mas a politica la ta uma bagunça e a Venezuela que entrou no Mercosul a alguns anos atrás esta suspensa. Mas caso esses dois paises estivessem mais estaveis, mais fronteiras com o Mercosul o Brasil teria.
O Chile que pra mim, após a constitucional, vai se tornar um pais forte candidato a fazer parte do Mercosul e com essa placa vai ter um facilitador para integração com a Argentina e o Paraguai.
Pegando o gancho da Bolívia, se ela entrasse no Mercosul, teoricamente a placa padronizada poderia ser interessante pra milhares de bolivianos que se fixam em São Paulo buscando melhores condições de vida e que durante muito tempo vinham de trem e aí teriam a chance de poder vir de carro.
Mas o grande problema dos nossos países vizinhos, os quais já visitei a maioria deles e até morei a trabalho em um deles, é que o estado de conservação da frota na media geral é pior que a brasileira, chegando a um estado lamentável de precariedade dependendo do país e da região. Se forem feitas fiscalizações e vistorias veiculares em todos os veículos de fora aplicando os mesmos critérios para os veículos fabricados aqui, muitos seriam facilmente rejeitados.
Quanto ao Mercosul pra mim o Chile era o país mais merecedor de ter sido o quinto integrante oficial do bloco, muito antes da Venezuela e em seguida eu colocaria a Bolívia, mas o Mercosul como um todo ainda é um bloco que ainda carece de várias deficiências técnicas pra que um dia possa amadurecer e ser algo forte e bom pra todos os países-membros.