1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nave secreta dos EUA pousa depois de sete meses no espaço

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Conan, 10 Dez 2010.

  1. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Com 8,9 metros de comprimento, 4,5 metros de envergadura e 2,9 metros de altura, o X37-B tem cerca de um quarto do tamanho de um ônibus espacial. [Imagem: US Air Force]


    Depois de sete meses em órbita, o mini ônibus espacial X-37B pousou em uma pista comum da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.

    A nave espacial militar não-tripulada havia sido lançada em Abril.

    Entre os militares, a nave é conhecida como OTV-1 (Orbital Test Vehicle, ou veículo orbital de testes).

    Nave não tripulada

    Esta é a primeira vez que os EUA realizam uma missão com uma nave não tripulada, totalmente reaproveitável, capaz de ir ao espaço e retornar. A extinta União Soviética chegou a fazer voos de teste com o seu ônibus espacial Buran, mas o projeto foi abandonado por ser caro demais.

    Os militares não confirmaram o que o X37-B levou em seu compartimento de carga, mas especialistas especulam que devem ser sensores de diversos tipos - câmeras e radares, por exemplo - que permitam a visualização de objetos no solo com alta precisão e resolução.

    Os testes desses sensores em um veículo reaproveitável é uma opção mais simples, mais barata e mais segura do que enviar satélites que não se sabe se funcionarão adequadamente. Com os sensores devidamente testados, os satélites poderão ser fabricados e colocados em órbita para tarefas de monitoramento e espionagem contínuas.

    X37-B

    Com 8,9 metros de comprimento, 4,5 metros de envergadura e 2,9 metros de altura, o X37-B tem cerca de um quarto do tamanho de um ônibus espacial. A nave pesa 4.990 quilogramas.

    Ao contrário dos ônibus espaciais, que são abastecidos por células a combustível, a nave militar tem painéis solares que se abrem no espaço e baterias de íons de lítio.

    O projeto prevê que a nave possa estar pronta para um novo lançamento em apenas 15 dias, mas um novo voo somente deverá acontecer no início de 2011.

    Uma segunda unidade do X37-B, fabricada pela Boeing, já está quase pronta.

    Militarização do espaço

    Se havia alguma dúvida sobre a militarização do espaço, a utilização rotineira da nave espacial militar mostra que isto já é um fato.

    A desmilitarização do espaço foi um objetivo perseguido pela diplomacia e pelas Nações Unidas por décadas. Estados Unidos e Israel são os únicos países que defendem abertamente a utilização das missões espaciais para fins militares.

    Alguns países demonstraram preocupações com a possível utilização do X37-B para se aproximar e inspecionar satélites, sejam militares ou não.

    Com seu grande motor traseiro, a nave tem uma capacidade de manobra inédita. Segundo especialistas em rastrear satélites artificiais, a nave mudou de órbita seis vezes enquanto esteve no espaço.


    Fonte:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

    Arquivos Anexados:

  2. Urso Sentado

    Urso Sentado Usuário

    A rica União das Repúblicas Soviéticas Sentadas informa que não tem nenhuma relação com esta União Soviética citada pelo camarada bárbaro.

    Também negamos qualquer tentativa de lançar objetos ao espaço sem ter avisado, com antecedência, os meios de comunicação e o povo Sentado.

    Lembramos também que a nefasta tentativa dos Estados Unidos de monitorar e pesquisar secretamente outras nações é um crime segundo Leis Internacionais e passível de sanções.

    Relembramos, também, que faz tempo que os camaradas EUA estão desesperadamente atrás de informações sigilosas de outras nações, a fim de reaver seu grandioso poderio militar, econômico e cultural, que está em decadência desde o começo deste século.


    Avante, camaradas! o/
     
  3. Raphael S

    Raphael S Desperto

    É caro Urso, foi a primeira coisa que pensei. É um crime.

    A questão é, o que a ONU fará sobre isto?

    Os EUA com uma tecnologia destas funcionando a 100% poderia monitorar as atividades de qualquer país, construção de bases, movimentação militar terreste e aérea etc.

    Já existem satélites que tiram fotos do solo, mas uma coisa é esperar fotos e outra é visualizar em tempo real caso isso venha a ser possível.

    By Raphael S
    Salvation of the SubDark
     
  4. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Satélites espiões capazes de captar imagens em vários comprimentos de onda e encaminhá-las para agências de inteligência em pouco tempo (não em tempo real, mas rápido o bastante para os objetivos) já existem há tempo -- vide as séries
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    A vantagem desta belezinha aí é poder mudar de órbita. Se o adversário não consegue estimar os parâmetros orbitais a tempo, não conseguirá sincronizar as ações (movimentação de equipamento militar, testes diversos, etc.) para os instantes em que estão fora de alcance do satélite.
     
  5. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Grande companheiro Urso, creio que a noticia pode ser ainda mais nefasta. Devo alerta-lo que suspeito, pois tenho fontes seguras, que tal aparato estaria sendo utilizado para planejar uma invasão a grandíssima nação USRS, visto que a mesma constitui severíssima ameaça a hegemonia imperialista dos EUA, sendo assim, cabe a mim avisa-lo do perigo eminente!! Preparem as defesas amigos Ursos!!!

    Obs. Se fosse qualquer outra nação, eles ja estariam gritando no ouvido de todos os órgãos internacionais possiveis, fazendo as mesmas observações que nós.
     
    Última edição: 11 Dez 2010
  6. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Geroge Lucas era mesmo um visionário!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Assim como Arthur C Clarke

    E o que a ONU vai fazer? o que sempre fez perante os EUA.

    nada
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Hasgath

    Hasgath Usuário


    Assim como Aldous Huxley e muitos outros.
     
  9. Urso Sentado

    Urso Sentado Usuário

    Saudações!

    Camarada, endosso o que o camarada dermeister disse.

    Além do mais, quando eles permitem que a imprensa registre fotos e fatos sobre um ocorrido, é um sinal claro que eles querem ser vistos, mostrar à todas as nações o que eles tem, e avisar, de modo bem sutil, que aquilo que eles deixaram mostrar é só uma parcela, uma ponta do iceberg. Se fosse algo tão secreto assim, não teria "pousado numa pista de pouso comum". Eles sempre mostram algo à imprensa pra mante-la ocupada, e esconder por debaixo da manga algo muito mais valioso e poderoso.

    Lembro-lhes que o projeto do B2 e do F-117 já eram projetos bem ultrapassados quando foram exibidos em público.

    Também tinham os projetos de caça à reação usados de modo bem discreto e secreto na fase final da Segunda Guerra, tanto do lado estadunidense, como britânico e soviético (não sentado).

    Camarada Hasgath;

    Se falas da URSS como União Sentada, sinto-lhe dizer que estás um pouco equivocado. A vasta União das Repúblicas Soviéticas Sentadas, além de estar em outra dimensão (na mente doentia de seu criador), não oferece risco algum aos demoníacos Estados Unidos da América, já que nem dispomos de força aérea e nossas forças de mar estão à beira da obsolência (ursos ODEIAM o mar, com exceção dos da minha raça, a polar).

    Porém duvido que eles consigam por um só pé borrachento em nossas terras, fisicamente :)


    Avante, camaradas! o/
     
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Se fosse o Irã já teriam invadido, derrumado o filho da p*[email protected] e dito que era uma luta pela liberdade.

    Não, eles vão dizer que os EUA deve parar, mas os EUA vão fingir que não ouviram.
     
  11. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pros EUA uma viagem dessas é considerada missão secreta
    Se fosse um país islâmico com tecnologia espacial, seria pra eles: missão terrorista.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    com certeza a versão seria q a nave estaria carregada de ogivas nucleares ou armas de destruição em massa.

    o que, o pior de tudo, nem é tão implausivel assim :/

    o foda é o uso politico.
     
  14. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Principalmente pelos EUA!
     
    • Fail Fail x 1
  15. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    E pensar que na época da guerra fria EUA x URSS, só a existência dessa rivalidade, ela fez com que a tecnologia espacial desse uma avançada bem rápida porque havia mesmo uma verdadeira disputa pra ver quem realizaria mais feitos como chegar a Lua por exemplo.

    Depois que acabou, os EUA ficaram com espaço livre pra continuarem desenvolvendo suas aeronaves e sem um concorrente forte pra incomodá-los eles se sentem livres pra fazer o que bem entenderem no espaço.
     
  16. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Com o exercito voltando seus esforços(principalmente financeiro) mais para tecnolgias emergentes não necessariamentes voltadas para a idustria aero espacial(pelo menos não exclusivamente ligadas, como a informatica), a nasa perdeu bastante do seu folego, principalmente no tocante a orçamento(em relação ao ganho total do pais e os crescentes custos do programa espacial).

    O que eu vejo hoje em dia é q, e isto é uma opnião bem pessoal, os EUAs são muito mais frageis do ponto de vista economico do que militar, e o mercado, principalmente pelo que mais cresceu, o de telecomunicações, vem cada vez mais buscando a ferramenta aeroespacial comercial, nem que seja só atraves de pesquisa.

    Principalmente com a "consolidação" da UE, e o avanço dos tigres asiaticos, varios paises mais de ponta, inclusives alguns produtores da base da tecnologia americana como o japão, perceberam q tinham como explorar esta area.

    Assim como varios países "menores" perceberam q juntar esforços podem trazer bons beneficios.

    Com isto a nasa ta sendo revista com outros olhos.

    Do ponto de vista militar, com certeza nunca foi perdido de vista os avanços estrangeiros em relação ao espaço, mas ate pouquissimo tempo esta era uma realidade que merecia muito pouco esforço para se estar a frente.

    Agora, é questão de tempo(na verdade duvido q já não seja) até q o exercito americano se funda um pouco mais com a Nasa de novo.
     
    Última edição: 10 Mar 2011
  17. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

  18. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    é meio parecida com o onius espacial, mas bem menor
     
  19. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Faz bem mais sentido fabricar um veículo menor. Acredito que, por ser mais leve, gaste menos combustível tanto na decolagem quanto no pouso.

    E quanto a ser uma cópia de um antigo projeto soviético, não vejo nada de mais. Acho até normal.
     
  20. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Copiar faz parte, mas o importante mesmo é aprimorar e isso eles sabem fazer bem.
     

Compartilhar