• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Terceiro Homem (Graham Greene)

Bruno Masei

Usuário
Ae pessoal, eu dei uma procurada no fórum, mas ainda não tinha um tópico sobre esse livro.

Vou postar a sinopse pra não estragar a história né:

Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. - Wikipedia

Fiz dois posts sobre ele, um sobre o livro:

http://sandubadequeijo.com.br/2010/07/12/livro-cade-o-home/

E outros sobre a adaptação:

http://sandubadequeijo.com.br/2010/07/19/filme-aqui-o-home/

Achei bem legal a história. Muito envolvente. Não é um liiiiiiiivro com uma históóória de mudar o mundo, mas eu gosto bastante com histórias simples e certeiras assim.

Alguém já leu/viu?[/align]
 
Eu li e vi, e aquela coisa, se você lê antes é claro que acaba curtindo mais o livro que o filme, embora o filme seja também genial. Desde que li fiquei interessada em procurar mais sobre o Greene, que parece ter bastante título publicado aqui no Brasil em formato pocket, não?
 
Anica disse:
Desde que li fiquei interessada em procurar mais sobre o Greene, que parece ter bastante título publicado aqui no Brasil em formato pocket, não?

[align=justify]Na coleção dos Imortais da Literatura Universal tem Nosso Homem em Havana. Não li mas ouço falar muito bem. Entre os mais conhecidos dele tem ainda O Americano Tranquilo, que ganhou uma adaptação cinematográfica muito famosa.[/align]
 
Lucas_Deschain disse:
Anica disse:
Desde que li fiquei interessada em procurar mais sobre o Greene, que parece ter bastante título publicado aqui no Brasil em formato pocket, não?

[align=justify]Na coleção dos Imortais da Literatura Universal tem Nosso Homem em Havana. Não li mas ouço falar muito bem. Entre os mais conhecidos dele tem ainda O Americano Tranquilo, que ganhou uma adaptação cinematográfica muito famosa.[/align]

Tem outros pockets dele: "O Fator Humano", "Fim de Caso"...

Estes dois (e Terceiro Homem) são muito bem escritos.

Em termos de história, já não gostei muito de "Fim de Caso" (O começo é muito bom, mas do meio pro fim "derrapa" para uma solução que não me deixou satisfeito).

"O Fator Humano" é bem legal. Espionagem num clima meio burocrático, bem anti-007.

A linguagem de Greene é bem "britânica"... não sei bem como qualificar de outro jeito... um pouco formal, com eufemismos, um pouco fria, sem grandes arroubos. Uma amiga achou "Fator Humano" meio parado. Mas eu gostei. Um livro adulto, vamos dizer assim.
 
Eu, pela primeira vez, gostei mais do filme do que do livro (isso por que li e depois vi).

Mas como falo no meu post fazendo justiça ao livro, é que ele originalmente foi escrito justamente para ser um filme.

Mas gostei da simplicidade, sem quere soar pretensioso do Greene.
 
Eu vi o filme, dirigido pelo genial Carol Reed e com o Orson Welles, eu tinha em VHS! Adoro esse filme.

Eu ADORO FIM DE CASO! Acho muito bom mesmo!

Preciso pegar os livros pra ler. Eu NÃO acho que o FIM DE CASO derrapa, qual solução vc achou sem graça Zzeugma?
 
Gustavo Campello disse:
Eu ADORO FIM DE CASO! Acho muito bom mesmo!

Preciso pegar os livros pra ler. Eu NÃO acho que o FIM DE CASO derrapa, qual solução vc achou sem graça Zzeugma?

Hmm... "Derrapar" foi um termo impensado.
Talvez fosse melhor dizer que não correspondeu ao que eu esperava.

Faz muito tempo que o li, Gustavo.
Mas, pelo que me lembro da trama, a mulher morreu e eu esperava alguma solução que enveredasse para algo mais policial e não foi o que aconteceu. Para mim foi um anticlímax. Acho que era o que Greene pretendia (portanto "derrapar" não é a melhor palavra), mas a mim não agradou...

Ou não fui o leitor certo para esta história.

¿Blz?
 
Terminei ontem de ler "O terceiro homem" na edição da LPM Pocket. Nunca tinha lido nada do Graham Greene. Uma leitura bem leve para quem saiu de um Faulkner. Agora, pra quem quiser começar, aconselho começar com tempo para ler em um fôlego só, pois depois de iniciada a leitura acho que é bem difícil de parar....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo