• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Pesquisa indica que o livro mais extenso já lido por 66% dos adolescentes brasileiros de 15 e 16 anos não passou de 10 páginas

Ué, para mim, 10 páginas não configuram um livro, poderia ser uma revista, uma apostila, um jornal, um panfleto, um artigo, etc., mas, não um livro.
 
Por curiosidade, fui conferir. Para a ABNT, se não tiver ao menos 49 páginas (Fora capa, contracapa, etc.), não é livro:
3.31 livro: Publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN)
 
Última edição:
Sim, é a definição usada pela Unesco e adotada no Brasil também. O que tiver menos é catalogado em bibliotecas como folheto. Mas ninguém compra um "folheto infantil", né? Na prática, por menor que seja, o leigo chama tudo de livro, se tiver a forma de um códice. Nem dá pra dizer que está errada essa postura; afinal, instituição nenhuma tem o poder de definir os termos de uma língua fora de seu estrito domínio técnico.
 
Eu ia dizer que era por isso que preferiam resenhas de TikTok, em vez de escritas, mas daí lembrei que não faz sentido buscarem resenhas se não vão ler nada :rofl:

O pessoal que curte tiktokers está em outro grupo, até simetricamente oposto: lê demais, mas livro e leitura de qualidade duvidosa rs. Assunto pra outro tópico, no entanto.
 
Nem uma revistinha da turma da Mônica tem 10 paginas, isso é um caso serio, meu amigos professores não para de relatar a dificuldade que tem durante as aulas para mantê-los atentos, pois não consegue se concentrar para ouvir uma conversa de cinco minutos, e quando chegam as provas as crianças marcam qualquer alternativa ou escreve qualquer coisa pois não tem paciência para ler o enunciado de questões bem simples.
 
10 páginas obviamente não é livro, mas a matéria também não é explícita em afirmar se essa média de leitura foi baseada só pela leitura de poucas páginas iniciais seja qual for o tamanho do livro, revista ou o que for.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo