• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury (Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo, G-Witch; 2022)

IACOOBVS KAIZEN

Ronin Solitário
127624.jpg

Título ideogramático:
機動戦士ガンダム 水星の魔女
Ficha Técnica:
Mídia de exibição: Televisão.
Quantidade de episódios: não revelada.
Temporada: Outono Japonês de 2022
Comitê de Produção: Sotsu, Mainichi Broadcasting System e Bandai Namco Filmworks.
Estúdio: Sunrise
Tipo de anime: Original.
Tema: Mecha
Gênero: Ficção Cientifíca
Duração: 24 minutos por episódio.
Classificação: PG-13 (13 anos de idade ou mais velhos)

Personagens e atores de voz
Suletta Mercury (protagonista): Kana Ichinose
Miorine Rembran (suporte): Lynn
Chuatury Panlunch (suporte): Miyu Tomita
Nika Nanaura (suporte): Yume Miyamoto
Elan Ceres (suporte): Natsuki Hanae
Guel Jeturk (suporte): Youhei Azakami
Shadiqq Zenelli (suporte): Makoto Furukawa

Staff
Diretor: Hiroshi Kobayashi
Diretor de som: Jin Aketagawa
Compositor de séries/roteirista: Ichirou Ookouchi
Tema e performance musical: YOASOBI
Diretor-assistente: Ryou Andou
Design mecânico: Kanetake Ebikawa, Ippei Gyoubu, Kou Inaba, Kenji Teraoka, Takayuki Yanase e JNTHED.
Arte de cenário: Kazushige Kanehira, Kenichi Morioka, Tomoaki Okada, Junichirou Tamamori e Yasuyoshi Uetsu.
Design de cor: Kazuko Kikuchi
Diretor de fotografia: Shouta Kodera
Design original de personagens: Mogumo
Música: Takashi Oomama
Diretora artística: Ayumi Satou
Edição: Kengo Shigemura
Animação-chave/Chave de animação: Kanta Suzuki
Design de personagens: Marie Togashira, Hitoshi Takaya, Juri Toida
Criadores originais: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate

Trilha Sonora
Tema de abertura: "Shukufuku (祝福)" por YOASOBI
Tema de encerramento: Não divulgado

Enredo
"Na história, acompanhamos uma era onde várias corporações colonizaram o espaço e criaram grande sistema econômico. Nesse contexto, Suletta Mercury, uma garota solitária de Mercúrio, se muda para a Escola de Tecnologia de Asticassia, que é liderada pelo grupo que domina a indústria de mobile suits."

Fonte: JBOX

Trailers e Prévias

Site oficial

Observação: Como a maioria das séries mais recentes da franquia Gundam, não é obrigatório assistir as séries prévias para compreender essa, portanto, pode ser uma porta de entrada para a franquia.
 
Última edição:
#00 - Prólogo
Primeiro anime da franquia com uma protagonista mulher, propriamente falando.
A tecnologia das unidades Gundam era originalmente para a reabilitação de pessoas com problemas de mobilidade, não para fins bélicos.
A mãe da protagonista era uma ciborgue.
Lfrith, unidade "feminina" especial.
Ericht Samaya.
Final bem emocionante.
 
Então, eu e a Iza ( @ohtori aqui no fórum) começamos a ver essa semana e foi nossa primeira experiência com o universo de Gundam. Para quem vai assistir nas mesmas condições, já recomendo não pular o prólogo (ep. 00) porque tem informações bem interessantes lá.

Quanto ao plot, quem pegou a referência do nick e sacou o quão fã de Revolutionary Girl Utena ela é já deve estar soltando uma risadinha bem merecida. Sério. Esse anime é
quase um Utena com mechas! Ela até havia comentado sobre ter lido a respeito das referências, mas a realidade vai além disso, muito além. Os paralelos entre os primeiros episódios de ambos são impressionantes: a escola chique, a estufa, o nome Chuchu, a personagem se metendo de gaiata em um duelo e acabando num noivado acidental ... tá tudo lá, se não bastasse uma baita referência visual na abertura.

Estamos no oitavo episódio aqui, mas logo tenho algum comentário sobre o final. Mas já dá para recomendar de consciência limpa.
 
Andei meio fora de órbita desde sexta por causa de uns contratempos de saúde, então cheguei atrasado numa treta bem inesperada envolvendo o final do anime (o final mesmo, não o da primeira parte).

Com uma série cheia de desgraça foi bom ver que os roteiristas não apelaram pra solução covarde e resolveram terminar com as protagonistas vivas, juntas e numa cena fofinha de casal com alianças e tudo. Bem condizente com um anime que começou ecoando Utena.

Mas não é que agora a produtora resolveu voltar atrás? A coisa toda pareceu bem atrapalhada: as dubladoras se referiam a Suletta e Miorine como casadas numa entrevista publicada na edição física da revista de Gundam (Japão tem muito disso, não?). Já a edição online revisou as falas removendo a referência ao casamento e deixando tudo para "interpretação individual" ... até porque o plot não permitiu transformar elas em primas rs.

Tem um post da JBox (mirror) resumindo a história e uma atualização (mirror) após a resposta de tiração da reta da editora.

A resposta, para quem lê japonês, está aqui (mirror). Não é o meu caso, então vai de tradução esquisita do Deepl mesmo:

NAMCO BANDAI disse:
Thank you very much for your continued support of "Mobile Suit Gundam: Witch of Mercury".

We sincerely apologize for the confusion caused to those who support this work due to some differences in the description of the interview article published in the September 2023 issue of Gundam Ace Monthly magazine and the electronic version.

In the article in question, there was a sentence based on speculation by the Gundam Ace editor, and despite our request for correction during proofreading, the correction was not reflected in the article and it was not completed, resulting in its release on July 26.

We would like to leave the work to the interpretation of each and every one of you who has viewed the book, and would like you to enjoy the work. After consulting with the Gundam Ace editorial staff, the descriptions in the electronic version that could be corrected were corrected as originally requested and are now being distributed.

Again, we sincerely apologize for any inconvenience and concern this may have caused to those who support our work.
We appreciate your continued support.

July 30, 2023
NAMCO BANDAI Filmworks Inc.
 
E lá to eu desenterrando o tópico de novo porque acabei de esbarrar nesse arranjo muito bom dos temas de Asticassia e do tema principal da série:

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo