• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MST: Movimento legítimo ou grupo terrorista?

MST. Movimento legítimo da luta pela terra ou grupo terrorista.

  • Movimento legítimo.

    Votos: 7 23,3%
  • Grupo terrorista.

    Votos: 23 76,7%

  • Total de votantes
    30
Depois que invadiram e vandalizaram um centro de estudos (Sobre o que eu não lembro no momento ) trabalhando 20 anos em uma pesquisa, passei a ve-los com outros olhos.

Juro, se sou dono de terra e invadem a minha propriedade, distribuiria bala neles.

Logico, uma atitude muito inpensada, porém muito eficaz e satisfatoria.
 
Eu considero o MST um movimento social absolutamente legítimo. Apesar de às vezes, em algumas regiões, alguns grupos se utilizarem de meios não legítimos de protesto, agindo com violência.

Na verdade, eu não tenho bem certeza de que lado começou toda esse violência: se foram os sem-terra, ou se foram os latifundiários. O caso é que não importa muito quem começou, já que ambos os lados são ilegitimamente violentos. As invasões não são simples apropriações à força, já que há acampamentos de famílias e é planejadamente temporário. As incertezas do poder público sobre o que fazer e como lidar com o MST é que incapacita o Executivo (e a polícia por conseguinte) que acaba por não tomar atitude alguma (isso não quer dizer que deva haver reação violenta), deixando a segurança nas mãos de um proprietário que além disso fiza sem satisfação alguma. O viés da expulsão violenta é o mais fácil e óbvio.

É justamente essa indecisão do poder público em relação ao MST que demonstra a ineficácia, a burrice e a lentidão dos nossos governantes em encontrar uma solução, ainda que provisória, à questão dos sem-terra. Que é sim um problema complexo que vai muito além das superficiais e ingênuas demarcações de que são meros vagabundos que não querem trabalhar, pois têm profundas raízes históricas de exclusão e desigualdade. Entretanto, é também um problema dinâmico, o movimento não se paralisa no tempo, não se auto-extingue como gostariam a elite que governa. Cada vez há mais sem-terra, mais pessoas se vinculando ao movimento, pessoas nascendo em barracas e assentamentos impróprios à sobrivência humana digna.

Por que os sem-terra não trabalham? Pelo mesmo motivo que outros despossuídos e pobres não trabalham. Não existe emprego para eles. Ou se existe, é um emprego que afronta a dignidade humana. Mas por que eles não morrem de fome como os outros pobres? Porque eles têm um mínimo de informação possível de que podem melhorar de vida protestando. E que esse protesto é legítimo. Afinal, é justo morrer de fome e viver na miséria?

Tem a questão da violência dos sem-terra. Concordo que ela é desnecessária e ilegítima. Mas a vida que eles são obrigados e levar na sociedade não é também uma violência? Isso justifica a violência física? Novamente digo que não. No entanto, é característica da população mais humilde acreditar que não existe meio de conseguir algo que não através da ameaça e da violência. É a linguagem da destituição. E é isso que eles pretendem: destituir alguém de seus poderes e posses que afrontam a própria miséria em que vivem.

Quanto aos líderes do movimento, também concordo que muitos têm opiniões radicais, superficiais da situação, têm o pensamento limitado, restrito a uma esfera ínfima do problema. E isso se reflete nos atos deles e do movimento. Porém, aqui eu li opiniões igualmente superficiais, restritas e radicais do problema, apenas em situação contrária a dos líderes. A diferença é que as opiniões de cá acreditam que são melhores, mais corretas e detentoras de uma verdade maior do que as das opiniões de lá. :tsc:
 
terrorismo é invencao dos estados unidos , porque se o iraque fosse o pais mais rico do mundo os estados unidos seriam os terroristas , entao é relativo , se você for analisar do ponto de vista nortista é sim terrorismo mais olhando o contexto social podemos ver que sao pessoas que nao tem onde morar , ou agricultores etc que precisam de terra pra viver.
 
Re: MST: Movimento legítimo ou grupo terrorista?
"terrorismo é invencao dos estados unidos , porque se o iraque fosse o pais mais rico do mundo os estados unidos seriam os terroristas , entao é relativo , se você for analisar do ponto de vista nortista é sim terrorismo mais olhando o contexto social podemos ver que sao pessoas que nao tem onde morar , ou agricultores etc que precisam de terra pra viver."

Concordo plenamente com você, tirando algumas pessoas que se infiltram no movimento para se dar bem, o restante é formado por pessoas que não tem um pedaço de terra pra plantar nada, lógico que é muito fácil falar ou questionar um movimento como o MST, quando se está numa situação de vida um pouco melhor do que a maioria daquelas pessoas, existem assentamentos que realmente deram certo, como por exemplo o assentamento Che Guevara no Pontal do Paranapanema em SP, visitei este assentamento em 1998 e passei 6 meses entre Rio de Janeiro e São Paulo, indo e voltando a este assentamento para terminar meu trabalho de conclusão de curso e pude realmente ver a forma como estão organizados e como o assentamento conseguiu se manter auto-sustentável, através de uma cooperativa de produtos que são cultivados em suas terras. Para quem quiser, eu posso disponibilizar em PDF mais informações sobre o assentamento Che Guevara.
 
Última edição:
Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

EDUARDO ALVES DA COSTA
 
Última edição:
Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

EDUARDO ALVES DA COSTA

Essa poesia é muito boa.
Mesmo.
Foi feita para a ditadura, certo?
 
A verdade toda é que a corda sempre rompe do lado mais fraco, então é mais fácil para a mídia criar estereótipos em cima de um movimento social. Gente "ruim", oportunista e corrupta existe em vários setores. Onde existe mais corruptos? Em Brasília ou no MST?
 
Olha, enquanto tiver invadindo fazendas e latifundios eu até compadeço da causa deles. Agora pq eles começaram a invadir empresas? Tipo a Ferro Gusa Carajás e a Estrada de Ferro da Vale. Tipo, oq tem essas empresas a ver com a má distribuição de terra no país?
 
A verdade toda é que a corda sempre rompe do lado mais fraco, então é mais fácil para a mídia criar estereótipos em cima de um movimento social. Gente "ruim", oportunista e corrupta existe em vários setores. Onde existe mais corruptos? Em Brasília ou no MST?



Essa frase que eu vou escrever é um pouco batida mas é atual. "Dois erros não fazem um acerto". Nós costumamos usar os erros do lado que criticamos para justificar os erros do lado que apoiamos. Pra mim os CRIMES praticados pelos congressistas não justificam os CRIMES cometidos pelo SMT. Os mortos pelo Governo Pinochet são tão dignos de lágrimas quanto os mortos do Governo Fidel. Os Crimes de Hitler são tão graves quanto os de Stalin. Se ficarmos eternamente cultivando ódios históricos nunca conseguiremos resolver nossos problemas.


"Nenhum homem é uma ilha isolada, cada homem é uma porção de terra, uma particula do continente. Se um pequeno torrão é arrastado para o mar fica diminuida a Europa. Como se fosse um promontório. Como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio. A morte de qualquer homem me diminui, pois pertenço ao gênero Humano. Por isso não me pergunte por quêm os sinos dobram, pois eles dobram por ti.
John Donne.
 
Eu vou repetir o que muita gente já disse, mas vamos lá:

No início o MST era sim um movimento legítimo. Buscavam uma distribuição igualitária das terras brasileiras num momento em que a democracia começava a afluir novamente no país. (E movimentos desse tipo aconteceram no mundo inteiro, pelo mesmo objetivo, e muitos obtiveram sucesso.) Mas com o passar do tempo seus ideais e seus atos foram se desvirtuando até se tornarem exatametne o que considero hoje: um grupo terrorista (não no sentido mais forte da palavra, claro).

Obviamente a culpa não é deles. Entra governo, sai governo e a Reforma Agrária nunca veio. Pelo menos não como eles queriam.

Hoje, quase 20 anos depois do início do movimento, já não existe mais espaço pra esse tipo de coisa. A agronomia familiar perdeu espaço pros latifúndios super-produtivos. Já quase não existem terras não-produtivas no Brasil, a não ser que dêem a Amazônia pra eles! Já existe um consenso entre os estudiosos do assunto que a Reforma da Agronomia não vai acontecer, pois não existe espaço agrícola para tal.

Porém, o principal ponto aqui quase não é mostrado. Se encaixando perfeitamente no fato de quase não mais existirem terras improdutivas, está o fato de que quase não existem mais sem-terras. A Reforma Revolucionária que assentaria todos de uma só vez, essa não acontenceu. Mas com o passar do tempo e com assentamentos e desapropriações aleatórias, vários sem-terras foram se alojando e conseguindo o que queriam. E eis aqui o principal problema: se quase não existem sem-terras, quem são essas pessoas?!

A respota é simples: não são sem-terra! São comerciantes, ambulantes, vagabundos e, principalmente, agricultores que já tem terras e continuam no movimento. E isso é fato. Existem testemunhos de famílias do movimento que dizem ter entrado ali apenas para receberem a cesta básica que o movimento tem direito.

A causa do MST morreu. Poucos ali realmente precisam de terras. O que mantém o MST vivo é politicagem de seus líderes que ainda vivem no mundo ultrapassado do comunismo. Outra coisa que é fato é que nas escolas dos acampamentos, as crianças recebem aula de marxismo, idolatram Ches e Castros, e aprendem uma ideologia ultrapassada.

Os líderes do MST se tornaram políticos de causas socialistas que aceitam e procuram apoio nas FARC e no governo deturpado de Chaves. Deixaram de lado a pacividade e passaram a andar armados. Desistiram de protestar pacificamente e passaram a destruir trabalhos de uma vida toda, de pessoas e empresas que nada atravancam a Reforma Agrária.

São terroristas sim! E mereciam ser presos! De MST eles só têm o nome!

Eu também já tive essa fase de acreditar piamente no movimento. Graças a Deus com o passar do tempo nós vamos ficando mais ponderados e começamos a pesar melhor as razões de ambos os lados.
Não é bem assim, Tiberius. Não foi apenas seu modo de ver que mudou. Eles também mudaram seu modo de agir. Como disse, no começo eles mereciam a nossa crença. Hoje não mais.

Sabem, eu pensava quase igual a vocês. Aí comecei a ler outros veículos de mídia e ir mais atrás do conhecimento "real",...
O que?! Carta Capital e Caros Amigos?!

terrorismo é invencao dos estados unidos , porque se o iraque fosse o pais mais rico do mundo os estados unidos seriam os terroristas , entao é relativo , se você for analisar do ponto de vista nortista é sim terrorismo mais olhando o contexto social podemos ver que sao pessoas que nao tem onde morar , ou agricultores etc que precisam de terra pra viver.
Isso não se encaixa nessa discussão. O Iraque foi um erro norte-americano que eles insistem em não assumir.

Mas não nego. Tudo depende do ponto de vista. Mas você disse "SE o Iraque fosse o país mais rico". No entanto "SE" é algo que não existe e o que não existe não pode ser levado em consideração.

"Nenhum homem é uma ilha isolada, cada homem é uma porção de terra, uma particula do continente. Se um pequeno torrão é arrastado para o mar fica diminuida a Europa. Como se fosse um promontório. Como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio. A morte de qualquer homem me diminui, pois pertenço ao gênero Humano. Por isso não me pergunte por quêm os sinos dobram, pois eles dobram por ti.
John Donne.
Isso é Wild, né?!


Droga, ficou muito grande! Ninguém vai ler!
 
Olha, enquanto tiver invadindo fazendas e latifundios eu até compadeço da causa deles. Agora pq eles começaram a invadir empresas? Tipo a Ferro Gusa Carajás e a Estrada de Ferro da Vale. Tipo, oq tem essas empresas a ver com a má distribuição de terra no país?

são empresas do governo ou que movimentam a economia. dai vc tira suas conclusoes
 
Eu vou repetir o que muita gente já disse, mas vamos lá:

No início o MST era sim um movimento legítimo. Buscavam uma distribuição igualitária das terras brasileiras num momento em que a democracia começava a afluir novamente no país. (E movimentos desse tipo aconteceram no mundo inteiro, pelo mesmo objetivo, e muitos obtiveram sucesso.) Mas com o passar do tempo seus ideais e seus atos foram se desvirtuando até se tornarem exatametne o que considero hoje: um grupo terrorista (não no sentido mais forte da palavra, claro).

Obviamente a culpa não é deles. Entra governo, sai governo e a Reforma Agrária nunca veio. Pelo menos não como eles queriam.

Hoje, quase 20 anos depois do início do movimento, já não existe mais espaço pra esse tipo de coisa. A agronomia familiar perdeu espaço pros latifúndios super-produtivos. Já quase não existem terras não-produtivas no Brasil, a não ser que dêem a Amazônia pra eles! Já existe um consenso entre os estudiosos do assunto que a Reforma da Agronomia não vai acontecer, pois não existe espaço agrícola para tal.

Porém, o principal ponto aqui quase não é mostrado. Se encaixando perfeitamente no fato de quase não mais existirem terras improdutivas, está o fato de que quase não existem mais sem-terras. A Reforma Revolucionária que assentaria todos de uma só vez, essa não acontenceu. Mas com o passar do tempo e com assentamentos e desapropriações aleatórias, vários sem-terras foram se alojando e conseguindo o que queriam. E eis aqui o principal problema: se quase não existem sem-terras, quem são essas pessoas?!

A respota é simples: não são sem-terra! São comerciantes, ambulantes, vagabundos e, principalmente, agricultores que já tem terras e continuam no movimento. E isso é fato. Existem testemunhos de famílias do movimento que dizem ter entrado ali apenas para receberem a cesta básica que o movimento tem direito.

A causa do MST morreu. Poucos ali realmente precisam de terras. O que mantém o MST vivo é politicagem de seus líderes que ainda vivem no mundo ultrapassado do comunismo. Outra coisa que é fato é que nas escolas dos acampamentos, as crianças recebem aula de marxismo, idolatram Ches e Castros, e aprendem uma ideologia ultrapassada.

Os líderes do MST se tornaram políticos de causas socialistas que aceitam e procuram apoio nas FARC e no governo deturpado de Chaves. Deixaram de lado a pacividade e passaram a andar armados. Desistiram de protestar pacificamente e passaram a destruir trabalhos de uma vida toda, de pessoas e empresas que nada atravancam a Reforma Agrária.

São terroristas sim! E mereciam ser presos! De MST eles só têm o nome!


Não é bem assim, Tiberius. Não foi apenas seu modo de ver que mudou. Eles também mudaram seu modo de agir. Como disse, no começo eles mereciam a nossa crença. Hoje não mais.


O que?! Carta Capital e Caros Amigos?!


Isso não se encaixa nessa discussão. O Iraque foi um erro norte-americano que eles insistem em não assumir.

Mas não nego. Tudo depende do ponto de vista. Mas você disse "SE o Iraque fosse o país mais rico". No entanto "SE" é algo que não existe e o que não existe não pode ser levado em consideração.


Isso é Wild, né?!


Droga, ficou muito grande! Ninguém vai ler!


se existe, é uma situação hipotética para se pensar de outra maneira, com outro ponto de vista.

outra questao , tenta você passar anos lutando por um direito , e sempre alguem dizendo que vai lhe dar algo , você passando fome numa situacao dificil espera, espera ... chega uma hora que não da mais!


edit: desculpa o flood mais foi porque li um é respondi , e me esqueci de apenas editar no caso nao daria para citar editando(ou eu ainda nao aprendi?)
 
Não existe mais terra improdutiva? Ora, é só pensar no tanto de políticos que são donos de regiões inteiras, e se passar por ali, você não vai ver tanta "produção" assim.

Quanto ao MST, pode ter começado legitimamente, mas agora é sim, um movimento que pratica atos terroristas (muito embora eu ache a palavra exagero) e tenta pressionar o governo e chamar atenção atacando propriedades privadas não só agrícolas, como também de mineração, etc.

Bando de inútil.
 
são empresas do governo ou que movimentam a economia. dai vc tira suas conclusoes

Indiretamente toda corporação é responsável pela má distribuição de riquezas. Neste caso o MST deveria estar então brigando por outra causa que vai além da distribuição de terras mas o fim de instituições privadas e da distribuição igualitária das riquezas e com isso não focar sua "birra" em uma única empresa.

Se ele passar a fazer isso em sua totalidade eu volto a considerá-lo um movimento legítimo. Embora eu continuarei discordando dele.

Até lá, se um dia a Vale me colocar pra guiar uma locomotiva na Estrada de Ferro Carajás, com pessoal do MST invadindo os trilhos eu faço questão de abaixar pra amarrar o tenis na hora para não ver as pessoas que serão atropeladas.
 
Olha, enquanto tiver invadindo fazendas e latifundios eu até compadeço da causa deles. Agora pq eles começaram a invadir empresas? Tipo a Ferro Gusa Carajás e a Estrada de Ferro da Vale. Tipo, oq tem essas empresas a ver com a má distribuição de terra no país?

Porque, como você bem sabe, a Vale é um símbolo da história recente do país. A privatização da Vale, para você (?) e para os ideólogos da direita é um exemplo da "modernização" do Estado, i.e., de sua redução extrema, da "eficiência", da internacionalização do capital, da financeirização etc etc.

Para o MST e o que resta da esquerda brasileira, a privatização é, ao contrário, símbolo da corrupção, da apropriação do Estado em proveito de interesses particulares, do aumento da desigualdade etc.

Nada mais natural, portanto, que a Vale seja um símbolo em disputa. Secundário, mas que também me parece importante, é a posição da Vale como a queridinha da grande mídia (pelos motivos acima mencionados), cujos olhos estão sempre atentos para expor os ataques desses bárbaros ao exemplo da eficiência brasileira. Se por um lado isso é danoso à imagem do MST, por outro, é necessário (ou parece necessário) à um movimento social qualquer ter sua imagem divulgada (ainda que completamente distorcida no caminho).

Eu vou repetir o que muita gente já disse, mas vamos lá:

Desnecessário. O seu post, no entanto, evidencia com excelência as posições do jornal O Globo que eu citei anteriormente. Talvez você consiga defende-lás um pouco melhor. Digo isto porque estou considerando esse seu primeiro post como uma provocação sem nenhum desenvolvimento de fato, apenas para iniciar o debate, quando então você começará a argumentar.

No início o MST era sim um movimento legítimo. Buscavam uma distribuição igualitária das terras brasileiras num momento em que a democracia começava a afluir novamente no país. (E movimentos desse tipo aconteceram no mundo inteiro, pelo mesmo objetivo, e muitos obtiveram sucesso.)

A história do MST não pode ser compreendida apenas com referências ao início da sua organização, senão no contexto de lutas contra a enorme concentração fundiária do país desde de, pelo menos, a lei de terras de 1850.

Mas com o passar do tempo seus ideais e seus atos foram se desvirtuando até se tornarem exatametne o que considero hoje: um grupo terrorista (não no sentido mais forte da palavra, claro).

Não há "sentido mais forte da palavra" para terrorismo. Há um sentido corrente: aquele que identifica o termo com os ataques do 11 de setembro, com homens-bomba, com a morte de inocentes, etc e tal que você, com certeza, sabe e que a mídia não tem nenhum problema em repetir ad infinitum. Interessante seria se você identificasse o "sentido mais forte da palavra" com as ações dos EUA ou de Israel.

Obviamente a culpa não é deles. Entra governo, sai governo e a Reforma Agrária nunca veio. Pelo menos não como eles queriam.

Paradoxal. Aceitando a segunda parte: como foi a reforma agrária que veio?

Hoje, quase 20 anos depois do início do movimento, já não existe mais espaço pra esse tipo de coisa.

Besteira. Senão há espaço para essa demanda, o MST não teria um poder de atração e organização tão grande. Ou você acha que todas aquelas pessoas estão só matando o tempo?

O MST só existe porque a concentração fundiária no Brasil é absurda e, como conseqüência direta, o número de trabalhadores rurais sem acesso à terra (em condições dignas) é proporcional, portanto, enorme.

A agronomia familiar perdeu espaço pros latifúndios super-produtivos.

Verdade, mas não necessáriamente qualitativamente ou quantativamente mais produtivos do que a agricultura familiar. Além do mais, se produtividade fosse a única questão em jogo, a CLT também seria uma pedra no sapato.

Já quase não existem terras não-produtivas no Brasil, a não ser que dêem a Amazônia pra eles! Já existe um consenso entre os estudiosos do assunto que a Reforma da Agronomia não vai acontecer, pois não existe espaço agrícola para tal.

Eu já li muitas frases falaciosas e sem lastro na realidade aqui nesse fórum, mas a sua ganhou um dos primeiros lugares. Uma afirmação desse porte só pode ser levada a sério se acompanhada de fontes razoáveis.

Esses tais "estudiosos do assunto" devem ser realmente muito bons para conseguir negar a infinidade de casos de especulação imobiliária e grilagem que assolam o país. Mais absurdo ainda é revelar um "consenso" sobre isso. Mas já que é uma questão tão óbvia, aguardo não apenas as fontes, mas uma variedade tal que represente esse consenso.

Porém, o principal ponto aqui quase não é mostrado. Se encaixando perfeitamente no fato de quase não mais existirem terras improdutivas, está o fato de que quase não existem mais sem-terras. A Reforma Revolucionária que assentaria todos de uma só vez, essa não acontenceu. Mas com o passar do tempo e com assentamentos e desapropriações aleatórias, vários sem-terras foram se alojando e conseguindo o que queriam. E eis aqui o principal problema: se quase não existem sem-terras, quem são essas pessoas?!

:lol:

As suas premissas não se sustentam, mas eu imagino que deduções tão claras devem estar assentadas em fontes muito explícitas. Aguardo também a oportunidade de examinar essas.

A respota é simples: não são sem-terra! São comerciantes, ambulantes, vagabundos e, principalmente, agricultores que já tem terras e continuam no movimento. E isso é fato. Existem testemunhos de famílias do movimento que dizem ter entrado ali apenas para receberem a cesta básica que o movimento tem direito.

Ah! Agora que você falou que "isso é fato" está tudo resolvido. Todo o resto não é? Também aguardo ansiosamente para ver as fontes dessas afirmações.

A causa do MST morreu. Poucos ali realmente precisam de terras. O que mantém o MST vivo é politicagem de seus líderes que ainda vivem no mundo ultrapassado do comunismo. Outra coisa que é fato é que nas escolas dos acampamentos, as crianças recebem aula de marxismo, idolatram Ches e Castros, e aprendem uma ideologia ultrapassada.

:lol:

A melhor parte do seu post.

Não é o assunto aqui, mas pode ser ultrapassado um mundo que nunca foi alcançado? Ou igualdade e justiça não entram mais na pauta de desejos da humanidade?

Quanto às escolas do MST, uma iniciativa fantástica e que reúne grandes intelectuais do país, não vejo nenhum problema com estas. Aulas de marxismo costumam ser fantásticas, trata-se de um corpo teórico/prático/filosófico/crítico muito interessante e que fundamenta ótimas reflexões.

Acho que você devia acusar também as universidades de tal crime. Eu mesmo já tive aulas de marxismo (8-O), isto é, se uma matéria com o nome de "Sociologia de Karl Marx" é equivalente à isso. Pior ainda! Sei de professores de história/economia/pegadogia/psicologia/cinema/etc que formulam teses inteiras a partir de fundamentos marxistas! E eles nem estão no MST! Putz, se a Veja fica sabendo disso fecham a universidade amanhã.

Já que estamos desvelando o mundo diante dos seus olhos, mais uma constatação: você teve aulas de marxismo no colégio (desde que esse siga o programa mínimo do MEC) pelo menos no curso de história, onde diversas interpretações são transposições de teses daqueles professores que eu citei acima.

Mas você se engana em alguns pontos: Nem nas universidades e nem no MST o clima é de idolatria como você aponta. Ao contrário do que cotidianamente nos é empurrado, a crítica é um ponto essencial de qualquer processo de conhecimento. Mais absurdo ainda é aplicar isso ao marxismo, cujo fundamento central é a própria crítica. E apenas para o aumento da sua erudição pessoal, não é curioso que um conceito como ideologia, que você usa tão levianamente, tenho sido desevolvido justamente pelo marxismo.

Os líderes do MST se tornaram políticos de causas socialistas que aceitam e procuram apoio nas FARC e no governo deturpado de Chaves.

Como eu disse antes, os editores do jornal O Globo agradecem.

Deixaram de lado a pacividade e passaram a andar armados. Desistiram de protestar pacificamente e passaram a destruir trabalhos de uma vida toda, de pessoas e empresas que nada atravancam a Reforma Agrária.

Um pouco de Brecht:

"The headlong stream is termed violent
But the river bed hemming it in is
Termed violent by no one.
"

São terroristas sim! E mereciam ser presos! De MST eles só têm o nome!

Pelo visto o texto que eu indiquei em outro post não teve muito impacto. Diga lá, o que é terrorismo e porque o MST é terrorista?
 
Folha Online disse:
Movimentos inflam números de acampados com "sem-terra de fim de semana"


Na região de maior conflito agrário de São Paulo, o Pontal do Paranapanema (oeste do Estado), movimentos usam "sem-terra de fim de semana" para engrossar suas fileiras nas invasões de fazendas e protestos pela reforma agrária.

Muitos dos "acampados" vivem em casas (de aluguel ou até mesmo próprias) na zona urbana das cidades e visitam os barracos apenas nos finais de semana para participar de assembléias --nas quais a presença é obrigatória-- ou na data da distribuição de cestas básicas cedidas pelo governo federal.

Nos acampamentos, essas pessoas são chamadas de "andorinhas", porque, segundo alguns sem-terra ouvidos pela reportagem, surgem "como numa revoada" e pouco tempo depois deixam o local.

Apesar de não existirem dados sobre a quantidade desse tipo de sem-terra, os próprios grupos admitem o fato e afirmam tolerar a prática.

No último dia 2 de abril a Folha visitou três acampamentos em dois municípios do Pontal. São inúmeros os relatos sobre a atuação dos "andorinhas".

Nessas cidades, a reportagem encontrou quatro pessoas que admitiram ser sem-terra por alguns dias --uma delas é coordenadora do MLST (Movimento pela Libertação dos Sem Terra) no Pontal.

A Folha apurou que o sem-terra esporádico é aceito pelos movimentos para não evidenciar o esvaziamento dos grupos, afetados por dois motivos: adesão aos programas assistenciais do governo federal, como o Bolsa Família, e oferta de trabalho nos canaviais.

Em novembro, a Folha publicou levantamento baseado em dados do Ministério do Desenvolvimento Social e da CPT (Comissão Pastoral da Terra) que apontou o Bolsa Família como determinante para o esvaziamento dos movimentos sem-terra durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse período, o número de famílias acampadas sofreu redução de 82,6% _em 2003 eram 59.082; em 2006, 10.259.

Já o corte da cana empregou só no ano passado, no Pontal, 3.000 trabalhadores, segundo o sindicato da categoria.

Com mais gente recrutada, os grupos podem intensificar os protestos e a reivindicação de benefícios do governo, como cestas de alimentos.

Da casa para o barraco

Sob a condição de não ser identificado, um homem de 45 anos, morador na periferia de Presidente Epitácio (655 km de SP), disse possuir, há quatro anos, um barraco no acampamento Jahir Ribeiro, que foi criado em 2003 às margens de uma rodovia vicinal do município e que chegou a reunir até 4.000 famílias acampadas.

Hoje o acampamento, propagado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) como o maior do país e um dos maiores do mundo, é o retrato do abandono _apenas 22 famílias do MST e MLST vivem, de fato, na área.

Nos finais de semana, a presença nas assembléias eleva o número de "moradores" para 70, dizem os próprios acampados. O "andorinha" ouvido pela reportagem afirma que viveu em barraco um ano e meio, até se mudar para uma "casinha de aluguel" de R$ 180 mensais.

Ele disse que trabalha de "servente de pedreiro a piloteiro de barco", uma espécie de guia de pesca.

Ainda em Presidente Epitácio, outro "andorinha" de 39 anos disse que trabalha num frigorífico, mora com a mãe e dois irmãos numa casa na zona urbana, mas também possui um barraco no Jahir Ribeiro.

Ele afirmou que "marca presença" no acampamento quando não está trabalhando.

Outro "andorinha" foi localizado num acampamento do Mast (Movimento dos Agricultores Sem Terra) em Regente Feijó (556 km a oeste de SP).

Aos 50 anos, o homem se identificou apenas como Airton e disse ser agricultor, estar cadastrado no movimento e possuir seu barraco, mas mora com a mulher e dois filhos na área urbana do município.

"Saio cedo de casa para trabalhar e volto à noite, mas estou junto com o movimento na luta pela terra", disse ele.

Como a organização dos acampamentos depende exclusivamente dos movimentos agrários, a questão dos "sem-terra de fim de semana" não é contemplada nas normas de seleção para assentamento dos governos federal e estadual.

Alguma novidade?
 
Fiquei surpreso com o resultado da enquete. A Valinor deve ter sido um verdadeiro caldeirão reaça nessa época. :lol:

Sobre o assunto, vale lembrar que andaram abrindo CPI do MST recentemente, pra reacender esse debate decrépito. Não falta cobertura jornalística sobre o tema no YouTube para quem quiser ver o circo que os bozoloides estão armando.

E no Flow o Stédile deu uma explicaçãozinha básica sobre o assunto; aqui tem um mísero recorte:


Também, se interessar, o Reinaldo Azevedo fez, por esses dias, uma longa entrevista com o João Paulo Rodrigues sobre reforma agrária. Está lá na íntegra e é de graça; só continua dizendo asneira sobre o assunto quem fizer questão de ser ignorante ou for mau-caráter. Deixo o link abaixo:


(Edit) Em tempo:
Sabem, eu pensava quase igual a vocês. Aí comecei a ler outros veículos de mídia e ir mais atrás do conhecimento "real", inclusive conversando com participantes do MST. E já acho um absurdo como vocês, que têm acesso fácil a informação, possam ter opiniões como as que estão expondo aí.
Basicamente, o Eriadan já tinha dito em 2008 que eu disse agora. :hihihi:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo