1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Oktoberfest e a "Germânia" brasileira

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 10 Out 2011.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Agora em Outubro é época de Oktoberfest em Blumenau a maior festa da cultura germânica do mundo fora do território alemão. Cheguei ir nela 3 vezes a primeira em 1992 quando eles bateram o recorde de visitantes com mais 1 de milhão de pessoas. E o bacana da festa é que ela nasceu após ter acontecido uma grande enchente na cidade há quase 30 anos atrás e desde então tem sido um ponto alto do turismo na região.

    Eu particularmente gosto e simpatizo muito com essa região de Santa Catarina que apesar de já fazer um longo tempo que seus colonizadores chegaram ainda guarda traços muito fortes da colonização germânica. Entre as cidades que mais gosto são Blumenau e Jaraguá do Sul que tem a Schützenfest outra festa de cultura germânica tradicional da região.

    E pra quem curte natureza e trilhas Jaraguá do Sul é tudo de bom.
     
  2. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Ainda quero conhecer essa região. É um dos motivos principais pra eu querer conhecer tanto o Sul. Amo a cultura germânica.
     
  3. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Eu quero conhecer Sta. Catarina, principalmente ir na Oktoberfest. Mas não pela cultura germânica, e sim pela cerveja. Sem hipocrisia.
     
    • LOL LOL x 1
  4. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Eu até conheço bem lá, mas nunca fui no festival. >.<

    Deve ser muito show a festa.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Só cerva? Pra quem se diz estar solteiro isso não é nada :lol:

    Não esqueça que lá tem loirinhas lindíssimas!

    Na minha época de viajar a trabalho por todo o país, esse também foi um dos meus motivos de ir ter feito algumas viagens a mais praquelas bandas. :obiggraz:
     
  6. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Além da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , diversas outras cidades do país com forte cultura germânica também têm a sua Oktoberfest local. Aqui no Rio Grande do Sul as mais famosas são a de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e a de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Obviamente, devido a desconfortos pessoais envolvendo multidões e aglomeramentos humanos, eu nunca fui e nem pretendo ir nessas festas de grande porte com shows. Apesar de, honrando o Deutsch Blut, eu gostar bastante de chopp.

    Ainda sobre a Oktober, ela adquiriu uma imagem bastante comercial do uso da cultura alemã. Mais tradicional e que guarda melhor um cárater intimista e enraizado da cultura simples germânica, são os Kerb, que se traduzem quase sempre com feiras de alimentos e produtos típicos, exibições de danças e músicas, etc. De forma geral, são Oktoberfest em menor escala e realizada em um grande número de cidades. Na região onde moro e cresci, o Vale dos Sinos, local onde desembarcaram os primeiros imigrantes alemães no estado e ainda com forte ligação germânica, étnica, linguística, comportamental e cultural, o Kerb é um festival bastante comum e animado.

    Sobre querer conhecer a cultura... bem, eu meio que conheço na pele. :batera:
    Mas tirando a cuca, a linguiça e o chopp, nem curto essas tradições germânicas. Sou provinciano.
     
    Última edição: 10 Out 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    As do RS não conheço, mas não tenho a menor dúvida que por serem menores são bem mais intimistas. Até já passei próximo dessas cidades, mas fora da época das festas.

    Já em SC das três vezes que fui, apenas na primeira fiquei hospedado em Blumenau. As outras duas em Jaraguá do Sul que me saiu muito mais barato graças as amizades profisionais e uma namorada que tive lá.
     
  8. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    oktoberfest é muito legal.. um tipo de festa diferente do que estamos acostumados de ver no país.
     
  9. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu gostaria de ir a uma, principalmente depois que soube que não há só cerveja, mas também comidas típicas. O motivo para eu querer conhecer é somente a cultura.
     

Compartilhar