• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os cinco magos

ibsem

Usuário
Olá pessoal , tenho algumas perguntas , se alguem puder me responder !
Quais os nomes dos cinco magos ?
Qual a influência deles para a Terra Média ?
E onde eles estão no final da terceira era ?
So lembrando . Dos cinco magos !
 
Nas cartas Tolkien diz.

"Creio que foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, distante do alcance Númenoreano: missionários em terra "oculpadas pelo inimigo", por assim dizer. Que sucesso tiveram eu não sei; mas receio que tenham falhado, como falhou Saruman, sem dúvida de diferentes maneiras; e suspeito que foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições "magicas" que sobreviveram à queda de Sauron."

Se não me engano parece que no C.I. também relata de que 2 dois magos tenham falhado em suas missões mais ao leste.
 
Nas cartas Tolkien diz.

"Creio que foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, distante do alcance Númenoreano: missionários em terra "oculpadas pelo inimigo", por assim dizer. Que sucesso tiveram eu não sei; mas receio que tenham falhado, como falhou Saruman, sem dúvida de diferentes maneiras; e suspeito que foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições "magicas" que sobreviveram à queda de Sauron."

Se não me engano parece que no C.I. também relata de que 2 dois magos tenham falhado em suas missões mais ao leste.

Poderiam eles terem se tornado servos de Sauron,um dos Nasgûl?Acho qeu em CI tem isso ou eu viajei muito.
 
Tornarem-se Nazgûl creio que não seja possível, já que os próprios Nazgûl eram reis de homens e aquela história toda. Pode ser que tivessem se voltado para o mal e tivessem se aliado a Sauron, seja liderando algum povo no Leste, seja aconselhando algum Rei. Ou pode ser que tivessem se tornado maus sem ligação direta com Sauron. Mas pode ser também que tivessem feito algo bom e morressem, enfim, não tem como saber.
 
Tornarem-se Nazgûl creio que não seja possível, já que os próprios Nazgûl eram reis de homens e aquela história toda. Pode ser que tivessem se voltado para o mal e tivessem se aliado a Sauron, seja liderando algum povo no Leste, seja aconselhando algum Rei. Ou pode ser que tivessem se tornado maus sem ligação direta com Sauron. Mas pode ser também que tivessem feito algo bom e morressem, enfim, não tem como saber.

Eu tenho o mesmo pensamento do Mestre (Arrum). Se falharam coisa boa não fizeram, também acredito que eles podem ter aconselhado grandes homens do leste a se juntar a Sauron, ou pode deles mesmo tentarem ser Senhores nessas terras assim como Saruman. Também tem essa possibilidade de terem morrido tentando cumprir sua missão, como aconteceu com Gandalf em Moria.
 
Quais os nomes dos cinco magos ?
Qual a influência deles para a Terra Média ?
E onde eles estão no final da terceira era ?
So lembrando . Dos cinco magos !


vamos lá::
A ordem dos feiticeiros é um grupo seleto de Maiar de diferentes categorias de poder e sabedoria.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
Cinco destes maias foram mandados a Endor(Terra-média). Esses emissários são:<o:p></o:p>
ö Saruman<o:p></o:p>
ö Gandalf<o:p></o:p>

ö Pallando<o:p></o:p>
ö Alatar<o:p></o:p>
ö Radagast<o:p></o:p>
Sua missão na Terra-média é de combater Sauron. Os Istaris foram mandados pelos Valar, a fim de trabalhar com os povos livres da Terra-média e não deixar que esses povos sucumbam ao poder de Sauron. Eles são uma espécie de embaixadores de Eru, conselheiros dos povos livres.<o:p></o:p>
Após mil anos da Terceira Era do Sol terem se passado, um navio élfico veio pelo Mar Ocidental e aportou nos Portos Cinzentos. Neste navio estavam cinco homens idosos com longas barbas e grandes mantos. Eram mantos de várias cores, e cada um deles usava um chapéu alto e pontudo, botas altas e negras de viajantes, e carregava um longo bastão. Estes eram os Istari, que os Homens chamaram de Magos; seus chapéus e bastões eram os símbolos de seus ofícios. Eram de uma ordem e uma irmandade, enviados para a Terra-média das Terras Imortais, pois foi percebido que um grande mal crescia nas Terras Mortais.<o:p></o:p>
Embora os Istari tenham vindo secretamente e numa forma humilde, no início, antes de sua chegada na Terra-média, eram poderosos espíritos. Eram Maiar, espíritos mais antigos que o Mundo, e parte da primeira raça que surgiu da mente de Ilúvatar nos Salões Eternos. Porém, no diminuído mundo da Terra-média na Terceira Era eles foram proibidos de vir com os poderes dos Maiar. Eram limitados à forma de Homens e com poderes encontrados no mundo dos mortais. <o:p></o:p>
Embora seja dito que cinco Istari vieram para a Terra-média, dois não tomam parte nas histórias da Terra do Oeste que chegaram até os Homens, pois é dito que foram para longe no leste da Terra-média. Estes dois eram os Ithryn Luin, "Os Magos Azuis", e acha-se que eram chamados Alatar e Pallando nas Terras Imortais e foram escolhidos pelo Vala Oromë, o Cavaleiro, e mais nada é sabido de sua vidas e feitos. <o:p></o:p>
:abraco:
<!-- / message -->
 
A Wiki define bem sobre os Istari:

Os mais importantes no livro são Gandalf e Saruman. Desde Aman há uma certa desavença entre Saruman e Gandalf, muito mais por parte daquele do que por este que, desde o princípio, preferira ficar em Aman, pois "estava cansado e era fraco para enfrentar Sauron". Diz-se que antes de sua partida de Aman, Gandalf seria o terceiro, ao que Varda teria dito o contrário, que ele iria, mas não como o terceiro (vide O Silmarillion), e disso Saruman se lembrou. Tornou-se ainda do conhecimento de Saruman que Gandalf havia recebido de Círdan, Senhor dos Portos, o Anel do Fogo, Narya, pois viu que ele teria "uma missão difícil, e precisaria do anel para acender os corações na Terra-Média".

N'O Silmarillion há a dúvida quanto à quantidade exata de istaris que teriam ido à Terra-Média. Dos cinco que entraram nas histórias, dois tiveram papel principal, um terceiro, Radagast, teria se desviado de seu intendo, e os outros dois teriam se perdido no leste.

Diz-se que Radagast se perdeu ao se importar mais com os animas e plantas do que com sua missão de ajudar o povo de Arda. O que de certo parece estranho, pois, desde o princípio, ele fora escolhido por Yavanna, que era a "patrona" tanto dos animas quanto plantas. Ademais, sempre fora grande o despreso que Saruman tinha por ele. Mesmo em Aman, foi necessário que Yavanna insistisse muito com ele para que pudesse levar consigo Radagast.

Já os Magos Azuis, sabe-se que foram para o Leste com Saruman, mas de lá nunca retornaram. Não se sabe ao certo o que aconteceu com eles, talvez tenham também se perdido em seu intento, ou tenham sido capturados por Sauron e submetidos à vontade dele.

Os cinco eram:

* Gandalf (conhecido ainda por Mithrandir, Olórin, Tharkûn ou Íncanus)
* Saruman (ou Curunír)
* Radagast (ou Aiwendil)
* Magos Azuis (Alatar e Paliando)

=]
 
Heren Istarion : Alatar - Morinmenthar. Pallando - Romestamo. Saruman - Cúrulmo. Gandalf - Ólorin. Radagast - Ai Wendil
 
Não acredito que Alatar e Paliando tenham enveredado seus caminhos para o mal, assim como Saruman fez, pois seriam, se assim o fossem, inimigos valorosos, e teriam tido alguma importância bem relevante na história em si...

Devem, ao citar que falharam, ter se desviado do caminho, assim como Radagast... e por isso, foram tão importantes quanto ele, para o bem ou para o mal, não fizeram nada...
 
Viajando total:

Essa história dos magos me dá uma impressão que a TM tem uma "áurea", uma "força" sua e particular (assim como a ilha de Lost tem um poder particular que ninguém entende bem qual é).

Digo isso porque me parece que a TM é tão apaixonante que ela corrompe as pessoas, Melkor por exemplo queria ser o Rei Supremo da TM, depois seu discípulo Sauron (outro espírito de grande força) desejou o mesmo para si. E mesmo os grandes Sábios, espíritos poderosos que vieram direto da morada dos valar para salvar o mundo, mesmo eles não resistiram à tentação e cobiça pela TM de alguma forma. Me parece que a TM corrompe dos mais fracos aé os mais poderosos. Os magos azuis devem ter se apaixonado pelo Leste e aparenteente esqueceram o que vieram fazer na TM. Saruman se apaixonou pelo poder da TM. E mesmo Gandalf, mesmo Gandalf tinha sua paixão secreta pela sedutora TM, acredito que ele se apaixonou pelo Condado e pelos hobbits, ainda assim, graças à sua grande força de vontade e a confiança que pessoas como Galadriel e Cirdan depositaram nele, que o mago conseguiu cumprir sua missão retornar à valinor. Mesmo Saruman de uma certa forma ajudou Gandalf a trilhar o caminho correto, porque se Saruman é mau, então o mau é o outro e eu sou bom, então vou cumprir minha missão na TM, isso poderia ser um pensamento talvez inconsciente do peregrino cinzento. Bom, mas esta é uma outra conversa...
 
De fato, muitos, poderosos ou não, foram atraídos pela Terra-Média. Um exemplo claro e que envolve muitos indivíduos é o fato de tantos elfos nem terem saído dela ou terem voltado, mesmo que por um motivo bem determinado (o caso dos noldor).

Valinor era o "Paraíso", lugar de luz e felicidade, porém era apenas uma parte de Arda. A TM significava algo maior e desconhecido, disponível para ser explorado por quem assim desejasse...

A Terra-Média significava a liberdade, por isso era tão sedutora. A liberdade de explorar, conhecer, se aventurar, sempre havendo coisas novas para se ver, lugares desconhecidos para se chegar...E, claro, sempre há o vilão que quer acabar com a liberdade alheia, objetivando descobrir e controlar tudo sozinho...
 
Concordo com o poder de sedução da TM e da fácil premissa dos grandes se dsevirem do caminho a que foram designados...

Mas, como o próprio Gandalf disse, devemos apenas decidir o que fazer com o tempo que nos é dado...e é pelo fato de termos poderes que estamos mais suscetíveis à cobiça e soberba...foi o caso de Saruman, que na maioria das vezes ficava isolado da TM, diferente de Gandalf, que sempre teve contato com os outros povos, e principalmente os mais simples, por assim dizer...

Gandalf não se submeteu ao poder escuro pois seu intuito não era esse mesmo...e não porque Saruman tinha se declarado mal...até porque, se assim o fosse, ele teria guradado o anel para si, mas nem ousou tocá-lo, pois isso estava totalmente fora de seus planos e desejos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo