1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Piadas nerds

Tópico em 'ValiNerds' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 4 Jul 2013.

1. Calion Alcarinollon

Calion Alcarinollon Filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana

2. fcm

fcm Visitante

alguém tinha entendido antes do spoiler?

• LOL LOL x 2
  3. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Eu continuei sem entender depois do spoiler.

• Bobo Bobo x 1
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Depois de ver a explicação fica fácil de entender, mas é muito nerd mesmo.

• Mandar Coração Mandar Coração x 1
  5. Calion Alcarinollon

Calion Alcarinollon Filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana

É simples: são quattro dígitos binários por dígito decimal. A primeira columna, à esquerda, é 00112 (310); a segunda é 00012 (110); a terceira é 01002 (410), e aí por diante, escrevendo o pi com suas casas decimais.

Última edição: 23 Jun 2017
  6. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Exato! E para quem não pegou a lógica ainda, essa figura ajuda:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

O que pode parecer estranho, mas nesse caso facilita a interpretação, é que a notação usada não é o binário "normal", mas BCD (binary-coded decimal) onde cada casa decimal é convertida individualmente para seu dígito binário -- ex. 42 em binário é 101010, mas em BCD é 0100 0010 (os bits representando 4 seguidos pelos bits representando dois). Ela é relativamente pouco usada em software hoje, mas ainda aparece bastante na eletrônica digital, automação industrial, protocolos de comunicação antigos e coisas de baixo nível. Esse circuito que catei na busca de imagens do Google, por exemplo:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

É um contador de 000000 a 999999 usando displays de sete segmentos. É provável que o processador, o componente grande perto do centro da placa, mantenha dos dados na memória em binário normal mas converta para para BCD antes de acionar os dígitos, já que cada um deles é independente dos demais.

• Ótimo Ótimo x 1
  7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Pra quem não é da área de exatas (principalmente informática e eletrônica), eu entendo perfeitamente.

Seguindo essa de lógica binária, inclusive eu até tenho em casa relógio de parede em linguagem binária. Pra quem não conhece acha o fim de mundo, mas eu consigo ler de primeira em poucos segundos. Eis aqui um exemplo:

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar