1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que aconteceria se a Terra tivesse mais Luas?

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 5 Set 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Seria uma revolução natural. Pelo menos quatro fenômenos sofreriam grandes alterações: o ciclo das marés, a duração dos dias, a iluminação noturna e a quantidade de eclipses lunares. Isso porque nosso satélite exerce grande influência no sobe-e-desce dos oceanos, na velocidade de rotação da Terra (que determina a duração dos dias) e na quantidade de luz refletida do Sol para cá. No infográfico ao lado, a gente explica com detalhes todas essas mudanças, supondo que nosso planeta azul tivesse mais duas luas, do mesmo tamanho que a "original" e em distâncias equivalentes, a 384 mil quilômetros daqui. A gente está viajando nessa suposição, mas a idéia não é tão absurda assim: alguns pesquisadores juram que a Terra já tem mais de uma lua! Essa tese é superpolêmica, mas uma coisa é certa: nunca chegaremos nem perto do número de luas dos planetas mais distantes do Sol. Astros como Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e Plutão estão localizados numa região do sistema solar de baixa temperatura, mais propícia à formação de luas.
    afirma a astrônoma Amelie Saintonge, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Entre os planetas distantes do Sol, Júpiter tem 16 luas conhecidas, Saturno tem 18, Netuno tem oito e Urano bate o recorde, com 21. A comparação com os planetas próximos ao Sol, onde havia menos matéria-prima para formar luas, revela uma diferença astronômica no número de satélites. Mercúrio e Vênus não têm luas, a Terra só tem uma e Marte, duas.

    Mudança astronômica
    Com três satélites, dias durariam 72 horas


    DIA SEM FIM

    A Lua também influi na duração dos dias. Com três luas do mesmo tamanho que a atual, a atração gravitacional do trio triplicaria o tempo que a Terra demora para dar a volta em torno de seu eixo. Os dias durariam 72 horas. Daria para curtir um fim de tarde na praia às 45h30!

    NEM CALOR NEM FRIO

    Mesmo com manhãs e noites de 36 horas, a alteração na velocidade de rotação não seria suficiente para mexer nos termômetros do planeta. Isso porque a temperatura da Terra é mais afetada pela órbita da Terra em torno do Sol, que permaneceria inalterada

    VIDA NOVA

    Para alguns animais, a vida com três luas sofreria grandes mudanças. As borboletas, que têm o metabolismo ativado com o nascer do Sol, poderiam demorar mais para deixarem de ser larvas por causa dos dias mais longos. E os camarões, que usam as marés para se deslocar pelos oceanos, poderiam se movimentar mais rapidamente

    PRAIA GRANDE

    Por influência da Lua, os oceanos alternam marés altas e baixas a cada seis horas. Se tivéssemos três luas, é provável que esse intervalo fosse mais curto. E a amplitude da maré (o ponto mais distante que ela pode atingir) seria bem maior. Com isso, teríamos praias maiores — e espaço de sobra para o futebol de areia

    REFLETOR NATURAL

    Quando cheia, a Lua reflete 9% da luminosidade do Sol. Com três luas, a reflexão noturna poderia chegar a 27%. As noites de tripla lua cheia teriam céu arroxeado, parecido com o do fim de tarde. Pior para os astrônomos, já que a luminosidade dificulta a visualização das estrelas

    SUMIÇO COMUM

    Uma constatação óbvia: com mais luas, a quantidade de eclipses lunares seria maior — seria comum que uma entrasse atrás da sombra da Terra e desaparecesse. O grande fenômeno seria o "eclipse triplo", quando os três astros ficassem na zona de sombra projetada pelo planeta

    Temos duas luas?
    Alguns astrônomos apostam que sim


    Cientistas investigam essa possibilidade desde que o astrônomo amador Bill Yeung descobriu um astro não-identificado próximo à Terra. Batizado de Cruithne, o tal corpo celeste tem 5 quilômetros de diâmetro e completa uma volta em torno do planeta a cada 770 anos. Por isso, alguns pesquisadores defendem que essa pedrona espacial é, sim, uma lua da Terra. Mas a maioria dos astrônomos acha que Cruithne é só um asteróide que gira em torno do planeta por mera coincidência — e não por influência da Terra.
    diz a astrônoma Lynn Carter, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Sei que há muita gente que reclama que os dias deveriam ter mais de 24hs. Ia ser muito foda se isso conseguisse afetar o nosso tempo de vida e assim vivermos mais.
     
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Não, acho que só alteraria o tempo de duração do dia, mas o nosso tempo biológico seria o mesmo, assim, iríamos viver menos, em número de dias, óbvio. Por exemplo, o ano duraria 122 dias. A gestação duraria 3 meses etc.
     
  4. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Posso estar errado, mas se não me engano, o tamanho da lua meio que impediria tal coisa... ela seria menor acho... Se muito não me engano, um planeta com um satelite tão grande(principalmente em proporção a terra) é uma grande anomalia e raridade(dentro do que se conhece da mecanica espacial)

    Num lembro mais onde eu absorvi esta info(de diversos lugares acredito eu), sei nem se estou falando besteira :P

    quando tiver um tempinho checo se é vero(ou se alguem quiser esclarecer ai ai) :P
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O que ia ser legal mesmo é a possibilidade de curtir mais eclipses.

    Até Marte que tem duas "luas" não tem esse privilégio já que Phobos e Deimos são satélites muito pequenos em relação ao tamanho de Marte e não tem tamanho suficiente pra escobrir totalmente o Sol, mesmo este estando bem mais distante do que visto a partir daqui da Terra.
     
  6. Zatar

    Zatar Usuário

    O corpo chamado Cruithne pode até ter alguma atração gravitacional com a Terra (na realidade tem, por mais que seja ínfima), porém é um corpo muito pequeno para exercer a influência que nossa Lua tem.
     
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pelo que li por aí Cruithne é um corpo celeste muito pequeno (comprimento estimado em 5Km) que alguns preferem classificar como um asteróide, além de uma órbita totalmente atípica e bem excêntrica que nada lembra a da nossa Lua.

    Essa história de afirmar que a Terra tem duas luas convenhamos é uma bela forçação de barra

    Esse vídeo mostra a órbita de Cruithne

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Não tem risco dessa encrenca bater na gente ou na Lua?
     
  9. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Tem mais um detalhe...


    ...com três luas, teríamos um considerável aumento na frequência de ataques de Oozarus. :roll:
     
    • LOL LOL x 1
  10. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Seria bem legal a terra ter mais luas mesmo.
     

Compartilhar