• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Óre

Eriadan

Well-Known Member
Estava relendo o Apêndice E de SdA e prestei atenção no seguinte: "O tengwa óre era usado para sons mais fracos...". Sendo assim, por que, no MTP, vcs não deram preferência a usar o rómen para os Rs fortes e o óre para os de som aspirado, já que assim estaria mais fiel às regras do Tengwar em si? :quest:
 
Eriadorion disse:
Estava relendo o Apêndice E de SdA e prestei atenção no seguinte: "O tengwa óre era usado para sons mais fracos...". Sendo assim, por que, no MTP, vcs não deram preferência a usar o rómen para os Rs fortes e o óre para os de som aspirado, já que assim estaria mais fiel às regras do Tengwar em si? :quest:

Os sons aspirados em Quenya não são escritos nem com óre nem com rómen. Utiliza-se rómen quando segue-se uma vogal e óre quando não se segue.

A diferença para se usar uma ou outra no Português é mínima, e seguiu, dentre outras coisas, a discussão no Lambendili bem como o modo que o Kirmse usou no SdA.
 
Deriel disse:
Os sons aspirados em Quenya não são escritos nem com óre nem com rómen. Utiliza-se rómen quando segue-se uma vogal e óre quando não se segue.

A diferença para se usar uma ou outra no Português é mínima, e seguiu, dentre outras coisas, a discussão no Lambendili bem como o modo que o Kirmse usou no SdA.
Mesmo assim, sendo que é dito explicitamente que o rómen é para o R forte, não seria mais simples manter essa regra para o MTP, Deriel? Não estou procurando encontrar falhas, mas procuro saber se há alguma razão para o rómen ter sido preferido ao som mais fraco do R. Há alguma condição que indique como sendo esta a melhor forma? =]
 
Eriadorion disse:
Mesmo assim, sendo que é dito explicitamente que o rómen é para o R forte, não seria mais simples manter essa regra para o MTP, Deriel? Não estou procurando encontrar falhas, mas procuro saber se há alguma razão para o rómen ter sido preferido ao som mais fraco do R. Há alguma condição que indique como sendo esta a melhor forma? =]

A questão não é simplesmente "forte" ou "fraca". A chave está em "trilled" e "untrilled". Eu não tenho em mãos o livro em português, mas eu diria que a dica é o nome da letra: óRe e RRómen =]

O lance é que não são falhas, são características. Entre na lista da lambendili e dê uma vasculhada nos históricos =]
 
Deriel disse:
Entre na lista da lambendili e dê uma vasculhada nos históricos =]
Isso não porque as férias tiram toda a possibilidade de eu me esforçar para algo que não projetos importantes... :obiggraz: Mas, hum, tá, tá respondido, Deriel. :cerva:
 
É, você confundiu as bolas. Óre é para son fracos e sem vibração e Rómen para vibrantes. É amesma coisa no MTP.

Aliás, aproveite as férias e de uma olhada no IPA e em Fonética, você vai se divertir :cerva:
 
Deriel disse:
É, você confundiu as bolas. Óre é para son fracos e sem vibração e Rómen para vibrantes. É amesma coisa no MTP.
Poxa, então o curso da Dúvendor, pelo qual aprendi, criado pelo Mithrandir, está equivocado... Ele ensina que, para Rs vibrantes, o tengwa correto a ser usado é o óre. :eh:

Aliás, aproveite as férias e de uma olhada no IPA e em Fonética, você vai se divertir :cerva:
Nops, prefiro ir pra praia. :obiggraz:
 
Eriadorion disse:
Poxa, então o curso da Dúvendor, pelo qual aprendi, criado pelo Mithrandir, está equivocado... Ele ensina que, para Rs vibrantes, o tengwa correto a ser usado é o óre. :eh:

Bom, leia seu SdA, lá tá escrito, "muitas vezes usada para r fraco (sem vibração" :obiggraz:

Eriandorion disse:
Nops, prefiro ir pra praia. :obiggraz:

Olhando sua média de posts dá pra ver isso :cerva:
 
Deriel disse:
Olhando sua média de posts dá pra ver isso :cerva:
Maldito recurso! :disgusti: Tá, admito, estou sem ver a cara do sol desde que me familiarizei mais com esse Fórum viciante. Tá, Deriel, vou dar uma olhada lá. :roll:
 
Eriadorion disse:
Maldito recurso! :disgusti: Tá, admito, estou sem ver a cara do sol desde que me familiarizei mais com esse Fórum viciante. Tá, Deriel, vou dar uma olhada lá. :roll:

COmo você é interessado, vale a pena tomar um fôlego e dar o próximo passo: fonética e IPA, senão acaba criando limo no mesmo lugar :mrgreen:
 
Poisé, Eriadorion. Já reparou que todas as suas dúvidas têm origem na fonética, e não no tengwar? Eu acredito que para dominar bem o tengwar é impossível fugir de pelo menos um estudo 'leve' de fonética, que eu digo desde já: é até divertido.

Só assim você conseguirá compreender porque a questão do /w/ para o som de L, ou aquela questão dos R e por aí vai. Isso, é claro, supondo que você realmente tem vontade de aprender tengwar.
 
Realmente, têm razão. :obiggraz: De fato, ninguém aprende Tengwar sem os conhecimento de fonética; pode até decorar os símbolos e associar, mas não fará a menor idéia do porquê de ser daquela forma. Mas onde posso encontrar esse "curso" de fonética, do IPA, o que quer que seja?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo