• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Khuzdûl

rolko

Usuário
A Língua Secreta dos AnõesTolkien estabeleceu, sobre o khuzdul, que “essa língua teve sua estrutura esboçada até certo detalhe, mas com um vocabulário muito pequeno” (PM:300). Ela evidentemente foi criada nos anos 30. Os nomes khuzdul Khazaddûm e Gabilgathol aparecem nas versões iniciais do Silmarillion; veja LR:274. Encontramos também Khuzûd como o nome khuzdul para sua raça, depois alterada para Khazâd. Tolkien primeiro usou o nome Khazaddûm para Nogrod, não para Moria. Christopher Tolkien comentou: Khazaddûm é a primeira ocorrência do famoso nome. É interessante observar que ele existia – mas como o nome anão de Nogrod – já nesse tempo. Posteriormente, o nome de Nogrod passou a Tumunzahar... Gabilgathol, que não havia aparecido antes, continuou sendo o nome anão para Belegost (LR:278).

Da língua dos anões é dito que “estrutural e gramaticalmente diferia largamente das outras línguas no Oeste daquele tempo”. Parece que era reconhecidamente considerada como uma língua difícil, proverbial, assim como muitos dos ocidentais consideram hoje o chinês

Copyright © Ardalambion - Of the Tongues of Arda
Traduzido por Ingrid Lilian Seelaender
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo